Pós-Graduação em Comunicação Empresarial
O curso de especialização em Comunicação Empresarial tem uma proposta moderna, caracterizada por uma visão abrangente da área, que responde hoje pela maioria das vagas disponíveis no mercado da comunicação em nosso País. O curso se destina sobretudo a formar gestores de comunicação das organizações (públicas, privadas, ONGs, entidades em geral) e propicia uma formação teórica sólida aliada a uma análise atual da prática em comunicação. Ele contempla as várias modalidades de comunicação (interna, externa, pública) e sua relação com os diversos públicos de interesse (funcionários, jornalistas, investidores, representantes de organizações do Terceiro Setor etc). Dá também atenção a conceitos e processos relevantes cada vez mais valorizados pela sociedade e pelo mercado, como a responsabilidade social, a governança corporativa e a sustentabilidade e analisa o impacto das novas tecnologias e das redes sociais nos processos de comunicação/ marketing das organizações.
Objetivos
Geral
Formar especialistas na área de Comunicação Empresarial que tenham, ao mesmo tempo, uma visão adequada dos principais conceitos da área e uma perspectiva crítica em relação à sua inserção no mercado e na sociedade.
Específico
- Aumentar a massa crítica na área de Comunicação Empresarial a partir de uma visão abrangente que contemple todas as competências de comunicação/marketing nas organizações;
- Aproximar a universidade, a comunidade empresarial (empresas públicas e privadas e do Terceiro Setor) e o mercado profissional em Comunicação.
Matriz Curricular
Módulo 1. Comunicação Empresarial: Gestão, Conceitos e Tendências
- Conceitos e Interfaces da Comunicação Empresarial
- Comunicação, Administração e Cultura Organizacional
- Comunicação com os públicos internos
- Relacionamento com a Mídia
- Temas e fontes em Comunicação Empresarial
Módulo 2. Estratégias básicas em Comunicação Empresarial
- Comunicação e Governança Corporativa e Sustentabilidade
- Comunicação e Gestão de Marcas
- Comunicação Pública
- Metodologia da Pesquisa em Comunicação Empresarial
- Comunicação nas redes e mídias sociais
Módulo 3. Comunicação, gestão de crises e avaliação do retorno dos investimentos
- Auditoria de Imagem das Organizações
- Marketing Social e Político
- Comunicação e Gerenciamento de Crises
- Produção de Artigo Acadêmico-Científico
- Comunicação no Terceiro Setor
- Comunicação, ética e Responsabilidade Social
Público-alvo
O curso se destina a profissionais que desempenham funções de assessoramento organizacional, que aspirem cargos de liderança e que desejam ampliar seus conhecimentos buscando atualização e aperfeiçoamento profissional e educação continuada, necessitando além da experiência profissional, sólidos conhecimentos de gerência, finanças, economia e gestão de pessoas.
Pré-requisito
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas áreas de Comunicação e Marketing em geral (jornalistas, relações públicas, publicitários, profissionais de marketing), gestores em comunicação das organizações (administração, profissionais de recursos humanos).
Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.
Coordenação - Profª. Dra. Cilene Victor | |
---|---|
|
Cursando Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, área de concentração Gestão de Riscos Ambientais e Urbanos, da Universidade Federal do ABC - UFABC. É doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, com tese na área de Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos, mestre em Comunicação Científica e Tecnológica, especialista em Comunicação Aplicada à Saúde e bacharel em Jornalismo. Exerce a docência superior desde 1995, com atuação nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, nos quais tem ministrado disciplinas como Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada, História da Comunicação, Jornalismo Especializado, Jornalismo Opinativo e Administração de Produtos Editoriais. De janeiro de 2013 a dezembro de 2017, foi professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, onde também atuou na pós-graduação (lato sensu), coordenou por três anos o Centro Interdisciplinar de Pesquisa e exerceu o cargo de editora do periódico científico Communicare, período de fevereiro de 2014 a março de 2017. Como jornalista de ciência e meio ambiente desde 1991, tem atuado como comentarista, colunista de veículos da área e editora de revistas especializadas, como a Com Ciência Ambiental (2007-2011) e a Diálogo Brasil Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação (edição anual). |
INFORMAÇÕES |
---|
|
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA: |
---|
Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência. A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada. Local de entrega da documentação (POR CORREIO): |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR: |
1. Informações dos cursos - Telefone: 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h - E-mail: latosensupresencial@metodista.br 2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula - Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30 |