Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Educação Física / Sobre

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação Física da Metodista apóia-se em uma sólida infraestrutura de laboratórios e ginásios e em uma base teórico-prática, que proporcionam uma visão abrangente das atividades corporais e físico-esportivas, na perspectiva de construir uma Pedagogia do Movimen­to que reconheça o ser humano como sujeito de sua corporeidade. Esta orientação funda, em um primeiro momento, a formação do professor de Educação Física na Licenciatura.

As atividades de extensão e pesquisa complementam a qualidade desta forma­ção, principalmente por meio dos Nú­cleos de Estudos e Prática Profissional – unidades experimentais para prática supervisionada.

O curso forma professores de consis­tência acadêmica e competência técnica e política, conscientes de sua importância na qualidade de vida dos educandos. De forma correlata, mas em termos próprios, esses atributos profissionais estão presentes na modalidade de curso que têm em vista a formação do Bacharel em Educação Física.

O Bacharelado pode ser cursado independentemente ou vir a ser correlacionado com a Licenciatura, na modalidade de complementação de estudos, conforme legislação vigente, para que o aluno complete as especificidades relativas à educação de atletas e outros, fora do contexto escolar, perfazendo quatro anos de curso. O curso de Licenciatura pode ser concluído em três anos.

Por que estudar Educação Física na Metodista?

Confira detalhes do curso neste vídeo abaixo:


 

 

O profissional

 

Além das atividades convencionais relacionadas à prática de esportes e aos exercícios – que ressaltam a atividade profissional do bacharel -, os profissionais podem atuar em ensino, pesquisa e extensão, em termos mais abrangentes de formação, desde que manifestem ter adquirido conhecimentos científicos da área da Educação Física e dos Espor­tes, bem como estejam aptos tanto para a intervenção prática quanto para o estudo e a pesquisa de forma sistemática. Como organizações curriculares, os Núcleos de Aprofundamento em Lazer e Qualidade de Vida, bem como em Atividades Física e Treinamento Desportivo diferenciam o profissional licenciado ou bacharel, em seu próprio âmbito, mas igualmente os habilitam a atuar preventivamente na saúde física, ao evitar lesões, sequelas e des­gastes durante a prática de esportes ou exercícios físicos.

 


O mercado de trabalho

 

A vida nos grandes centros urbanos vem conscienti­zando a população sobre a importância das ativida­des físicas para a melhoria da qualidade de vida.

A procura por profissionais competentes e de só­lido conhecimento técnico e científico dessa área tem aumentado substancialmente e transposto os limites antes configurados pela prática em escolas e pelas agremiações esportivas. Isto possibilitou a especificação profissional da Licenciatura e do Bacharelado em Educação Física, articulados pela relação pedagógica que se evidencia comum nas diversas práticas profissionais, no contexto escolar e em outros contextos sócio-educativos.

Assim, atualmente há amplas oportunidades de trabalho para os profissionais da área não só em instituições formais de ensino e locais de práticas informais ou espontâneas, mas também nas áreas de pesquisa e estudos avançados.

 

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento deste curso

ROGÉRIO TOTO - COORDENADOR
rogerio-toto.jpg
Veja o minicurrículo

 


 

selo-educacaofisica.png

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: