Gestão de Conteúdo em Comunicação - Cultura e Entretenimento
A cultura e o entretenimento são duas áreas em franca expansão. As leis de incentivo à cultura bem como a valorização das atividades culturais e de entretenimento nas organizações privadas, públicas e terceiro setor demandam profissionais qualificados que possam atuar nessas frentes, especialmente, nas mídias digitais. Nesse sentido, o curso de Gestão de Conteúdo em Comunicação - Cultura e Entretenimento oferece formação especializada na identificação, análise e adequação de conteúdos em comunicação para diversos públicos, com visão estratégica sobre cultura e entretenimento.
Diferencial do curso
- Gestão e acompanhamento do corpo docente do Póscom, renomado programa que forma mestres e doutores em comunicação há 35 anos;
- Assessoria do corpo docente do Póscom na elaboração de projetos de mestrado, caso o ingressante deseje aprimorar conhecimentos na produção científica;
- Ênfase às mídias e redes digitais;
- A Universidade Metodista de São Paulo foi considerada, pela quinta vez consecutiva, a melhor universidade privada do País na área de Comunicação e Informação, segundo o Guia do Estudante (2009, 2010, 2011, 2012, 2013).
Objetivos
Oferecer especialização em processos de produção e gestão de conteúdos em cultura e entretenimento para o público final e patrocinadores de projetos na área, em diversas linguagens e suportes, com ênfase nas plataformas digitais.
Objetivos específicos
- Identificar as dimensões sociais e mercadológicas da atividade voltada para a cultura e o entretenimento em suas várias configurações estéticas;
- Desenvolver análises de conteúdos relacionados a projetos e práticas na área de cultura e entretenimento direcionados especialmente a patrocinadores potenciais, apoiadores de projetos e ao público final;
- Discutir os aspectos da legislação em vigor na área de entretenimento e cultura que propiciem a possibilidade de projetos na área;
- Identificar e conhecer os públicos e suas necessidades nas áreas de cultura e entretenimento;
- Ter conhecimento de diversos suportes midiáticos, especialmente os digitais, além das redes sociais, para divulgação de conteúdo;
- Conhecer as especificidades das diversas linguagens midiáticas para adequação de conteúdos;
- Monitorar a mídia como forma de medir resultados do trabalho de produção e gestão de conteúdos e dar suporte ao planejamento de comunicação.
Matriz Curricular
Módulo Básico
- A sociedade da informação e do conhecimento
- As práticas comunicacionais e as suas interfaces com a cultura
- Os discursos comunicacionais
- O impacto das tecnologias digitais na comunicação
- Gestão em comunicação e públicos estratégicos
- Metodologia da pesquisa em comunicação
Módulo Específico
- Limites e interfaces entre cultura e entretenimento
- Aspectos sociais e mercadológicos da cultura e do entretenimento
- Processos de produção de conteúdo nas mídias digitais e redes sociais
- Patrocínio na área cultural e de entretenimento e as leis de incentivo à cultura
- Linguagens midiáticas: o texto, o áudio e o vídeo
- Monitoramento de mídia
- Desenvolvimento e acompanhamento de projeto
Público-alvo
Formar um profissional especializado na identificação, análise e adequação de conteúdos em comunicação para diversos públicos, com visão estratégica sobre áreas específicas, como jornalismo, comunicação institucional, propaganda e promoção e cultura e entretenimento.
Pré-requisito
Portadores de Diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.
Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.
![]() | Coordenação - Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo |
---|---|
Possui doutorado em Comunicação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e Pós Doutorado pela faculdade de Comunicação e Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid. Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação com o mercado , atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação integrada de marketing, novas tecnologias a serviço da comunicação com o mercado, marketing, publicidade e consumo. |
INFORMAÇÕES |
---|
Duração: 18 meses Carga Horária: 360h Encontros online (via Elluminate Live!): quinta-feira, das 19h às 23h (quinzenalmente) Número de Vagas: 100 Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes Mensalidade: R$283,33. Para o pagamento até o dia 6, o preço é de R$255,00, por meio do programa de estimulo à adimplência. - Mais detalhes Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes |
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA: |
---|
ATENÇÃO: O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado. Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência. A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada. ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA: Local de envio da documentação (POR CORREIO): Universidade Metodista de São Paulo Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação/Secretaria de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos Rua Planalto, 106 - Edifício Capa - Sala 303 - 09640-060 - São Bernardo do Campo/SP Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE): Universidade Metodista de São Paulo – UMESP Central de Relacionamento Campus Rudge Ramos Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal) São Bernardo do Campo/SP Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR: |
1. Informações dos cursos - Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h - E-mail: latosensuead@metodista.br 2. Dúvidas pedagógicas relativas ao conteúdo do curso, corpo docente, coordenação - E-mail: latopedagogico@metodista.br 3. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula - Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30, e de sábado, das 8h às 11h - E-mail: latosensuead@metodista.br |
Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas via computador / internet | |||
---|---|---|---|
Windows XP | Windows Vista | Windows 7 | |
CPU | 1 GHz ou superior | 1,5 GHz ou superior | 2 GHz ou superior |
Memória RAM | 1 GB ou superior | 1 GB ou superior | 2 GB ou superior |
Hard Disk | 10 GB | 15 GB | 20 GB |
Aplicativos | Java plugin / VLC media player |
Java plugin / VLC media player |
Java plugin / VLC media player |
Câmeras de vídeo recomendadas: A Elluminate Live! suporta 24 Bit RGB Color, diversos formatos de vídeo comprimidos, vídeo Direct X e "high end cameras" como as FireWire Sony Camcorders.
Requisitos e recomendações para o uso da ferramenta Elluminate:
Windows | Macintosh |
---|---|
Windows 2000/XP/Vista Pentium III 500 MHz 256 MB RAM (2000/XP) |
Mac OS X 10.2.8, 10.3.9, e 10.4 G3, G4, G5, ou processador Intel 256 MB RAM |
Para todos os computadores | |
20 MB de espaço livre no disco Placa de som com alto falantes e microfone ou headset Ligação Internet 28.8 kbps |