Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica, Laqueadura e Vasectomia

 

Inscreva-se

Curso presencial
Carga Horária: 16 horas
Aulas: 04 e 11/05/2019
Horário: Das 9h às 17h
Investimento: R$ 200,00
Local: campus Rudge Ramos
Inscrições: Até dia 23 de abril

Apresentação do curso

A Cirurgia Bariátrica é um procedimento adotado no tratamento da obesidade em casos onde somente práticas alimentares e atividades físicas já não trazem mais resultados satisfatórios. Por ser voltada para o bem estar e saúde do paciente, e não apenas para fins estéticos, trata-se de um processo extremamente cauteloso que gera necessidade de novos hábitos alimentares e ainda modificação da imagem corporal que a pessoa tem de si. A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica visa estabelecer o quanto o paciente está preparado tanto para este procedimento, assim como para todo o processo necessário pós cirurgia. O psicólogo responsável pela avaliação psicológica assume um papel importante e deve avaliar os múltiplos aspectos da vida do paciente, principalmente no que se refere à operação.  O terapeuta deve estar apto para averiguar aspectos psiquiátricos, cognitivos e emocionais que podem influenciar no resultado da cirurgia; realizar a psicoeducação do paciente acerca das mudanças associadas à cirurgia; prepará-lo para as modificações comportamentais necessárias no pós-operatório e proporcionar apoio psicológico.

Objetivos

Capacitar profissionais para a realização de avaliação psicológica para cirurgia bariátrica de maneira ética e global, minimizando as complicações no período pós-operatório e mobilizando no paciente o desejo de ser o agente ativo do seu processo de emagrecimento. Serão apresentados aos alunos as potencialidades e as diretrizes para a  aplicação   e interpretação de instrumentos psicológicos.

Conteúdo programático

  • O que é cirurgia bariátrica 
  • Tipos de cirurgia
  • Indicações para cirurgia bariátrica 
  • Apresentação da lei de Planejamento familiar 
  • O que é vasectomia e laqueadura 
  • Características de personalidade favoráveis e contra indicativas, patologias contra indicativas
  • Etapas da avaliação psicológica
  • Avaliação pré e pós cirurgia 
  • Questões éticas 
  • Relatório da avaliação
  • Testes e instrumentos: Apresentação e explicação breve sobre aplicação e correção
  • Escalas especificas para avaliação de transtornos alimentares: personalidade, inteligência e memória

 

Público-alvo

Psicólogos e estudantes de psicologia (a partir do 4º semestre).

Professor responsável: Renato Caio Silva Santos
Doutorando em Saúde Pública (FSP USP) Mestre em Saúde Pública (FSP USP), Especialista em Psicologia Hospitalar (CRP SP), Especialista em Neuropsicologia (CRP SP/ Faculdade de Medicina – Santa Casa de SP) Aprimoramento em Psicologia Hospitalar (Instituto de Infectologia Emílio Ribas). Atualmente é professor do curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo, do programa de Pós Graduação em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica do CEPPS e da Editora Vetor. Possui livros e artigos publicados na área da psicologia da saúde e hospitalar.

Comunicar erros