FUNCTIONAL ANALYTIC PSYCHOTHERAPY (FAP)

Functional Analytic Psycotherapy Professora: Eliana Isabel de Moraes Hamasaki
Carga horária: 20 horas
Aguarde mais informações sobre o próximo oferecimento

 

 

 

 

 

 

OBJETIVO


GERAL: 
Apresentar a proposta descrita como Functional Analytic Psychotherapy [FAP], por Kohlenberg e Tsai (1991), como modelo de atuação voltada ao contexto clínico.

ESPECÍFICOS: 

  1. Discutir fundamentos filosóficos e teóricos sobre o atendimento psicoterápico de orientação analítico-comportamental;
  2. Desenvolver a noção de compreensão clínica e seus desdobramentos na abordagem analítico-comportamental;
  3. Propiciar atitude clínica que parta das noções de comportamento, especialmente de comportamento verbal.

 

CONTEÚDO PRAGMÁTICO

Análise funcional; identificação e manejo de comportamentos clinicamente relevantes (CCRs); comportamento verbal e psicoterapia; Relação Terapêutica sob a perspectiva behaviorista radical.


PÚBLICO-ALVO

Estudantes de Psicologia, a partir do 4º ano.


PROFESSORA RESPONSÁVEL

Eliana Isabel de Moraes Hamasaki
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Atualmente é professora nos níveis de graduação (regularmente) e pós graduação (eventualmente) da Universidade Nove de Julho. Desenvolve, ainda, atividades de nucleação nas disciplinas contempladas no Núcleo de Processos Psicológicos de Ensino-Aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Aplicada e Experimental do Comportamento, ensino, psicologia, saúde, educação e formação em Psicologia. Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), como sócio efetivo.

Comunicar erros