Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Direito / Noticias / Semana Jurídica da Metodista aborda vulnerabilidade de idosos, deficientes e crianças

Semana Jurídica da Metodista aborda vulnerabilidade de idosos, deficientes e crianças

Condição do vulnerável pauta as atividades acadêmicas de 2015 do curso de Direito

05/08/2015 20h50 - última modificação 17/08/2015 18h17

Fotospublicas.com - Everson Bressan

Crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência serão os grupos vulneráveis em debate na XII Semana Jurídica da Universidade Metodista de São Paulo, dias 25, 26 e 27 próximos. O tema vulnerabilidade tem sido referência para as atividades acadêmicas de 2015 do curso de Direito, que busca analisar a condição e proteção da população mais fragilizada à luz da legislação brasileira. Os encontros da Semana Jurídica ocorrerão no salão nobre do campus Rudge Ramos, em São Bernardo, a partir das 19h30, e é aberto à comunidade.

Em torno do tema central “Vulnerabilidade no Direito Brasileiro”, no dia 25 falará o desembargador Antonio Carlos Cedenho sobre a condição do idoso. No dia 26 a professora doutora Flávia Piva de Almeida Leite comandará exposição sobre pessoas com deficiência e sua condição jurídica. Já no dia 27 dr. Valter Kenji Ishida discorrerá sobre a proteção da criança e do adolescente.

Muitas situações de risco

"A Condição do Vulnerável na Sociedade Contemporânea" abriu o ano letivo como tema da Aula Magna do curso de Direito com o ativista social Reinaldo Bulgarelli. Ele foi um dos fundadores da ONG Meninos e Meninas em Situação de Rua e formulador do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Começou a militar em defesa dos negros, mas concluiu que são só pequena fração da população brasileira marginalizada.

Um jovem universitário que não encontra financiamento estudantil, a mulher que ganha no trabalho 30% menos que o homem, presos que já cumpriram sentença mas não conseguem colocação no mercado, o deficiente físico que não dispõe de acessibilidade urbana adequada, vítimas de enchentes e catástrofes climáticas, enfim, são muitos os que estão hoje em situação de risco diante da complexidade da vida moderna, falou ele na Aula Magna.

Em abril, a convidada foi Rosana Chiavassa, especialista em Direito da Saúde e ex-conselheira federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ela abordou o "Direito à Saúde e Direito à Morte Digna". A seu ver, assim como a Constituição brasileira garante no artigo 5º que todos têm direito à vida, antes dele, no artigo 3º, está assegurada a dignidade da pessoa humana. Nada mais indigno, no seu entendimento, do que uma pessoa em estado terminal ou em situação irreversível de grande sofrimento. Por isso, é favorável à morte assistida.

XII Semana Jurídica: A condição do vulnerável na sociedade brasileira

Quando:  25, 26 e 27 de agosto de 2015, das 19h30 às 23h
Local: salão nobre do campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, Rua Alfeu Tavares, 149, São Bernardo do Campo.
Evento aberto à comunidade
25/08: "O Idoso no Direito Brasileiro"
Desembargador Dr. Antonio Carlos Cedenho
26/08: "A condição jurídica da pessoa com deficiência"
Prof. Dra. Flávia Piva Almeida Leite

27/08: "A proteção da criança e do adolescente no Direito brasileiro"

Dr. Valter Kenji Ishida

Informações: (11) 4366-5695

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
TCC

Receba informações de oferecimento deste curso

 

direito.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: