Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Direito / Noticias / 2018 / Curso de Direito é homenageado no Dia da Justiça pela Câmara Municipal de São Bernardo

Curso de Direito é homenageado no Dia da Justiça pela Câmara Municipal de São Bernardo

Sessão solene reuniu vários integrantes do mundo jurídico

12/12/2018 18h20 - última modificação 13/12/2018 15h17

Receberam diploma e broches os professores Alessandra Zambone, Maria Cristina Teixeira e Fernando Shimidt (Fotos Malu Marcoccia)

A Universidade Metodista de São Paulo foi homenageada, por meio do curso de Direito, pelo Dia da Justiça comemorado em sessão solene na Câmara Municipal de São Bernardo na noite de 11 de dezembro último. Várias personagens do mundo jurídico, como promotores, juízes, advogados, policiais e profissionais acadêmicos, se reuniram no Palácio João Ramalho para a celebração da data, oficializada no 8 de dezembro pela lei 1.408 de 1951.

A Metodista esteve representada pela coordenadora do curso de Direito e pela pró-reitora de Graduação e Extensão, professoras Maria Cristina Teixeira e Alessandra Zambone, respectivamente. Também integrante da equipe de docentes da UMESP, o delegado Fernando Shimidt de Paula recebeu igual distinção. A iniciativa foi do vereador Zezinho Soares e apoiada pelo juiz da 3ª Vara Criminal de São Bernardo, Edegar de Sousa Castro. O tenor Rinaldo Viana fez várias apresentações musicais.

Servidores da sociedade

O procurador-geral de São Bernardo, Luiz Mário Pereira de Sousa Gomes, definiu Justiça como entrega de serviço público. Convocou integrantes da Magistratura e operadores do Direito a serem sempre servidores da sociedade, já que é nos tribunais que são buscados direitos como educação, segurança e saúde, entre outros. Luiz Mário representou o prefeito Orlando Morando na cerimônia.

Também na mesa de autoridades, o desembargador aposentado Otacílio Ferraz Felizardo, da 2ª Circunscrição de São Bernardo, atribuiu à Justiça a função de “dar a cada um o que é seu”, citando o jurista romano Eneu Domício Ulpiano. Nesse contexto, incluiu a prática do correto, da honestidade, da bondade e do dignificante para que a Justiça seja exercida conforme preceitos de Deus.

Igualmente relacionando a vontade divina, o presidente da OAB de São Bernardo, Luis Ricardo Davanzo, identificou a Justiça como o tribunal terrestre onde cidadãos fazem valer seus direitos e fez referência aos versos bíblicos de Mateus “... buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado”. Mesmo sendo oficializado em 1951, o Dia da Justiça é celebrado desde 1940 no 8 de dezembro em referência à Imaculada Conceição. A data surgiu por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros e busca homenagear o Poder Judiciário e todos os profissionais responsáveis pelo cumprimento das leis com imparcialidade.

Outro homenageado da noite foi o ex-aluno de Direito da Metodista Flávio Leão, hoje comandante da Guarda Civil Municipal. Todos receberam diploma, broche e um exemplar do livro "Bom Dia Amigo", de Isabel Belo de Azevedo. Veja fotos do evento: 

Dia da Justiça, sessão solene da Câmara Municipal de São Bernardo

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
TCC

MARIA CRISTINA TEIXEIRA - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X