Marketing Político e Eleitoral: a construção e desconstrução da imagem dos políticos nas campanhas eleitorais

Curso presencial
Carga Horária: 32 horas
Aulas: 15, 22 e 29 de setembro; 06, 20 e 27 de outubro; 10 e 24 novembro de 2018.
Horário: sábado, das 9h às 13h
Investimento: R$ 320,00
Local: campus Rudge Ramos
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Apresentação do curso

Alinhado às novas tendências do mercado, o curso “Marketing Político e Eleitoral: a construção e desconstrução da imagem dos políticos nas campanhas eleitorais” apresenta técnicas de construção e desconstrução imagética que refletem na mídia em geral. O curso proporciona os instrumentos necessários para que os profissionais tenham a capacidade de atuar em um cenário interdisciplinar e ao mesmo tempo de concorrência intensa.

Objetivo

Geral
Capacitar os estudantes a entender e empregar os principais elementos que compõem as técnicas de imersão imagética.

Específicos

  • Promover conhecimentos teóricos no universo da imagem para, assim, capacitar o profissional a realizar a leitura mais complexa;
  • Promover conhecimentos práticos para habilitar os estudantes no desenvolvimento de ações estratégicas para construir e desconstruir imagens dos políticos nas campanhas eleitorais por meio de comunicações sensíveis como o astroturfing e fake news.

Conteúdo programático

  • Origem do termo imagem para gregos e romanos;
  • Evolução da imagem pela arte na idade média e contemporânea;
  • Aplicações da tecnologia na construção e desconstrução da imagem;
  • A Construção e desconstrução da imagem dos políticos nas campanhas eleitorais;
  • Estudo de casos de construção e desconstrução imagéticos de sucesso; 
  • A construção e desconstrução da imagem nas mídias em geral;
  • Análise imagética na Sociedade do Espetáculo;
  • A cooptação afetiva positiva e negativa do eleitor pelas imagens dos políticos nas campanhas eleitorais.

Público-alvo

Profissionais de Comunicação Social, Direito, Marketing, Relações Públicas, Administração, Tecnologia da Informação e áreas correlatas, interessados em se atualizar com base em teorias e práticas mais avançadas no cenário político e eleitoral.

Professor responsável: Edney Firmino Abrantes

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo; sua tese tem como tema: “Astroturfing: uma estratégia sensível na comunicação política”, técnica muito utilizada no meio político sem os seus atores terem a percepção de sua ocorrência no cenário político-eleitoral.
Mestre pela Universidade Santo Amaro – sua dissertação abordou a interdisciplinaridade das Ciências Humanas e o Marketing Político e Eleitoral para fins de construção e desconstrução imagética dos políticos nas campanhas eleitorais.
Ainda na Santo Amaro, é pesquisador do núcleo de pesquisas CONDESIN FOTÓS/GP, descrevendo artigos e estudando técnicas de imersão imagética. Especialista em Marketing Político e Eleitoral pela ECA/USP.
É advogado atuante há cerca de 19 anos, nos ramos do direito civil, direito empresarial e direito administrativo, com especialização em Direito Processual e ênfase constitucional, administrativo e criminal. É Cientista Político atuante na descrição de artigos sobre Política Nacional e Internacional por intermédio do núcleo de Pesquisas NEMRI/CERES da FESPSP.

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