Práticas Inovadoras em Gestão Cognitiva - Com Abordagem Baseada em Design Thinking

Curso presencial
Carga Horária: 24 horas
Duração do curso: um mês
Aulas: 09/03/2019 a 06/04/2019
Horários: 9h às 16h 
Investimento: R$ 390,00
Aguarde Informações

Apresentação

Gerações em mudança, produtos em mudança, ambientes de trabalho em mudança. O mundo está mudando muito rapidamente. Somos humanos e, por isso, nosso processamento não é tão veloz quanto o de um processador digital. Esse é o lado bom da coisa, pois, essa tecnologização está ocorrendo em velocidade exponencial. Se, por um lado, isso está tomando muitos postos de trabalho, por outro, pode abrir muitas oportunidades, pois, quem toma as decisões de consumo, é humano. Como identificar os consumidores do futuro? Quais produtos eles demandarão? Que recursos temos para identificar as demandas? Como operacionalizar o conceito de UX Innovation? Como desenvolver habilidades que abram visões para esse futuro inovador? Para o Design Thinking, o ser humano está no foco das ações. Por isso, tudo deve envolver empatia.

Objetivo

Apresentar e praticar o uso de ferramentas e abordagens inovadora, para abertura de horizontes criativos para o mundo dos negócios.

Específicos

  • Formar praticantes de abordagens inovadoras, em ambientes organizacionais; 
  • Formar grupos de pesquisadores* e interessados no aprofundamento de abordagens inovadoras; 
  • Formar grupos de pesquisadores*,  gestores e praticantes de técnicas de consumo 
  • Desmistificar o uso de abordagens inovadoras, para práticas imediatas em ambientes organizacionais, em todos os setores e níveis. (*empírico)

 

Conteúdo Programático

 

  • A Jornada do Herói como uma estrutura e como roteiros estratégicos.
  • Cadeia de Valores e Gestão por Processos
  • Canvas de Modelo de Negócios
  • DESIGN THINKING: Visão Geral - o processo, atividades e etapas 
  • Novos consumidores; Novos mercados: crises e oportunidades: não sabendo que seria impossível, foi lá e fez!
  • Novos grupos para desenvolver uma organização criativa
  • O papel das histórias em nossas vidas: Storytelling e emoções
  • Resistência às mudanças: Cultura Organizacional
  • Tecnologias ubíquas

 

Público-alvo

Estudantes e gestores, interessados em abordagens inovadoras, que possibilitem aplicação imediata, visando a compreensão e a percepção das mudanças de comportamentos de seus clientes, por meio da vivência de suas jornadas.

Professor Responsável: Dr. Laércio Bento

Graduação em Administração de Empresas, e pós-graduação em e-Business e Gestão Empresarial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Em março de 2008, iniciou o doutorado - como aluno especial - em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo. Em outubro do mesmo ano, após aprovação em Processo Seletivo, passou a pertencer ao corpo de alunos regulares do doutorado. A conclusão do doutorado ocorreu com apresentação de tese em 11/12/2012. Foi coordenador do curso de Processos Gerenciais, e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing (2015/2018), presencial, além de ser professor na Universidade Metodista de São Paulo, em disciplinas presenciais e a distância, na área de Marketing. Membro do NDE - Nucleo Docente Estruturante dos cursos de Marketing, Logística, Gestão de Seguros (EaD) e Recursos Humanos da EGD - Escola de Gestão e Direito/UMESP. Membro da Comissão Editorial (2017) EGD. Foi professor-tutor do curso online, da Fundação Getúlio Vargas - RJ, na mesma área. Desenvolve pesquisas em Redes Sociais, Mídia Social e Comunidades Online.Membro convidado do Comité Científico de la Colección Koiné de Comunicación y Ciencias Sociales extensible también para el «Consejo asesor científico» de la revista científica Communico, publicada pela USJ - Universidad San Jorge, Zaragoza, Espanha, para onde, acompanhou turma de alunos em intercâmbio, em 2017.

Comunicar erros