Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Educação Física / Notícias / Professor alerta sobre procedimentos de primeiros socorros e prevenção de acidentes no cotidiano das crianças

Professor alerta sobre procedimentos de primeiros socorros e prevenção de acidentes no cotidiano das crianças

03/10/2018 17h35 - última modificação 17/10/2018 16h47

Desde setembro, a Universidade Metodista de São Paulo desenvolve proposta de estimular exercícios físicos e qualidade de vida em crianças de 6 a 12 anos com aulas gratuitas de handebol e mini-handebol. Por conta disso, o professor Roberto Ricardo Ramunno, ex-sargento do Corpo de Bombeiros, ministrou aula aos pais e familiares sobre primeiros socorros e prevenções de acidentes no cotidiano das crianças na terça-feira 2 de outubro.

Ramunno também comentou sobre o uso incorreto de remédios para tratamentos alérgicos. “O fast-food é uma das causas de urticária por serem alimentos altamente oleosos e componentes reagentes no organismo. Os pais, às vezes, utilizam remédios antialérgicos sem receita que podem causar problemas gástricos e posteriormente falta de oxigênio”.

Familiares questionaram como agir durante um desmaio ou crise convulsiva do filho. “Primeiramente, não dê líquidos quando recobrarem a consciência. Mal ingerido, vira um problema respiratório e pode ir para o pulmão”. Ele ainda completou: “No caso da convulsão, é um mito que a língua enrola. Somente posicione a pessoa de lado com a cabeça alinhada com a coluna vertebral e pernas flexionadas. Depois, encaminhe para o hospital ”.

Leia mais

Com perda do pai, mãe afirma durante palestra de handebol que filha enxerga técnico como mentor

Goleiro Leandrão ministra aula em projeto de handebol para crianças

Curso de Educação Física promove aulas de handebol para crianças

Atividade extra

Durante atividades na terça-feira, as crianças tiveram, além dos treinadores de handebol, a companhia de alunas de Psicologia. Coordenadas pela professora Suzana de Melo Contieri e orientadas pela psicóloga Elane Czelusniak, seis estudantes aplicaram atividade aos meninos e meninas na quadra.

O foco foi a psicologia do esporte. “A proposta é multidisciplinar, de mostrar para eles [crianças] o que é isso inserido nas atividades praticadas no handebol”, salientou Elane.

Segundo a psicóloga Czelusniak, a operação será aplicada em três partes. A primeira foi em 2 de outubro com entrevista semi-dirigida para entender a característica de cada um. Nos próximos treinamentos haverá um desenho coletivo na busca de ver como os jovens trabalham e resolvem em grupo.

“Dinâmica e a criação de uma camisa barbante [uniforme] serão a última parte do processo pensando para o time que você defende. Todo isso definido em equipe, além do relatório final dos dados coletados nessas ações”, ressaltou Elane.

Ela relatou que já foi atleta e sentiu falta da psicologia do esporte na formação como jogadora. Por isso investe na área. “Precisamos controlar emoções e comportamento desde pequenos.  Isso é pouco explorado no Brasil. É um problema sociocultural”.

De acordo com a psicóloga, o atleta no País “carrega nas costas o peso de salvar três gerações da família, quando percebem seu talento natural no esporte que praticam. Com isso, a pressão emocional é mal trabalhada ou não existe”. A profissional recorda-se que também participou do ‘Projeto Tigrinho’, a partir de 2014, envolvendo a psicologia do esporte em participantes que vinham da área mais carente de São Bernardo.

Mantos

“A garotada vai ter uniforme!". Assim o professor e também treinador das crianças, Diego Melo de Abreu, anunciou a novidade para os pais presentes. Inicialmente os jovens terão somente a camisa. Posteriormente serão confeccionados shorts.

Para evitar desuso do uniforme, o manto terá o logo Metodista na frente e nas costas, além de constar o brasão do Brasil. “Essa é uma necessidade por ora, pois estamos sendo convidados para festivais e campeonatos já neste ano. Por isso precisamos reforçar nossa força no handebol”, disse Abreu.

Veja foto das atividades:

Palestra e Atividade Psicologia da Saúde - Treino crianças handebol  

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,

Receba informações de oferecimento deste curso

ROGÉRIO TOTO - COORDENADOR
rogerio-toto.jpg
Veja o minicurrículo

 


 

educa├з├гo-f├нsica.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X