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Pós-graduação em Administração Hospitalar

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional

 

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Local de oferecimento: Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Devido às mudanças ocorridas no mercado de trabalho, os profissionais que atuam ou desejam atuar na administração hospitalar precisam de qualificação e conhecimento especializado. Para suprir essa necessidade, o curso aborda temas relevantes tanto ao profissional recém-formado, que não teve a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento durante a graduação, quanto aos profissionais experientes, que desejam se atualizar.


Além da qualificação profissional, a qualidade na prestação dos serviços também é uma exigência do século XXI, sobretudo na área da administração em saúde. Essa qualidade técnica, aliada a uma filosofia de formação absolutamente crítica e questionadora, são as colunas que sustentam este curso.

 

Confira neste vídeo um pouco mais sobre o curso. 



Diferenciais do curso

O curso de especialização em Administração Hospitalar oferece formação prática e aborda, de maneira aprofundada, temas contemporâneos, com o objetivo de desenvolver consciência crítica nos alunos, uma vez que a saúde é um bem e direito social garantido pela Constituição Federal.

Neste contexto, a administração, a tecnologia, bem como os profissionais que atuam na área, devem ser acessíveis às populações que buscam os serviços de saúde compreendendo sobre os custos e recursos destinados para esta finalidade.


Objetivos
Formar profissionais com capacidades para atuar na elaboração de estratégias na área da saúde na modalidade de especialização em Administração Hospitalar, adotando formas inovadoras e diversificadas de atividades de ensino-aprendizagem, o que contribui para uma ação proativa voltada para a criação das condições necessárias e das alternativas possíveis para um desempenho técnico, ético e político, considerando as peculiaridades e as situações contextuais concretas em que programas e projetos deste campo são concebidos e implementados.


Objetivos específicos

  • Formar profissionais especialistas na área da Administração Hospitalar, por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade.
  • Contribuir para a implementação democrática, participativa e socialmente responsável de programas e projetos em saúde, bem como identificar na gestão democrática ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, controle e organização dos serviços hospitalares desenvolvidos.
  • Produzir conhecimentos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta integrada do sistema de saúde.

 

Matriz curricular

Módulo 1 - Núcleo básico

  • Introdução à Saúde e Políticas Públicas                    
  • Ética e Legislação na Saúde                    
  • Administração Geral e Pública                    
  • Planejamento Estratégico em Saúde                    
  • Técnicas de Administração Sanitária                    
  • Tecnologia da Informação em Saúde                    
  • Planejamento Físico dos Serviços de Saúde                    
  • Introdução à Bioestatística                    
  • Gestão do Pessoas e Humanização em Saúde                    
  • Metodologia da Pesquisa Científica

 

Módulo 2 – Gestão de Serviços de Saúde

  • Gestão do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico                  
  • Gestão do Serviço de Enfermagem                    
  • Gestão de Serviço de Farmácia Hospitalar                    
  • Gestão do Serviço de Arquivo Médico e Estatística                    
  • Gestão do Serviço de Nutrição e Dietética                    
  • Gestão do Serviço Social Hospitalar                    
  • Hotelaria Hospitalar                    
  • Gestão de Serviço de Limpeza e Higiene Hospitalar                    
  • Gestão do Serviço de Lavanderia e Rouparia                    
  • Gestão do Serviço de Material e Patrimônio                   
  • Gestão de Serviço de Manutenção Hospitalar                    
  • Conceitos e Técnicas de Auditoria Hospitalar                    
  • Gestão Financeira, Contábil e Custos Hospitalares 


Público-alvo
O curso destina-se a profissionais de diversas áreas que atuam ou desejam atuar nas áreas administrativas e de gestão hospitalar.


Pré-requisitos
Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.


Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
 

airton-freitas.jpgCoordenação: Prof. Dr. Airton Viriato de Freitas
Doutorado em Ciências pela Universidade de Franca - Capes 5
Foi Coordenador Administrativo na implantação do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II - Baixada Santista (2011-2013).
Atualmente, é Diretor do Grupo Técnico de Gerenciamento Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas da Secretaria de Estado da Saúde.

 

INFORMAÇÕES

Local de oferecimento: Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 horas
Dia da semana: Sábados, das 9h às 18h
Encontros: quinzenais
Número de vagas: 20
Número de parcelas: 21 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$ 372,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 377,66.
Ex-alunos contam com desconto exclusivo. Confira
Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação.  

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrada (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;
  • Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Local de envio da documentação (POR CORREIO):

Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP


Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30


                      

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