Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Educação Física / Projetos

Projetos

Os alunos podem participar ainda, de projetos de pesquisa e extensão realizados por docentes do curso. Além de serem introduzidos na vida científica, participar de projetos permite a ampliação do conhecimento, para além da sala de aula.

 

Projetos de Extensão


Esporte, Cultura e Cidadania: Novos Horizontes

Objetivo: Oferecer às crianças da Rede Pública Municipal de Ensino de São Bernardo a oportunidade de vivenciarem práticas físicoesportivas e artísticoculturais, como elementos dinamizadores de uma formação integral e educação para a cidadania, baseada em princípios de autonomia, criticidade e singularidadde.

Líder: Profa. Ma. Rose Maria de Souza

Carga horária de estágio por semestre: 32 horas

 

Projeto Sentir

Objetivo: Desenvolver ambiente de integração e inclusão de pessoas com deficiência e seus familiares, por intermédio de atividades físico-corporais possibilitando a continuidade ao processo de reabilitação iniciada na Policlínica. Criar campo interdisciplinar de estágio e prática profissional na área da saúde (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Biomedicina).

Responsável: Prof. Ma. Rose Maria de Souza

Carga horária de estágio por semestre: Em conformidade a participação do estudante.

 

Projetos de Pesquisa


Pedagogia do Movimento

Objetivo do grupo é compreender as relações entre aprendizagem, desenvolvimento e motricidade, discutir a prática e a intervenção do professor de Educação Física, à luz das principais abordagens da área.

Linhas de Investigação: Abordagens em Educação Física; Complexidade e Educação Física escolar; Tendências educacionais em Educação Física.

Carga horária de estágio por semestre: 32 horas

 

Pedagogia do Esporte

Desenvolver estudos relacionados à temática da Pedagogia do Esporte é o objetivo deste grupo, de modo que o conteúdo possa convertese em novas práticas de ensino e produção de conhecimento na área. Aprofundar o estudo da importância da pedagogia no processo de ensino dos esportes.

Líder: Profa. Ma. Aida Chistine Silva L. do Nascimento

Linhas de Investigação: Estudos pedagógicos e metodológicos dos esportes coletivos e individuais; Estudos críticos dos conceitos e linhas pedagógicas dos esportes, Estudos sócioculturais em Pedagogia do Esporte.

Carga horária de estágio por semestre: 32 horas

 

Maná Grupo de Pesquisa em Dança

Objetivo do grupo é pesquisar o movimento dança enquanto forma expressiva da corporeidade, entendendoa como explicitação complexa da inteireza e totalidade do ser humano.

Líder: Profa. Ma. Rose Maria de Souza

Linhas de Investigação: Interpretação da corporeidade dançante nas suas relações com a cultura, a arte e a educação, destacandose as interfaces com a Educação Física.

Carga horária de estágio por semestre: 32 horas

 

Fisiologia do Exercício e Adaptação Humana

O grupo objetiva estudar os efeitos da prática regular de atividade fisica e do esporte nos mecanismos adaptativos corporais e suas implicações para a performance e saúde.

Linhas de Investigação: Estudos das adaptações endócrinas no exercício; Mecanismos adaptativos do exercício com pesos nas respostas imunológicas; Nível de atividade fisica e qualidade de vida de adultos; Programa de intervenção em qualidade de vida e saúde.

Carga horária de estágio por semestre: 32 horas

 

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento deste curso

ROGÉRIO TOTO - COORDENADOR
rogerio-toto.jpg
Veja o minicurrículo

 


 

selo-educacaofisica.png

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: