Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Direito / Noticias / 2019 / Guarda municipal e Lava Jato pautam encontros do Grupo de Direito Penal e Criminologia

Guarda municipal e Lava Jato pautam encontros do Grupo de Direito Penal e Criminologia

Palestras encerram a programação de 2019 do grupo de estudos do curso de Direito

19/11/2019 17h35

Cel. Carlos Alberto abordou a modernização da GCM de São Bernardo (Foto Oscar Jupiraci CMSBC)

Projeto de lei que busca dar às Guardas Civis Municipais status de órgão de segurança pública esteve em debate no encontro promovido em 9 de novembro último pelo Grupo de Estudos de Direito Penal e Criminologia da Universidade Metodista de São Paulo.

“As GCMs não constam na Constituição federal como órgão de segurança pública, mas têm recebido atenção do governo e do Congresso Nacional por meio de projeto de lei nesse sentido para dar mais autonomia a esses agentes”, comentou professor Fernando Shimidt de Paula, coordenador do grupo de estudos, que trouxe para o encontro o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Carlos Alberto dos Santos, para falar sobre o papel das GCMs na segurança pública do Brasil.

O secretário municipal falou sobre o Detecta, central de monitoramento por câmeras implantado em São Bernardo em convênio com o governo do Estado, além de investimentos em renovação de viaturas, armamentos e equipamentos de proteção. Também citou a implantação de um plano de carreira na corporação, o que tem atraído mais profissionais à área.

Prevenção criminal

Em 26 de outubro o Grupo de Estudos de Direito Penal e Criminologia da Umesp promoveu palestra com o jornalista e advogado Pedro Campos, da Rádio Bandeirantes, que falou sobre a influência da imprensa na Operação Lava Jato. Segundo professor Fernando Shimidt, que também é delegado chefe da Dicom (Divisão de Comunicação) da Polícia Civil, os eventos objetivaram desenvolver temas e traçar estratégias e programas que visam a prevenção criminal.

“É dentro da universidade que encontramos estratégias e saídas para a criminalidade, sensibilizando os estudantes sobre o problema, que é social e comunitário. Todos somos responsáveis pela sua prevenção e controle", afirmou. Os dois encontros encerraram a agenda de palestras de 2019 do grupo de estudos.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,

MARIA CRISTINA TEIXEIRA - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X