Abordagem Odontológica Preventiva em Gestantes e Bebês

 

Inscreva-se

Curso presencial
Carga Horária: 36 horas
Vagas: 12
Aulas: 27/08 03, 10, 17 e 24/09, 01, 15 e 29/10, 05, 12, 19 e 26/11
Horário: 17h às 20h
Investimento: R$ 1.260,00 
Local: campus Rudge Ramos
Inscrições: até dia 23 de agosto

Apresentação do curso

O curso destina-se a melhorar formação de profissionais e graduandos de odontologia que estão em busca de conhecimentos atuais sobre a evolução técnica e científica da especialidade, para atendimento das necessidades crescentes da população infantil e às exigências do mercado de trabalho.

Objetivo

O objetivo geral é fornecer ao odontólogo informações de como orientar as gestantes durante o período pré-natal assim como ensinar os cuidados em saúde bucal de gestantes e crianças na primeira infância, salientando a importância do atendimento multidisciplinar.

Os objetivos específicos são o atendimento clínico de bebês de 0 a 3 anos de idade, com um enfoque dentro do modelo de promoção de saúde, destacando-se a importância do esclarecimento e da educação da população e do núcleo familiar quanto à necessidade de autocuidados na manutenção da saúde bucal, assim como realizar um tratamento minimamente invasivo, baseado em evidências científicas.

Conteúdo programático

Os primeiros 1000 dias do bebê
Biogênese da dentição decídua
Protocolo de atendimento de bebês
Clínica
Cárie severa na infância e uso do ART
Amamentação (Érika)

Público-alvo

Cirurgiões dentistas e estudantes do 6º, 7º e 8º períodos do Curso de Odontologia.

Professoras responsáveis:

Sucena Matuk Long
Mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é: 1. professora titular das Disciplinas de Odontopediatria e Clínica Infantil da Universidade Paulista- Campus Indianópolis e 2. professora associada dos módulos: Clínica Integrada Infantil Preventiva e Restauradora, e Cariologia e Odontologia Preventiva e Práticas Preventivas de Saúde Bucal Coletiva da Universidade Metodista de São Paulo- Campus Rudge Ramos. Editora da Revista ODONTO da Universidade Metodista de São Paulo, a partir de março de 2012. Faz parte da Diretoria da Associação Paulista de Odontopediatria. Responsável pelo Periódico da Associação Paulista de Odontopediatria desde 2002.

Maria Cristina Duarte Ferreira
Mestrado em Odontologia - Diagnostico Bucal, pela Universidade Paulista (2000) e Doutorado em Odontologia – Odontopediatria/Pacientes com Necessidades Especiais pela Universidade Cruzeiro do Sul (2010). Atualmente é professora na Universidade Metodista de São Paulo, professor do curso de Especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do COESP.

Marina Matrone Filgueiras
Graduada pela UMESP, Especializanda em Odontopediatria pela Fundecto-USP, aluna do curso de pós-graduação em Odontologia Hospitalar do Hospital Heliópolis.

 

Comunicar erros