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Módulos

Currículo 6

1º. Período

Atividades Complementares – 60 horas
Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Biologia Celular e Genética – 120 horas
Ementa: Estudo celular dos tecidos com ênfase nas principais organelas envolvidas em suas especializações; a estrutura dos ácidos nucléicos e os aspectos relacionados com a sua organização, funcionalidade e transferência da informação genética, como base para a compreensão das heranças mendelianas.

Componentes Básicos da Educação Física – 120 horas
Ementa: Estuda as condições sócio-históricas dos conteúdos da Educação Física, na busca da compreensão dos significados socioculturais dessas manifestações corporais representadas pelas Ginásticas, Jogos e o Atletismo construídas ao longo da história. Analisa as relações desses conteúdos sócio-históricos com a Educação Física e suas contribuições sócio-educativas. Delimita as formas de intervenção do profissional da Educação Física orientando a prática profissional e intervenção a partir de princípios fundamentados na práxis pedagógica.

Educação para o Lazer e Organização de Eventos – 120 horas
Ementa: Desenvolve a reflexão do Lazer na perspectiva educacional. Incentiva a elaboração de propostas que redundam à consciência da importância dos usos e costumes do tempo livre, seja para a aquisição de hábitos saudáveis ou na construção de conhecimentos de forma livre-prazerosa. Articula as teorias do Lazer de modo a serem aplicadas em ambientes educativos formais e não formais, desenvolvendo conteúdos com ênfase em atividades alternativas (não tradicionais), práticas corporais de aventura, promoção de eventos esportivos, e organização de competições escolares e não escolares.

Fundamentos da Educação Física e Esportes – 120 horas
Ementa: Estuda os diversos aspectos epistemológicos que construíram as bases da Educação Física, com ênfase na história, sociologia, aspectos culturais, psicológicos e do desenvolvimento humano. Analisa e discute os diferentes períodos sócios históricos e suas conjunturas políticas e culturais no Brasil e no mundo para entender as diferentes concepções e abordagens da Educação Física. Propõe a Educação Física como campo de estudo e área de intervenção que estuda o ser humano e o seu desenvolvimento integral, a partir de abordagem interdisciplinar. Analisa o esporte como fenômeno social complexo, suas interfaces e, ainda, suas relações com a Educação Física.


2º. Período

Atividades Complementares – 60 horas
Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural e comunitário, enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais, de aplicação acadêmica e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e saberes de toda e qualquer área.

Dimensões Multidisc. da Educação Física e dos Esportes – 160 horas
Ementa: Estuda o ser humano na sua multidimensionalidade e a sociedade como organização social complexa e dinâmica. Busca compreender o mundo, a educação e a cultura na perspectiva da complexidade e com base nos aspectos sociais e históricos da Educação Física e do Esporte. Discute os aspectos da psicologia da aprendizagem e da aprendizagem motora nos seus diferentes estágios. Estuda os aspectos didático-pedagógicos da Educação Física e dos Esportes. Propõe a compreensão da complexidade humana a partir de uma abordagem interdisciplinar condizente com a realidade em que está inserido o profissional de Educação Física.

Elementos Básicos da Educação Física e dos Esportes – 120 horas
Ementa: Aborda conceitos e desenvolvem práticas de ensino-aprendizado do atletismo, jogos, brincadeiras e ginásticas, na perspectiva do aprender a ensinar. Discute e incentiva os discentes atuarem a partir de vivências e experiências que permitam o conhecimento da cultura corporal do movimento, exercitando assim, à práxis pedagógica dos conteúdos abordados, articulando as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.

Futebol: Pedagogia e Sociologia – 120 horas
Ementa: Estuda a prática pedagógica do futebol na perspectiva do aprender a ensinar, seus aspectos didáticos, metodológicos e o processo ensino-aprendizagem. Pauta o ensino reconhecendo o futebol como fenômeno social, cultural, histórico, político e econômico com profundo impacto na sociedade brasileira. Analisa o esporte como fenômeno social complexo, suas interfaces e, ainda, suas relações com a Educação Física à luz da sociologia do esporte. Favorece a reflexão sobre às formas de socialização, inclusão, crescimento e desenvolvimento do indivíduo na perspectiva do uso do esporte como privilegiado instrumento pedagógicoeducacional, capaz de contribuir na formação do caráter e da personalidade dos praticantes.

Morfologia Neurolocomotora – 80 horas
Ementa: O módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema nervoso e do aparelho locomotor contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.


3º. Período

Atividades Complementares – 60 horas
Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Estudo do Movimento Humano - 80 horas
Ementa: Fornece conhecimentos dos sistemas relacionados ao corpo humano. Descreve terminologias anatômicas abordando as bases morfofuncionais dos sistemas, estabelecendo inter-relações entre as estruturas anatômicas estudadas. Interpreta e aplica os conhecimentos biológicos (anatomia e fisiologia) e mecânicos (cinemática e dinâmica) aos movimentos do corpo humano (produção e controle). Estuda e aplica protocolos e testes, de medidas e avaliações em Educação Física, buscando compreender as variáveis e fatores que determinam os resultados. Relaciona os saberes cine antropométricos e biomecânicos a complexidade humana.

Fisiologia Aplicada – 120 horas
Ementa: Fornece bases gerais para construção do raciocínio lógico, capaz de identificar fenômenos que podem ser aplicados a quaisquer circunstancias fisiológicas. Aborda a fisiologia dos sistemas do organismo para manutenção da homeostase, realizando uma integração entre os sistemas cardiovascular, hematopoiético, respiratório, renal, endócrino e digestório. Estuda a composição morfológica dos sistemas, contemplando sua constituição anatômica e histológica pelo conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.

Módulo de Formação Cidadã II – 120 horas
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista, articuladas aos eixos estético-somático, conhecimento compreensivo e práticas interativas. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnicorraciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras.

Prática Pedagógica de Esportes Coletivos – 120 horas
Ementa: Analisa e interpreta os conceitos teóricos dos esportes coletivos de quadra de maneira aplicada, desenvolvendo nos discentes a capacidade de elaborar planos de ensino para iniciação esportiva no âmbito escolar e não escolar, nas modalidades de basquete, handebol e voleibol. Abordam aspectos comuns do ensino dos fundamentos básicos, dos princípios táticos defensivo-ofensivos e demais características concernentes aos esportes coletivos. Discute as tendências e as polemicas que cercam a pedagogia do esporte. Favorece a reflexão sobre às formas de socialização, inclusão, crescimento e desenvolvimento do indivíduo na perspectiva do uso do esporte como privilegiado instrumento pedagógico-educacional, capaz de contribuir na formação do caráter e da personalidade dos praticantes. Promove a discussão e análise das possibilidades de intervenções acerca da complexidade do esporte em diversas esferas.


4º. Período

Atividade Física e Saúde – 120 horas
Ementa: Estuda as principais variáveis envolvidas na prescrição do exercício físico, bem como as adaptações fisiológicas agudas e crônicas decorrentes desta prática. Propicia reflexões sobre as inter-relações dos sistemas fisiológicos com a bioenergética e da nutrição na perspectiva da saúde pública, considerando os aspectos ambientais, socioculturais, genéticos e psicológicos que caracterizam a complexidade humana. Apresenta e discute as políticas públicas e os fatores macrossociais que impactam na saúde pública, e o papel dos profissionais de educação física diante desses desafios.

Atividades Complementares – 60 horas
Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Biodinâmica do Movimento Humano e Avaliações – 120 horas
Ementa: Estuda os princípios da aprendizagem motora e da cinesiologia, relacionando-as ao contexto histórico e social do movimento humano a partir de conceitos e aplicações relacionados à tarefa e ambiente de aprendizagem. Interpreta e associa conhecimentos biológicos (Anatomia e Fisiologia) e mecânicos (Cinemática e Dinâmica) com os movimentos do corpo humano (produção e controle), considerando que a complexidade humana é determinante no processo de ensino-aprendizagem. Estuda e aplica testes e protocolos de medidas e avaliações em Educação Física. Discute as práticas necessárias para identificar e socorrer os tipos de traumas, assim como aplicar conhecimentos básicos de primeiros socorros para evitar o agravamento de traumas e lesões.

Educação das Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Libras – 120 horas
Ementa: Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática docente nos diversos níveis da educação básica e a inclusão pedagógica de pessoas com deficiência. Analisa os desafios postos à formação docente, no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo e propõe o uso de estratégias diferenciadas para o ensino. Apresenta a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. Considera LIBRAS a partir dos estudos semióticos e linguísticos, destacando-a como a primeira língua da pessoa surda. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas e ligada aos processos históricos e sociológicos. Tal reflexão é acompanhada da compreensão e problematização da diversidade cultural e étnica, em contraposição às abordagens eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, que são estudadas com o objetivo de ressaltar a importância desse componente étnico-racial, enfatizando sua participação na sociedade, nas lutas do povo brasileiro, sua posição e importância na formação nacional, no processo político e na vida social e econômica do país.

Metodologia dos Esportes Coletivos – 120 horas
Ementa: Analisa e interpreta os conceitos teóricos dos esportes coletivos de quadra de maneira aplicada. Desenvolve a capacidade de elaborar planos e estratégias de ensino para iniciação e aperfeiçoamento do basquete, handebol e voleibol. Enfatizam aspectos comuns dos princípios táticos, formação de equipes, aprimoramento técnico, dinâmicas
do esporte e demais características concernentes aos esportes coletivos. Discute temas transversais da pedagogia do esporte. Favorece a reflexão sobre as formas de socialização, inclusão, crescimento e desenvolvimento do indivíduo na perspectiva do uso do esporte como privilegiado instrumento pedagógico-educacional, capaz de contribuir na formação do caráter e da personalidade dos praticantes.


5º. Período

Corpo e Movimento – 160 horas
Ementa: Estuda a corporeidade como fundamento filosófico para compreender o corpo e o movimento integrados na totalidade humana. Discute a Corporeidade como base teórica para superar as concepções reducionistas na Educação Física. Discute a motricidade humana como fundamento filosófico para compreender o corpo e o movimento integrados na totalidade humana. Analisa o gesto corporal como elemento de expressão e comunicação e formas de intersubjetividade e práxis humana. Aborda as atividades rítmicas e expressivas, a Dança, a Capoeira, as atividades aquáticas e motoras adaptadas para pessoas com deficiência, como práticas de inclusão e intervenções da Educação Física, bem como as interpreta como formas de gestualidades que expressam significados sociais com sentido estético, educativo e dinamizador de vivências corporais e aprendizagens técnicas, motoras e culturais.

Exercício e Qualidade de Vida – 120 horas
Ementa: O módulo discute os conceitos e o conjunto de variáveis determinantes para a qualidade de vida do ser humano. Propicia um estudo crítico-reflexivo da etiologia, fisiopatologia e prescrição de exercícios em casos de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis como obesidade, diabetes, e hipertensão arterial. Aborda aspectos fisiológicos envolvidos na prescrição de exercícios.

Mercado de Trabalho – 80 horas
Ementa: Estuda as teorias do campo da gestão, direito e empreendedorismo concernentes à formação do profissional de educação física. Reflete sobre as competências e habilidades profissionais, relacionando-as ao Estágio Supervisionado e, sobretudo ao código de ética da profissão. Discute a importância do empreendedorismo na sociedade do conhecimento como elemento essencial na formação do profissional de educação física, incentivando a criação de negócios próprios. Apresenta a evolução, abrangência e tendências das grandes áreas de atuação de forma teórica e prática.


6º. Período

Abordagem Interdisciplinar para Grupos Especiais – 120 horas
Ementa: Estuda os fatores de risco e hábitos cotidianos, em diferentes fases da vida relacionadas ao desenvolvimento das doenças-crônico-degenerativas. Propõem a discussão necessária para elaboração da intervenção nos processos patológicos neuroendócrinos, metabólicos, imune, cardiovascular e do aparelho do movimento, partindo de um modelo multidisciplinar de intervenção.

Atividades de Academia – 120 horas
Ementa: Estuda elementos que compõem a dinâmica de funcionamento das atividades de academia enquanto macro setor de atuação do profissional de educação física. Analisa criticamente e metodologicamente as especificidades das atividades emergentes no mercado e suas peculiaridades em torno da teoria do treinamento. Aborda propostas teóricas e práticas permitindo que o aluno desenvolva o domínio de competências e habilidades para a sua atuação profissional. Proporciona a prática crítica reflexiva e discussões sobre como balizar sua intervenção profissional nas academias à luz de teorias produzidas a partir dos campos de conhecimento específicos e afins.

Cultura Corporal – 120 horas
Ementa: Estuda a cultura corporal do movimento como conteúdo da Educação Física a partir de uma perspectiva da diversidade cultural e do movimento humano intencional e suas significações sociais e culturais que são representadas na expressão corporal por meio de diferentes linguagens. Propõe através da práxis o entendimento necessário para que o profissional da área reconheça o corpo-sujeito que se apropria do movimento para construir diferentes sentidos na sua vida. Compreende o corpo e suas diferentes formas de expressão cultural e interação com o mundo e considera as atividades aquáticas, as lutas, a capoeira e a dança como práxis de inclusão e intervenção da Educação Física.


7º. Período

Estágio Supervisionado – 240 horas
Ementa: Oportuniza observação, participação e regência em situações concretas da educação física, sob supervisão direta de profissional habilitado e em conformidade as normas e regulamentações do estágio supervisionado. Relaciona teoria e prática com base em experiências ativas das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, e das contradições (acertos e erros) comumente intrínsecas na prática profissional.

Metodologia da Pesquisa em Educação Física – 120 horas
Ementa: Estuda as diferentes formas de pensamento epistemológico, científico e filosófico que permite uma compreensão de construção de conhecimento de natureza quantitativa e qualitativa que envolve a Educação Física. Incentiva à capacidade critico-reflexiva e interpretativa, essenciais para construção de conhecimentos na área da pesquisa. Apresenta os métodos de pesquisa de diferentes perspectivas, visando à produção de trabalhos acadêmicos organizados e fundamentados que apontem para múltiplas possibilidades de produção científica, incentivando uma visão sistêmica, crítica e humanizadora.

Treinamento Esportivo – 120 horas
Ementa: Aprofunda a reflexão sobre o treinamento físico-desportivo, propondo o estudo dos diferentes modelos de periodização e ciclos que caracterizam o programa e sessões de treinamento. Estudo das respostas orgânicas ao exercício e ao treinamento físico, considerando a complexidade que caracteriza a natureza adaptativa humana, fundamentado nos aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Articula diferentes métodos de avaliação e de prescrição do treinamento para as diferentes manifestações do esporte e exercício, baseado no desenvolvimento das capacidades físicas, como a força, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, equilíbrio, velocidade e agilidade, fundamentado nos princípios de treinamento.


8º. Período

Abordagem Interdisciplinar nos Esportes – 160 horas
Ementa: Analisa, interpreta e discute à luz de uma abordagem interdisciplinar, questões relativas as competências do técnico esportivo com ênfase na direção estratégica de equipes. Propõe o aprofundamento em temáticas direcionadas a busca do desempenho máximo no âmbito esportivo, levando em consideração pesquisas recentes produzidas no campo das ciências do esporte. Apresenta as contribuições das diferentes áreas (dinâmica do trabalho coletivo multidisciplinar) tais quais: fisioterapia, nutrição, psicologia, entre outras.

Estágio Supervisionado – 240 horas
Ementa: Oportuniza observação, participação e regência em situações concretas da educação física, sob supervisão direta de profissional habilitado e em conformidade as normas e regulamentações do estágio supervisionado. Relaciona teoria e prática com base em experiências ativas das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, e das contradições (acertos e erros) comumente intrínsecas na prática profissional.

Inovação e Gestão Esportiva – 120 horas
Ementa: Estuda as teorias do campo da administração, do marketing e do direito aplicáveis às organizações esportivas, em sintonia com a expansão econômica e as tendências do setor. Interpreta, discute e apresenta as inovações e tecnologias aplicadas na área do esporte e saúde. Orienta os discentes a antecipar-se diante das tendências e novas realidades do mercado e ao domínio de novas tecnologias. Analisa e articula ações promocionais de marketing esportivo em conformidade com as necessidades do mercado, privilegiando a reflexão crítica e consciente acerca da inserção do segmento esportivo na sociedade de consumo.


Currículo 5

1º. Período

Atividades Complementares – 60 horas
Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Biologia Celular e Genética – 120 horas
Ementa: Estudo celular dos tecidos, com ênfase nas principais organelas envolvidas em suas especializações; a estrutura dos ácidos nucléicos e os aspectos relacionados com a sua organização, funcionalidade e transferência da informação genética, como base para a compreensão das heranças mendelianas.

Componentes Básicos da Educação Física e Esportes – 120 horas
Ementa: Estuda as condições sócio históricas dos conteúdos da Educação Física, na busca da compreensão dos significados socioculturais dessas manifestações corporais representadas pelas Ginásticas, Jogos e o Atletismo construídas ao longo da história. Analisa as relações desses conteúdos sócio históricos com a Educação Física e suas contribuições socioeducativas. Delimita as formas de intervenção do profissional da Educação Física orientando a prática profissional e intervenção a partir de princípios fundamentados na práxis pedagógica.

Fundamentos da Educação Física e Esportes – 120 horas
Ementa: Estuda os diversos aspectos epistemológicos que construíram as bases da Educação Física, com ênfase na história, sociologia, aspectos culturais, psicológicos e do desenvolvimento humano. Analisa e discute os diferentes períodos sócio históricos e suas conjunturas políticas e culturais no Brasil e no mundo para entender as diferentes concepções e abordagens da Educação Física. Propõe a Educação Física como campo de estudo e área de intervenção que estuda o ser humano e o seu desenvolvimento integral, inserido num contexto sócio histórico, político e cultural a partir de uma abordagem interdisciplinar. Analisa o esporte como fenômeno social complexo, suas interfaces e, ainda, suas relações com a Educação Física.

Morfologia Neurolocomotora – 80 horas
Ementa: O módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema nervoso e do aparelho locomotor contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.


2º. Período

Atividades Complementares – 60 horas
Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Dimensões Multidisc. da Educação Física e dos Esportes – 160 horas
Ementa: Estuda o ser humano na sua multidimensionalidade e a sociedade como organização social complexa, dinâmica e aberta. Nesse sentido, busca compreender o mundo, a educação e a cultura na perspectiva histórica e sociológica. Discute os aspectos da aprendizagem e seus diferentes estágios e, ainda, analisa aspectos didático-pedagógicos da Educação Física e dos Esportes. Propõe a compreensão da complexidade humana a partir de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar para uma prática profissional condizente com a realidade em que está inserido o profissional de Educação Física.

Educação, Inclusão e Libras – 120 horas
Ementa: Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática docente nos diversos níveis da educação básica e a inclusão pedagógica de pessoas com deficiência. Analisa os desafios postos à formação docente, no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo e propõe o uso de estratégias diferenciadas para o ensino. Apresenta a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. Considera LIBRAS a partir dos estudos semióticos e linguísticos, destacando-a como a primeira língua da pessoa surda. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS.

Elementos Básicos da Educação Física e dos Esportes – 120 horas
Ementa: Aborda e explora os conceitos do Atletismo, dos jogos e brincadeiras e das ginásticas numa contextualização sócio histórica da Educação Física. Discute e incentiva o educando para sua atuação na sociedade a partir de suas vivências, experiências e atitudes num contexto que permite um conhecimento acerca da cultura corporal do movimento aproximando à práxis pedagógica dos conceitos que envolvem os esportes individuais e suas implicações.

Morfologia Visceral – 120 horas
Ementa: O módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema cardiovascular, respiratório, renal e digestório contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.


3º. Período

Fundamentos Teóricos Metodológicos dos Esportes Coletivos – 160 horas
Ementa: Analisa e interpreta os conceitos teóricos dos esportes coletivos de quadra de maneira aplicada, desenvolvendo nos discentes a capacidade de elaborar planos de ensino direcionados a iniciação esportiva. Abordam aspectos comuns do ensino dos fundamentos básicos, dos princípios táticos defensivo-ofensivos e demais características concernentes aos esportes coletivos. Discute as tendências e as polemicas que cercam a pedagogia do esporte, no tocante às formas de socialização, crescimento e desenvolvimento do indivíduo na perspectiva do uso do esporte como privilegiado instrumento pedagógico-educacional, capaz de contribuir na formação do caráter e da personalidade dos praticantes.

Fisiologia Aplicada – 80 horas
Ementa: Estudo dos princípios gerais dos sistemas de controle do meio interno. Aborda fisiologia dos sistemas do organismo para manutenção da homeostase, integrando a dinâmica de funcionamento entre os sistemas cardiovascular, respiratório, renal, endócrino e digestório.

Estudo do Movimento Humano – 80 horas
Ementa: Visa fornecer o conceito e o reconhecimento dos sistemas relacionados ao corpo humano. Descreve a terminologia anatômica, abordando as bases morfofuncionais dos sistemas, a fim de que o aluno possa estabelecer inter-relações entre as estruturas anatômicas estudadas. Busca interpretar e aplicar os conhecimentos biológicos (Anatomia e Fisiologia) e mecânicos (Cinemática e Dinâmica) sobre os movimentos do corpo humano (produção e controle), considerando que a complexidade humana é determinante na avaliação e interpretação dos testes, medidas e avaliações em Educação Física. Propicia e relaciona os diversos saberes a estudos cineantropométricos.

Atividades Complementares – 60 horas
Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Módulo de Formação Cidadã II – 120 horas
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista, articuladas aos eixos estético-somático, conhecimento compreensivo e práticas interativas. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania , por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnicorraciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras.


4º. Período

Atividades Complementares – 60 horas
Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Biodinâmica do Movimento Humano e Avaliações – 120 horas
Ementa: Estuda os elementos e os princípios da aprendizagem motora de acordo com a manifestação cultural da criança, relacionando-a ao contexto histórico e social do movimento humano a partir de conceitos e aplicações relacionados ao aprendiz, à tarefa a ser aprendida, e ao ambiente de aprendizagem. Busca interpretar e aplicar os conhecimentos biológicos (Anatomia e Fisiologia) e mecânicos (Cinemática e Dinâmica) sobre os movimentos do corpo humano (produção e controle), considerando que a complexidade humana é determinante no processo de ensino, aprendizagem e interpretação dos testes, medidas e avaliações em Educação Física.

Esportes Coletivos – 160 horas
Ementa: Analisa e interpreta os conceitos teóricos dos esportes coletivos de quadra de maneira aplicada. Desenvolve a capacidade de elaborar planos e estratégias de ensino para iniciação e aperfeiçoamento. Enfatizam aspectos comuns dos princípios táticos, formação de equipes, aprimoramento técnico, dinâmicas do esporte e demais características concernentes aos esportes coletivos. Discute temas transversais da pedagogia do esporte. Favorece a reflexão sobre as formas de socialização, inclusão, crescimen-to e desenvolvimento do indivíduo na perspectiva do uso do esporte como privilegiado instrumento pedagógico-educacional, capaz de contribuir na formação do caráter e da personalidade dos praticantes.

Atividade Física e Saúde – 120 horas
Ementa: Estuda as principais variáveis envolvidas na prescrição do exercício físico, bem como as adaptações fisiológicas agudas e crônicas decorrentes desta prática. Propicia uma reflexão da inter-relação dos sistemas fisiológicos e aspectos nutricionais, considerando os aspectos ambientais, socioculturais, genéticos e psicológicos que caracterizam a complexidade humana. Discute as diferentes práticas necessárias para identificar e socorrer os diversos tipos de traumas, assim como aplicar conhecimentos básicos dos primeiros socorros evitando o agravamento das lesões.


5º. Período

Metodologia da Pesquisa em Educação Física – 80 horas
Ementa: Propicia iniciação ao pensamento e conhecimento cientifico. Incentiva à capacidade critica reflexiva e interpretativa, essenciais para construção de conhecimentos e prática da pesquisa em Educação Física. Apresenta os métodos científicos, visando tornar os estudos e trabalhos acadêmicos organizados e aprofundados. Incentiva à reflexão e visão crítica, essenciais para perspectivar a autonomia investigativa do futuro pesquisador.

Exercício e Qualidade de vida – 120 horas
Ementa: O módulo discute os conceitos e o conjunto de variáveis determinantes para a qualidade de vida do ser humano. Propicia um estudo crítico-reflexivo da etiologia, fisiopatologia e prescrição de exercícios em casos de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis como obesidade, diabetes, e hipertensão arterial. Aborda aspectos
fisiológicos envolvidos na prescrição de exercícios.

Corpo e Movimento – 160 horas
Ementa: Estuda a Corporeidade como fundamento filosófico para compreender o corpo e o movimento integrados na totalidade humana. Discute a Corporeidade como base teórica para superar as concepções reducionistas na Educação Física. Analisa o gesto corporal como elemento de expressão e comunicação e formas de intersubjetividade e práxis humana. Aborda as Atividades rítmicas e expressivas como a Dança, a Capoeira, as Atividades Aquáticas e motoras adaptadas como práticas de inclusão e intervenções da Educação Física, bem como as interpreta como formas de gestualidades que expressam significados sociais e um sentido estético, educativo e dinamizador de vivências corporais e aprendizagens técnicas, motoras e culturais.


6º. Período

Abordagem Multidisciplinar Aplicada a Grupos Especiais – 80 horas
Ementa: Estuda os fatores de risco e hábitos cotidianos, em diferentes fases da vida relacionadas ao desenvolvimento das doenças-crônico-degenerativas. Propõem a discussão necessária para elaboração da intervenção nos processos patológicos neuroendócrinos, metabólicos, imune, cardiovascular e do aparelho do movimento, partindo de um modelo multidisciplinar de intervenção.

Cultura Corporal – 120 horas
Ementa: Estuda a cultura corporal do movimento como conteúdo da Educação Física a partir de uma perspectiva da diversidade cultural e do movimento humano com significações sociais e culturais que são representadas pela corporeidade em seus múltiplos aspectos. Propõe através da práxis o entendimento necessário para que o profissional da área reconheça o corpo-sujeito em sua especificidade. Analisa o corpo e suas diferentes formas de expressão cultural e interação com o mundo e considera as Atividades Aquáticas, as Lutas, a Capoeira e a Dança como prática de inclusão e área de intervenção da Educação Física, bem como as interpreta como formas de gestualidades que expressam significados sociais e um sentido estético, educativo e dinamizador de vivências corporais e aprendizagens técnicas, motoras e culturais.

Educação para o Lazer e Organização de Eventos – 120 horas
Ementa: Desenvolve a reflexão das questões do Lazer e Qualidade de Vida na perspectiva educacional. Incentiva a elaboração de propostas que redundam à consciência da importância dos usos e costumes do tempo livre e aquisição de hábitos
saudáveis por toda vida, aos diversos segmentos populacionais. Articula as teorias do Lazer e Qualidade de Vida de modo a serem aplicadas em ambientes educativos formais e não formais com ênfase em conteúdos alternativos e organização de eventos esportivos e competições escolares e não escolares.


7º. Período

Atividades de Academia – 160 horas
Ementa: Estuda elementos que compõem a dinâmica de funcionamento das atividades de academia enquanto macro setor de atuação do profissional de educação física. Analisa criticamente e metodologicamente as especificidades das atividades emergentes no mercado e suas peculiaridades em torno da teoria do treinamento e gestão de organizações. Aborda propostas teóricas e práticas permitindo que o aluno desenvolva o domínio de competências e habilidades para a sua atuação profissional incluindo a perspectiva da gestão e administração. Proporciona uma prática críticoreflexiva e discussões sobre como balizar sua intervenção profissional nas academias à luz de teorias produzidas a partir dos campos de conhecimento específicos e afins.

Gestão de Organizações e Inovação em Esporte e Saúde – 160 horas
Ementa: Estuda as teorias do campo da administração, do marketing e do direito aplicáveis às organizações esportivas, em sintonia com a expansão econômica e as tendências do setor. Interpreta, discute e apresenta as inovações e tecnologias aplicadas à área do esporte e saúde. Orienta os discentes a antecipar-se diante das tendências e novas realidades do mercado e ao domínio de novas tecnologias. Analisa e articula ações promocionais de marketing esportivo em conformidade com as necessidades do mercado, privilegiando a reflexão crítica e consciente acerca da inserção do segmento esportivo na sociedade de consumo.

Estágio supervisionado – 240 horas
Ementa: Proporciona observação participante, acompanhamento-participação e regência de atividades sob supervisão de profissional habilitado. Relaciona a preparação profissional com a prática docente em espaços próprios do profissional de Educação Física. Analisa contradições, acertos e erros tanto na formação, quanto na prática profissional.


8º. período

Abordagem Multidisciplinar Aplicada aos Esportes – 120 horas
Ementa: Analisa, interpreta e discute à luz de uma abordagem interdisciplinar, questões relativas as competências do técnico esportivo com ênfase na direção estratégica de equipes. Propõe o aprofundamento em temáticas direcionadas a busca do desempenho máximo no âmbito esportivo, levando em consideração pesquisas recentes produzidas no campo das ciências do esporte.

Estágio supervisionado – 240 horas
Ementa: Proporciona observação participante, acompanhamento-participação e regência de atividades sob supervisão de profissional habilitado. Relaciona a preparação profissional com a prática docente em espaços próprios do profissional de Educação Física. Analisa contradições, acertos e erros tanto na formação, quanto na prática profissional.

Mercado de Trabalho – 80 horas
Ementa: Estuda as teorias do campo da gestão, marketing, direito e empreendedorismo concernentes ao mercado de trabalho em educação física. Capacita a articulação de ações de gestão e marketing esportivo mediante as oportunidades e necessidades do mercado. Incentiva a criação do próprio negócio a partir de reflexões sobre o sucesso e insucesso das organizações. Apresenta a importância do empreendedorismo na sociedade do conhecimento como elemento essencial na formação do profissional de educação física. Contempla a elaboração de TCC.

Treinamento Esportivo – 120 horas
Ementa: Aprofunda a reflexão sobre o treinamento físico-desportivo, propondo o estudo dos diferentes modelos de periodização e ciclos que caracterizam o programa e sessões de treinamento. Estudo das respostas orgânicas ao exercício e ao treinamento físico, considerando a complexidade que caracteriza a natureza adaptativa humana, fundamentado nos aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Articula diferentes métodos de avaliação e de prescrição do treinamento para as diferentes manifestações do esporte e exercício, baseado no desenvolvimento das capacidades físicas, como a força, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, equilíbrio, velocidade e agilidade, fundamentado nos princípios de treinamento. 

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INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado
Reconhecimento: Portaria Nº 01 de 06/01/12  
Duração: 4 anos
Campus: Rudge Ramos e Planalto
Mensalidade - 1º semestre de 2016: R$ 913,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 1014,44.
Horário de aula: Manhã - 7h30 às 11h/ Noite - 19h30 às 23h
Avaliação MEC:
Bacharelado: CPC: 3 / CC: 4
Licenciatura: CPC: 3 / CC: 4