Além da fronteira final: Religião e Mito em Star Trek

Inscreva-se

Curso Presencial

Turno: integral 
Carga Horária: 8 horas
Campus: Rudge Ramos 
Horário: 8h30 - 17h30
Datas dos encontros: 09/11/2019

Investimento: R$ 100,00
Vagas: 25
Prazo para inscrição: 31/10/2019 

Objetivo

Apontar as relações existentes nas construções narrativas das séries Star Trek onde os temas Religião e Mitos dialogam com as realidades religiosas, sociais e filosóficas na atualidade.

Conteúdo programático

1. Star Trek: A construção de um Mito
2. Religião e Mito em Star Trek
3. Star Trek: Uma critica à religião pura
4. Star Trek e o mito do eterno retorno
5. Exibição de um episódio relacionado ao tema. 

Público-alvo

Estudantes e pesquisadores/as de ciências humanas e demais pessoas interessadas na relação entre estudos de religião e cultura pop, de modo especial, no universo Star Trek.

Pré-requisito

Não há pré-requisitos.

Apresentação do Curso

A série televisiva Star Trek (ou Jornada nas Estrelas) estreou em setembro de 1966 pela rede estadunidense NBC e expandiu seu universo com outras franquias na televisão e no cinema. Desde então, tornou-se uma das séries mais populares entre espectadores do mundo inteiro. Qual a razão para o sucesso de um programa que, ainda hoje, se mantêm no ar através de outras séries derivadas? As temáticas abordadas nas séries Star Trek passeiam entre questões sociais, como intolerância e preconceitos, e questões de ordem espirituais ou religiosas. O curso propõe uma análise desse universo "Trek" pela ótica da religião e das narrativas míticas que construíram as mitologias das séries, mas que tanto inter-relacionam com a realidade.

Diferencial do Curso

O curso tem um caráter indisciplinar onde através de um ícone da cultura popular dialoga com diversificadas áreas do conhecimento acadêmico.

Critérios para certificação

Cumprimento das 8h presenciais do curso.

Professores responsáveis

Cleber Araújo Souto Baleeiro
Doutor em Ciências da Religião e professor no curso de Teologia (EaD) e no lato sensu em Filosofia da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

Antonio Carlos Soares dos Santos
Doutor em Ciência da Religião e professor no Curso de Teologia (UMESP) e lato sensu em Filosofia da Religião; Profetismo e Apocalíptica: Perspectivas e Interpretações. Pesquisador e Palestrante em temáticas de Religião e Cultura.

Comunicar erros