Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Direito / Noticias / Professoras escrevem em livro sobre Direitos Humanos no século 21

Professoras escrevem em livro sobre Direitos Humanos no século 21

23/03/2015 19h55 - última modificação 24/03/2015 16h19

Há uma compreensão nos meios educacionais de que direitos humanos pertencem aos outros, não a cada um de nós. Para reduzir esse equívoco, o Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie decidiu promover uma grande reflexão sobre o tema, do que resultou a obra “Direitos Humanos: Perspectivas e Reflexões para o Século XXI”. Da coletânea de artigos participam a coordenadora do curso de Direito e a professora de Direito Constitucional da Universidade Metodista de São Paulo, Alessandra Sabatine Zambone e Maria Cristina Teixeira, respectivamente, que tomaram como abordagem "O Direito à Educação na Constituição de 1988".

O livro nasceu de debates ocorridos por mais de dois anos, entre 2011 e 2013, congregando alunos, professores e pesquisadores a princípio do Mackenzie. “As reflexões foram pouco a pouco se espraiando e vieram a se somar acadêmicos, professores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento de renomadas instituições brasileiras”, explicam as organizadoras Ana Cláudia Andreucci, Andrea Boari Caraciola, Carla Noura Teixeira, Marcia Cristina Alvim e Susana Mesquita Barbosa.

Dividido em quatro partes, o livro abre com análise da arquitetura histórica, filosófica e sociológica que impulsionou uma primeira semente rumo ao firmamento dos Direitos Humanos. Em seguida, são expostos os Direitos Humanos no âmbito global e regional. A terceira parte é mais específica e centrada nos principais problemas relativos ao desrespeito aos Direitos Humanos no Brasil. A quarta etapa busca apresentar contribuições prospectivas, com reflexões sobre o papel da educação, cultura, comunicação e cidadania na implementação dos Direitos Humanos.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , ,
TCC

Receba informações de oferecimento deste curso

 

direito.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: