Professor publica em revista internacional artigo sobre ensino a distância

19/08/2014 14h46

O professor Douglas Filenga publicou artigo sobre a satisfação dos alunos no sistema virtual de aprendizagem tomando como base estudo quantitativo realizado com 291 estudantes de todo o Brasil. Com o título original “Student satisfaction process in virtual learning system: considerations based in information and service quality from brazil’s experience”, o trabalho foi divulgado na edição de julho da revista Turkish Online Journal Distance Education - TOJDE, que possui webqualis A2, de acordo com a Capes.

O estudo avaliou a influência da qualidade do sistema, da qualidade da informação e qualidade dos serviços sobre a satisfação do aluno durante o uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Segundo Douglas Filenga, professor da área de Administração da FAE (Faculdade de Administração e Economia), o trabalho pode ajudar gestores educacionais no planejamento dos investimentos em EaD, possibilitando o alinhamento entre as ações da instituição, os objetivos pedagógicos e os interesses do estudante. “Estas ações viabilizam a redução de um dos mais graves problemas da educação a distância: a evasão escolar”, considera.

“A qualidade da informação teve um impacto maior na satisfação e uso, seguido de qualidade de serviço e qualidade do sistema. Pode-se afirmar que o grau de satisfação e uso de um sistema pelos alunos é maior quando percebem informações de maior qualidade, enquanto que a qualidade do sistema tem o poder mais fraco de causalidade dentro do modelo”, acrescenta.

Doutorando pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), o professor da FAE Douglas Filenga escreveu o artigo com os pesquisadores Fabio Nazareno Machado da Silva, Fernando de Souza Meirelles e Marino Brugnolo Filho. Acesse o artigo e a revista na íntegra.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,