Você está aqui: Página Inicial / Especialização / Empreendedorismo em Games e Gamificação

Pós-graduação em Empreendedorismo em Games e Gamificação

inscricao2015b.gif  Polos de Apoio Presencial

 

O curso tem como foco a formação de profissionais interessados nos aspectos metodológicos, teóricos e práticos que envolvem o empreendedorismo digital na área de games e 'gamificação'. Em razão das experiências de aprendizagens que serão vivenciadas no curso, ao final espera-se que o aluno tenha adquirido autonomia para o planejamento, tomada de decisão e execução de atividades que envolvem o desenvolvimento de projetos de games e 'gamificação', fazendo a articulação com conceitos de empreendedorismo digital.

 

Diferenciais

Um dos diferenciais do curso está no seu corpo docente, que é constituído por professores experientes na área da games, 'gamificação' e empreendedorismo digital, com envolvimento em pesquisas e projetos em instituições públicas e privadas, de pequeno e grande porte, nacionais e internacionais.

Um outro aspecto importante é que o curso prevê atividades na modalidade a distância e, portanto, serão disponibilizados materiais e conteúdos aos alunos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que permitem melhor integração entre alunos e professores. Em outras palavras, o oferecimento do curso a distância permite que o aluno administre seu tempo de acordo com suas possibilidades. Isso permite maior comodidade para o estudante, que decidirá quais dias e horários poderá assistir às aulas e realizar as atividades, além da carga horária seminal/quinzenal de estudos diferenciada e com atividades complementares.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma sala de aula online na qual o aluno tem a possibilidade de acompanhar as aulas do curso pela internet. É principalmente por meio desse ambiente que o aluno interage com a equipe docente da disciplina e pode ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, depositar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar suas dúvidas via mensagens, acessar blogs específicos por curso, receber podcasts, entre outros recursos. O AVA da Metodista pode ser acessado em qualquer computador com conexão à Internet.

As atividades propostas tem natureza interdisciplinar, de acordo com o tema e os objetivos de cada disciplina e serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, considerando tanto a aquisição de habilidades que ampliam a fluência digital do aluno, assim como a organização de informações teóricas e práticas, necessárias à construção do conhecimento de todos os participantes do curso.

As atividades realizadas no ambiente virtual são orientadas pelos professores da disciplina e as produções individuais dos alunos fornecem subsídios para as situações de aprendizagem que serão propostas no decorrer das aulas e poderão ser utilizadas na avaliação processual do aluno (avaliação formativa).

 

Objetivo Geral

Desenvolver profissionais para atuar na era da informação e conhecimento, com visão estratégica e conhecimento técnico para planejar ações criativas e inovadoras de empreendedorismo na área de games e 'gamificação'.

Objetivos Específicos

  • Vivenciar processos de formação que tem como foco o empreendedorismo digital na área de games e 'gamificação'. 
  • Elaborar estratégias de lançamento e vendas de games e projetos de gamificação.
  • Identificar e buscar soluções para problemas, processos, projetos e experiências usando o conceito de 'gamificação'.
  • Criar games usando diversos motores de desenvolvimento.
  • Utilizar as tecnologias digitais no desenvolvimento de games e gamificação, de maneira fluente e contextualizada, respeitando as especificidades de cada projeto.
  • Desenvolver pesquisa e produção de conhecimento sobre empreendedorismo digital na área de games e 'gamificação'.

 

Matriz Curricular

Módulo I

Aspectos da Economia Criativa Envolvendo Games e Gamificação
Roteiros, Narrativas e Storyboards
Advergames
Planejamento, Criação e Gestão de Cursos Online Sobre Games e Gamificação
Game Design e Gamificação
Campanhas de Lançamento e Vendas Online de Games

Módulo II

Direito Digital
Email Marketing e Funil de Vendas
Planejamento e Gestão de Webinários sobre Games e Gamificação
Design Thinking e Empreendedorismo em Games e Gamificação
Modelos e Planos de Negócios em Games e Gamificação
Metodologia da Pesquisa Científica

Módulo III

Ambientes de Desenvolvimento de Jogos Digitais
E-book Marketing
Animação, Áudio e Vídeo para Jogos Digitais
Video Marketing para Empreendedores de Games e Gamificação
Produção de Jogos Digitais no Modelo Reskin
Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento de Jogos Digitais

Público-alvo
Dirigido a portadores de diploma de cursos superiores de diversas áreas, interessados em aprender sobre empreendedorismo digital na área de games e gamificação.

Pré-requisitos
Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Seleção
Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 

Coordenação - Prof. Dr. Claudio Fernando André

Pós-Doutorado em Informática pela UFRGS, Doutor em Educação pela USP, Mestre em Educação, Especialista em Sistemas de Informação, Especialista em Design Instrucional, Licenciado em Pedagogia e Licenciado em Matemática. É pesquisador e docente na área de educação e computação, com ênfase nos seguintes temas: educação e tecnologia, empreendedorismo digital, educação a distância, games, robótica, autoria digital, formação de professores e cidadania digital. Na Universidade Metodista é professor e pesquisador do Mestrado e Doutorado em Educação, na linha de formação de professores. No mercado corporativo atua com empreendedorismo online, produção de conteúdo multimídia, marketing digital e técnicas de Otimização de Máquinas de Busca (Search Engine Optimization - SEO).

 

INFORMAÇÕES

Duração: 18 meses
Carga horária: 360h
Dias e horários: quartas-feiras das 19h às 21h (quinzenal ou semanal conforme cronograma de aulas)
Local: Campus Rudge Ramos
Número de vagas: 100
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$ 290,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 294,42.
Ex-alunos contam com desconto exclusivo. Confira

Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:

 

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;
  • Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (POR CORREIO):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento - Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)- São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensupresencial@metodista.br

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30
Comunicar erros