Você está aqui: Página Inicial / Gestão Pública / Matriz Curricular

Estrutura Curricular

A estrutura curricular é formada por conteúdos de diferentes áreas: Administração, Ciências Contábeis, Ciência Política, Economia, Direito, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Sistemas de Informação e Comunicação. A formação ampla e diversificada está alinhada à RESOLUÇÃO Nº 1, DE 13 DE JANEIRO DE 2014, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Administração Pública e aos demais cursos que compreendem o campo multidisciplinar de investigação e atuação profissional voltado ao Estado, ao Governo, à Administração Pública e Políticas Públicas, à Gestão Pública, à Gestão Social e à Gestão de Políticas Públicas.

 

Eixo: As Abordagens Científico-Tecnológicas


Módulo 01: Políticas Públicas
Carga Horária:100
Os processos de ampliação do Estado, a sua diferenciação funcional e a emergência das políticas públicas na sociedade contemporânea. A implementação e o significado da expansão das estruturas sociais de bem-estar. A crise do modelo de bem-estar social vista pela teoria neoliberal e pela teoria neomarxista. O estado moderno e a implementação de políticas públicas analisados a partir das teorias do processo decisório. Os novos enfoques sobre a relação público-privado: a solução cooperativa.


Módulo 02: Introdução a Teoria do Estado
Carga Horária:100
Conceitos fundamentais para a compreensão do conceito de Estado e as organizações comunais que o precedem: comunidades, gens, clãs e tribos. Discute-se a origem do Estado e sua relação com a sociedade como espaço da ação política, evidenciando o papel do Estado e a luta de classes na formação do espaço público em contraposição à esfera privada. Acompanha-se as metamorfoses do Estado dentro da sociedade capitalista de produção, a gestão do sistema e a implementação de políticas públicas na sociedade contemporânea.


Módulo 03: Dinâmica sociocultural
Carga Horária:100
Estuda a estrutura e a dinâmica societária e cultural no Brasil contemporâneo. Aponta aspectos importantes da história da formação política, social, cultural e a construção da cultura (ou culturas) brasileira contemporânea. Busca relações entre as formas de governo e as características culturais e sociais; aspectos dessa dinâmica na interpretação da estrutura societária e na compreensão do desenvolvimento da democracia em nosso país. Compreende o estudo das forças existentes no território de cidades brasileiras a partir da análise das relações socioculturais entre os vários poderes existentes em seu meio. Explora as características e efetividade do serviço público no Brasil, a partir da análise das características sócio-culturais brasileiras. Faz uma reflexão sobre o processo de globalização e suas repercussões na dinâmica sociocultural brasileira, abordando a democracia e a distribuição de riquezas. Analisa a dicotomia inclusão e exclusão. Repensa o processo de desenvolvimento territorial a partir da compreensão das diferenças sociais e culturais.


Módulo 04: Seminário de Políticas locais/regionais
Carga Horária:100
Orientação do aluno no mapeamento e análise de dados e indicadores sociais, bem como subsídio à realização de diagnósticos regionalizados necessários para a formulação de políticas públicas direcionadas à valorização das culturas locais/regionais e à melhor qualidade de vida de setores vulneráveis da população. 

Certificação: Assistente de Políticas para a Gestão Local/regional


Eixo: O Estado da Arte da Gestão local/regional

 

Módulo 05: Direito Constitucional e Direitos Sociais
Carga Horária:100
A importância da Constituição, a partir da redemocratização do Brasil. A chamada Carta Magna como parte da vida das pessoas e das instituições. As contradições e dificuldades na implementação dos direitos sociais e, portanto, da própria cidadania.


Módulo 06: Gestão Pública no Brasil
Carga Horária:100
Avaliação da estrutura dos municípios brasileiros, notadamente seus modos de organização e objetivos sociopolíticos. Análise de sua evolução histórica e a relação entre as esferas de governo no contexto federativo face à emergência dos desafios urbano-regionais e às responsabilidades decorrentes da legislação constitucional e leis complementares.


Módulo 07: Economia, Poder e Cultura
Carga Horária:100
Cultura como linguagem e como discurso, como construção de significações e valor para o conhecimento e o exercício do poder. Cultura e História. Dinâmica cultural das sociedades contemporâneas. Diversidade política e cultural. Análise crítica das noções de cultura local, nacional e global. Cultura popular, cultura erudita e cultura de massas. A indústria da cultura na cidade contemporânea. Relações de poder, formas de dominação e subordinação, burocracia e cultura. Economia solidária e geração de renda por meio da cultura local/regional.


Módulo 08: Metodologia da Gestão Público-Social
Carga Horária:100
Apresenta modos de ação e tendências na metodologia da gestão público-social, a partir da apresentação e discussão de políticas participativas e seu papel na construção da cidadania.

Certificação: Assistente de Gestão do Espaço Público


Eixo: As Intervenções da nova Governança

 

Módulo 09: Direito Administrativo
Carga Horária:100
Análise e compreensão do funcionamento da máquina estatal nos níveis federal, estadual e municipal, a partir de estudos envolvendo noções de direito administrativo, função pública, agente público, bem como a possibilidade de ser aplicada a governança local/regional, visando a uma maior participação da sociedade no exercício da democracia ativa.


Módulo 10: Contabilidade Pública
Carga Horária:100
Estudo dos conceitos básicos de contabilidade e controle. Avanço conceitual para pensar novos modos de controle na democracia urbana. Tendências teóricas e práticas das relações entre controle e governança.


Módulo 11: Planejamento Urbano
Carga Horária:100
Processos de planejamento urbano, locais e regionais e a busca do entendimento de sua dinâmica e características. Aspectos de controle e do compartilhamento relacionados ao desenvolvimento de novas formas legais e políticas de planejamento urbano. Processos de planejamento regional, funcionamento e resultados. Instrumentos legais de planejamento local como o plano diretor participativo e o orçamento participativo. Expectativas com relação à contribuição dos vários atores envolvidos, especialmente no poder político local – poder executivo, câmara municipal e áreas técnicas da prefeitura.


Módulo 12: Oficina de Elaboração Projetos I
Carga Horária:100
Integração de conceitos, historicidade e situações narradas nas diversas Módulos do curso com vistas à melhor compreensão das políticas públicas integradas.

Certificação: Assistente de Planejamento de Gestão Pública


Eixo: Atitudes e Competências Compartilhadas

 

Módulo 13: Gestão de Pessoas
Carga Horária:100
O conhecimento das competências que o contexto social e político do século XXI demandam do servidor público e dos possíveis impactos que elas exercem sobre a qualidade dos serviços prestados ao público nas cidades e regiões, bem como sobre a qualidade de vida no trabalho dos próprios servidores. Consideração das influências e impactos da liderança, dinâmica e representatividade dos grupos e trabalho em equipe, com foco no aperfeiçoamento das competências necessárias ao exercício das funções público-sociais que levarão ao incremento na qualidade dos serviços públicos e da qualidade de vida no trabalho.


Módulo 14: Gestão Estratégica
Carga Horária:100
Processos de planejamento e gestão estratégicos na cidade região. Aspectos de gestão estratégica relacionando-os com desenvolvimento local e regional, implantação de infra-estrutura no território da cidade. A relação entre o regional e o local na gestão estratégica.


Módulo 15: Sistemas de Informações
Carga Horária:100
O controle social e a democratização da informação da gestão pública. Instrumentos utilizados para o controle popular da administração pública e a inclusão social. Orçamento participativo, Ouvidorias, Conselhos Municipais e Fóruns. A Lei de Responsabilidade Fiscal e a transparência pública. Sistemas de informação. Internet como forma de divulgar e acompanhar a gestão pública.


Módulo 16: Oficina de Elaboração Projetos II
Carga Horária:100
Integração de conceitos, historicidade e situações narradas nas diversas Módulos do curso com vistas à melhor compreensão das políticas públicas integradas

Certificação: Assistente de Gestão Compartilhada


Percurso Formativo 

Ao término do curso dos quatro módulos de cada semestre, o estudante recebe uma certificação intermediária e com a conclusão do curso, o estudante recebe o diploma de Tecnólogo em Gestão Pública, podendo dar continuidade aos seus estudos com o curso de uma pós-graduação (lato ou strictu-sensu).

Comunicar erros