Você está aqui: Página Inicial / Especialização / Comunicação Empresarial

Pós-graduação em Comunicação Empresarial

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional

 

 turma-confirmada.gif


O curso de especialização em Comunicação Empresarial tem uma proposta moderna, caracterizada por uma visão abrangente da área, que responde hoje pela maioria das vagas disponíveis no mercado da comunicação em nosso País. O curso se destina sobretudo a formar gestores de comunicação das organizações (públicas, privadas, ONGs, entidades em geral) e propicia uma formação teórica sólida aliada a uma análise atual da prática em comunicação. Ele contempla as várias modalidades de comunicação (interna, externa, pública) e sua relação com os diversos públicos de interesse (funcionários, jornalistas, investidores, representantes de organizações do Terceiro Setor etc). Dá também atenção a conceitos e processos relevantes cada vez mais valorizados pela sociedade e pelo mercado, como a responsabilidade social, a governança corporativa e a sustentabilidade e analisa o impacto das novas tecnologias e das redes sociais nos processos de comunicação/ marketing das organizações.                        



Objetivos            

Geral      
Formar especialistas na área de Comunicação Empresarial que tenham, ao mesmo tempo, uma visão adequada dos principais conceitos da área e uma perspectiva crítica em relação à sua inserção no mercado e na sociedade.    
                  
Específico                        

  • Aumentar a massa crítica na área de Comunicação Empresarial a partir de uma visão abrangente que contemple todas as competências de comunicação/marketing nas organizações;
  • Aproximar a universidade, a comunidade empresarial (empresas públicas e privadas e do Terceiro Setor) e o mercado profissional em Comunicação.                     


Matriz Curricular               

Módulo 1. Comunicação Empresarial: Gestão, Conceitos e Tendências    

  • Conceitos e Interfaces da Comunicação Empresarial                    
  • Comunicação, Administração e Cultura Organizacional                    
  • Comunicação com os públicos internos                    
  • Relacionamento com a Mídia                    
  • Temas e fontes em Comunicação Empresarial        

          
Módulo 2. Estratégias básicas em Comunicação Empresarial    

  • Comunicação e Governança Corporativa e Sustentabilidade                    
  • Comunicação e Gestão de Marcas               
  • Comunicação Pública                    
  • Metodologia da Pesquisa em Comunicação Empresarial                    
  • Comunicação nas redes e mídias sociais    

              
Módulo 3. Comunicação, gestão de crises e avaliação do retorno dos investimentos   

  • Auditoria de Imagem das Organizações                    
  • Marketing Social e Político                    
  • Comunicação e Gerenciamento de Crises                    
  • Produção de Artigo Acadêmico-Científico                    
  • Comunicação no Terceiro Setor                    
  • Comunicação, ética e Responsabilidade Social

               

Público-alvo
O curso se destina a profissionais que desempenham funções de assessoramento organizacional, que aspirem cargos de liderança e que desejam ampliar seus conhecimentos buscando atualização e aperfeiçoamento profissional e educação continuada, necessitando além da experiência profissional, sólidos conhecimentos de gerência, finanças, economia e gestão de pessoas.                        


Pré-requisito                   
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas áreas de Comunicação e Marketing em geral (jornalistas, relações públicas, publicitários, profissionais de marketing), gestores em comunicação das organizações (administração, profissionais de recursos humanos).                       

Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.                        

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.


wilson.jpgCoordenação - Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno
Bacharel em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação na USP. Tem o curso de especialização Comunicação Rural pelo Ministério da Agricultura e pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP - Universidade Metodista de São Paulo, onde responde pela linha de pesquisa em Comunicação Empresarial. Já orientou mais de 100 dissertações de mestrado e/ou teses de doutorado em Comunicação e participou de cerca de quatro centenas de bancas de pós-graduação. Líder do grupo de pesquisa Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica, cadastrado no CNPq. É editor dos sites Portal do Jornalismo Científico (www.jornalismocientifico.com.br), Comunicação Empresarial on-line (www.comunicacaoempresarial.com.br), Comunicação Rural (www.comunicacaorural.com.br), Comunicação para a Saúde (www.comunicasaude.com.br), Auditoria de Imagem on-line (www.auditoriadeimagem.com.br), Jornalismo Ambiental: conceitos e práticas on-line (www.jornalismoambiental.com.br). Ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria na área de Comunicação Empresarial, tem prestado serviços a empresas nacionais e multinacionais. Foi consultor da Embrapa para a elaboração de sua Política de Comunicação Empresarial e também atuou como consultor para a elaboração políticas de comunicação para inúmeras empresas. Desenvolveu metodologia inédita (PACI - Pesquisa e Análise da Cobertura da Imprensa) para avaliar a presença de empresas e seus concorrentes na mídia, incorporando esse instrumento a uma estratégia de inteligência empresarial. Tem artigos e trabalhos publicados nesta área, e inúmeros Livros publicados: Comunicação Empresarial: alinhando teoria e prática (2014), Comunicação Empresarial: da rádio peão às mídias sociais (2014) Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias (2009), Comunicação Empresarial no Brasil: uma Leitura Crítica (2007); Comunicação Empresarial: Teoria e Pesquisa (2003); A Comunicação na Era da Qualidade (1995); Comunicação para a Saúde: Uma Experiência Brasileira (1996). Organizador de inúmeros livros. Editor do CD: Comunicação Empresarial (2001 - Fontes e Recursos).

 

INFORMAÇÕES


Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 h
Dias e horários: Segundas e quartas-feiras, das 19h às 23h
Encontros: semanais
Local: Campus Rudge Ramos
Número de Vagas: 30 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$ 812,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 824,37.
Ex-alunos contam com desconto exclusivo. Confira
Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrada (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;
  • Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será gerado no ato da entrega dos documentos. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de entrega de comprovante.


Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.
A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO/HORÁRIO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:

Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento 
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal) 
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensupresencial@metodista.br

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30 

 

Comunicar erros