Deficiência Intelectual e Escolarização

Curso Presencial
Local: Campus Rudge Ramos, Ed. Capa
Vagas: 25
Carga horária do curso: 20 horas
Investimento: R$ 96,00

Inscreva-se

Datas dos encontros: 22, 29/10 e 5/11, 12/11, 19/11
Horário: das 19h às 23h
Dias da semana: Terça-feira
Inscrições até: 17/10/2019

Apresentação do Curso

Dentre os muitos desafios que se colocam hoje para a prática pedagógica, o atendimento aos alunos com deficiência intelectual na classe comum se destaca por, como indicam Batista e Mantoan (2006): colocar “... em xeque a função primordial da escola comum que é a produção do conhecimento, pois o aluno com essa deficiência tem uma maneira própria de lidar com o saber que, invariavelmente, não corresponde ao ideal da escola. Nesse sentido, conhecer essa maneira própria de lidar com o saber auxilia o professor a repensar sua prática, ofertando a esse alunado a possibilidade de aprender junto com os demais.

Objetivo do curso

Discutir o atendimento aos alunos com Deficiência Intelectual (DI) na escola comum a partir dos referenciais da educação inclusiva.

Objetivos Específicos

- Estudar o conceito de deficiência intelectual e suas implicações no contexto escolar;
- Discutir o processo de ensino e aprendizagem e as pessoas com deficiência intelectual;
- Apreender aspectos importantes sobre o processo de construção da leitura e escrita por alunos com DI;
- Compreender, dentro da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o significado da gestão dos processos de aprendizagem e sua articulação com o trabalho da classe comum.

Público-Alvo

Professores, gestores educacionais e alunos dos cursos de pedagogia ou psicologia.

Professor responsável: Edison de Queiroz Junior

Psicólogo, mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, especialista em educação e diversidade pela mesma faculdade e especialista em atendimento educacional especializado pela Universidade Federal do Ceará. Técnico da secretaria de educação da prefeitura de São Bernardo do Campo.

Comunicar erros