Pós-Graduação em Empreendedorismo e Marketing Digital
O curso tem como foco a formação de profissionais interessados em temáticas relativas aos aspectos metodológicos, teóricos e práticos que envolvem o empreendedorismo e marketing digital. Em razão das experiências de aprendizagem que serão vivenciadas no curso, ao final espera-se que o aluno tenha adquirido autonomia para o planejamento, tomada de decisão e execução de atividades que envolvem o desenvolvimento de projetos empreendedores, apoiados pelo marketing digital.
Diferenciais
Um dos diferenciais do curso está no seu corpo docente, que é constituído por professores experientes na área de empreendedorismo e marketing digital, com envolvimento em pesquisas e projetos em instituições públicas e privadas, de pequeno e grande porte, nacionais e internacionais.
Um outro aspecto importante é que o curso prevê atividades na modalidade a distância e, portanto, serão disponibilizados materiais e conteúdos aos alunos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que permitem melhor integração entre alunos e professores. Em outras palavras, o oferecimento do curso a distância permite que o aluno administre seu tempo de acordo com suas possibilidades. Isso permite maior comodidade para o estudante, que decidirá quais dias e horários poderá assistir às aulas e realizar as atividades, além da carga horária seminal/quinzenal de estudos diferenciada e com atividades complementares.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma sala de aula online na qual o aluno tem a possibilidade de acompanhar as aulas do curso pela internet. É principalmente por meio desse ambiente que o aluno interage com a equipe docente da disciplina e pode ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, depositar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar suas dúvidas via mensagens, acessar blogs específicos por curso, receber podcasts, entre outros recursos. O AVA da Metodista pode ser acessado em qualquer computador com conexão à Internet.
As atividades propostas tem natureza interdisciplinar, de acordo com o tema e os objetivos de cada disciplina e serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, considerando tanto a aquisição de habilidades que ampliam a fluência digital do aluno, assim como a organização de informações teóricas e práticas, necessárias à construção do conhecimento de todos os participantes do curso.
As atividades realizadas no ambiente virtual são orientadas pelos professores da disciplina e as produções individuais dos alunos fornecem subsídios para as situações de aprendizagem que serão propostas no decorrer das aulas e poderão ser utilizadas na avaliação processual do aluno (avaliação formativa).
Objetivo Geral
Desenvolver profissionais para atuar na era da informação e conhecimento, com visão estratégica e conhecimento técnico para planejar ações criativas e inovadoras de empreendedorismo e marketing digital.
Objetivos Específicos
- Vivenciar processos de formação que tem como foco a integração entre o empreendedorismo e o marketing digital.
- Elaborar estratégias de vendas online usando redes sociais.
- Construir conteúdos digitais, tais como: e-books, cursos online, vídeos, audiobooks e apresentações, entre outros.
- Identificar e buscar soluções para problemas relativos às questões de planejamento e gestão de campanhas de marketing digital.
- Utilizar as tecnologias digitais de maneira fluente e contextualizada, respeitando as especificidades dos espaços virtuais.
- Desenvolver pesquisa e produção de conhecimento sobre empreendedorismo e marketing digital.
Matriz Curricular
Módulo I
Mentalidade Empreendedora e Inteligência Emocional
Marketing de Conteúdo e Técnicas de Copywriting
Marketing de Afiliados
Planejamento, Criação e Gestão de cursos on-line
E-mail Marketing e Funil de Vendas
Campanhas de Vendas On-line
Módulo II
Direito Digital
Vídeo Marketing
Planejamento e Gestão de Webinários
Marketing de Busca (SEO) e Monitoramento
Modelos e Planos de Negócios
Metodologia da Pesquisa Científica
Módulo III
Game Marketing e Gamificação
Produção de Conteúdo Digital: Vídeo
E-book Marketing
App Marketing
Mobile Marketing
Produção de Conteúdo Digital: Apresentações
Público-alvo
Dirigido a portadores de diploma de cursos superiores de diversas áreas, interessados em aprender sobre empreendedorismo, marketing digital e negócios apoiados por recursos da internet.
Pré-requisitos
Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.
Seleção
Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.
![]() | Coordenação - Prof. Dr. Claudio Fernando André |
---|---|
Pós-Doutorado em Informática pela UFRGS, Doutor em Educação pela USP, Mestre em Educação, Especialista em Sistemas de Informação, Especialista em Design Instrucional, Licenciado em Pedagogia e Licenciado em Matemática. É pesquisador e docente na área de educação e computação, com ênfase nos seguintes temas: educação e tecnologia, empreendedorismo digital, educação a distância, games, robótica, autoria digital, formação de professores e cidadania digital. Na Universidade Metodista é professor e pesquisador do Mestrado e Doutorado em Educação, na linha de formação de professores. No mercado corporativo atua com empreendedorismo online, produção de conteúdo multimídia, marketing digital e técnicas de Otimização de Máquinas de Busca (Search Engine Optimization - SEO). |
INFORMAÇÕES |
---|
Duração: 18 meses |
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA: |
---|
Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência. A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada. Local de entrega da documentação (POR CORREIO): |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR: |
1. Informações dos cursos - Telefone: 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h - E-mail: latosensupresencial@metodista.br 2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula - Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30 |