Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Educação Física / Notícias / Projeto de handebol para crianças realiza palestra sobre prevenção de lesões

Projeto de handebol para crianças realiza palestra sobre prevenção de lesões

Evento foi ministrada pelo aluno de Fisioterapia Willian Irie Machida, que tem experiência pelas categorias de base da seleção

22/10/2018 18h45 - última modificação 23/10/2018 17h06

Pais e alunos do projeto de handebol e mini-handebol para crianças participaram na tarde de 19 de outubro de palestra sobre prevenções de lesões, realizada pelo discente do curso de Fisioterapia Willian Irie Machida. Com experiência pelos times sub 15 e 18 da Seleção Brasileira de Handebol, Willian ressaltou a importância do alongamento e ensinou alguns exercícios que podem contribuir para a recuperação muscular das crianças.

De acordo com o fisioterapeuta, a preparação com alongamento deve ser estimulada entre os atletas ainda quando jovens. “Desde a primeira fase da infância precisa ter atenção especial para a parte física. Apesar de ser criança, o cuidado com o físico é importante para o desenvolvimento motor e muscular”, afirmou o palestrante.

Segundo o aluno da  Metodista, a palestra também foi importante para promover a interação entre as crianças com os responsáveis. “Hoje é cada vez mais evidente que a interação entre pais e filhos não está muito boa, então uma palestra como essa é até mesmo uma forma a mais de contato entre os dois”, disse Willian.

 
Handebol e mini handebol para crianças

Como forma de estimular o exercício físico entre crianças, o curso de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo promove aulas gratuitas de handebol e mini-handebol para meninos e meninas de 6 a 12 anos. O objetivo é incentivar o desenvolvimento global das crianças e adolescentes com qualidade e diversão, por meio de atividades esportivas e educacionais diversificadas.

O responsável pelo projeto, planejamentos e aulas é o professor Diego Melo de Abreu, docente do curso de Educação Física da instituição e autor do livro “Teoria e Prática do Mini-Handebol”. Atualmente, o docente conta com apoio de 10 estagiários divididos em diferentes dias. Para ele, os estágios internos funcionam como oficina para os alunos de Educação Física.

Além das aulas de handebol e mini-handebol, a Metodista oferece também, de forma gratuita, acompanhamento com psicólogo, academia-escola, palestras e curso de primeiros socorros para os pais.

As aulas são realizadas no Ginásio Principal da universidade, no campus Rudge Ramos, que conta com quadra coberta amortecida, demarcações oficiais, iluminação profissional, placares eletrônicos, arquibancadas, vestiários masculinos e femininos e toda infraestrutura que a Universidade Metodista de São Paulo proporciona: restaurantes, lojas, bancos, etc.

Para participar do projeto, os responsáveis devem atestar que a criança está em perfeitas condições de saúde para a prática de esportes, levar RG e preencher o cadastro da equipe. Os alunos devem comparecer às aulas com roupa esportiva.

 
Confira os dias e horários dos treinamentos:

Mini A (06 a 07 anos) e Mini B (08 a 09 anos): 
Terça-Feira e Sexta-Feira
17h30 as 18h20

Mirim (10, 11 e 12 anos): 
Terça-Feira e Sexta-Feira
18h20 as 19h10


Veja as fotos das atividades do dia 19 de outubro:

Prevenção de lesões - Handebol para crianças

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: