Gestão de Conteúdo em Comunicação - Propaganda e Promoção
A propaganda e a promoção são formas de comunicação fundamentais para que as organizações possam divulgar ideias, produtos e serviços. Com o advento da internet, novos desafios são lançados aos profissionais da área que necessitam se especializar para atuar com criatividade, identificando oportunidades para a visibilidade de marcas. Portanto, o curso de Gestão de Conteúdo em Comunicação - Propaganda e Promoção enfatiza na formação a capacidade de identificar, analisar e adequar conteúdos em comunicação para o consumidor, com visão estratégica em propaganda e promoção.
Diferencial do curso
- Gestão e acompanhamento do corpo docente do Póscom, renomado programa que forma mestres e doutores em comunicação há 35 anos;
- Assessoria do corpo docente do Póscom na elaboração de projetos de mestrado, caso o ingressante deseje aprimorar conhecimentos na produção científica;
- Ênfase às mídias e redes digitais;
- A Universidade Metodista de São Paulo foi considerada, pela quinta vez consecutiva, a melhor universidade privada do País na área de Comunicação e Informação, segundo o Guia do Estudante (2009, 2010, 2011, 2012, 2013).
Objetivos
Oferecer especialização em processos de produção de conteúdo de propaganda e promoção, incluindo campanhas e ações em diversas linguagens e suportes, com ênfase em plataformas digitais.
Objetivos específicos
- Planejar e conhecer processos de produção de conteúdos de propaganda e promoção, adequando-os às estratégias de marketing das empresas e às mídias em plataformas digitais;
- Dar ênfase às diversas etapas de produção de campanhas publicitárias e promocionais;
- Destacar os processos de produção de conteúdos promocionais nas redes sociais;
- Discutir a importância das plataformas digitais na veiculação da propaganda e promoção;
- Refletir sobre o papel do design gráfico na produção de conteúdos de propaganda e promoção.
Matriz Curricular
Básico
- A sociedade da informação e do conhecimento
- As práticas comunicacionais e as suas interfaces com a cultura
- Os discursos comunicacionais
- O impacto das tecnologias digitais na comunicação
- Gestão em comunicação e públicos estratégicos
- Metodologia da pesquisa em comunicação
Específico
- Planejamento e análise de conteúdos publicitários e promocionais
- Processos de produção de conteúdo publicitário e promocional
- Linguagem publicitária e promocional em áudio e vídeo
- Linguagem publicitária e promocional em impresso
- Linguagem multimídia em publicidade e promoção nas mídias digitais
- Design gráfico aplicado à propaganda e promoção
- Ética e legislação
- Desenvolvimento e acompanhamento de projeto
Público-alvo
Graduados em nível superior, graduados em comunicação, profissionais que desejam aprimorar com conhecimentos na área de gestão de conteúdos em comunicação, em nível nacional.
Pré-requisito
Portadores de Diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado
Seleção
Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.
![]() | Coordenação - Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo |
---|---|
Possui doutorado em Comunicação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e Pós Doutorado pela faculdade de Comunicação e Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid. Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação com o mercado , atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação integrada de marketing, novas tecnologias a serviço da comunicação com o mercado, marketing, publicidade e consumo. |
INFORMAÇÕES |
---|
Duração: 18 meses Carga Horária: 360h Encontros online (via Elluminate Live!): quintas-feiras, das 19h às 23h (quinzenalmente) Número de Vagas: 100 Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes Mensalidade: R$284,44. Para o pagamento até o dia 6, o preço é de R$256,00, por meio do programa de estimulo à adimplência. - Mais detalhes Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes |
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA: |
---|
ATENÇÃO: O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado. Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência. A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada. ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA: Local de envio da documentação (POR CORREIO): Universidade Metodista de São Paulo Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação/Secretaria de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos Rua Planalto, 106 - Edifício Capa - Sala 303 - 09640-060 - São Bernardo do Campo/SP Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE): Universidade Metodista de São Paulo – UMESP Central de Relacionamento Campus Rudge Ramos Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal) São Bernardo do Campo/SP Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR: |
1. Informações dos cursos - Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h - E-mail: latosensuead@metodista.br 2. Dúvidas pedagógicas relativas ao conteúdo do curso, corpo docente, coordenação - E-mail: latopedagogico@metodista.br 3. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula - Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30, e de sábado, das 8h às 11h - E-mail: latosensuead@metodista.br |
Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas via computador / internet | |||
---|---|---|---|
Windows XP | Windows Vista | Windows 7 | |
CPU | 1 GHz ou superior | 1,5 GHz ou superior | 2 GHz ou superior |
Memória RAM | 1 GB ou superior | 1 GB ou superior | 2 GB ou superior |
Hard Disk | 10 GB | 15 GB | 20 GB |
Aplicativos | Java plugin / VLC media player |
Java plugin / VLC media player |
Java plugin / VLC media player |
Câmeras de vídeo recomendadas: A Elluminate Live! suporta 24 Bit RGB Color, diversos formatos de vídeo comprimidos, vídeo Direct X e "high end cameras" como as FireWire Sony Camcorders.
Requisitos e recomendações para o uso da ferramenta Elluminate:
Windows | Macintosh |
---|---|
Windows 2000/XP/Vista Pentium III 500 MHz 256 MB RAM (2000/XP) |
Mac OS X 10.2.8, 10.3.9, e 10.4 G3, G4, G5, ou processador Intel 256 MB RAM |
Para todos os computadores | |
20 MB de espaço livre no disco Placa de som com alto falantes e microfone ou headset Ligação Internet 28.8 kbps |