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Currículo Funcional Natural para Pessoas com Deficiência Intelectual Acentuada

imagem-destaque-curriculo.jpgCarga horária: 20 horas
Investimento: R$ 97,00
Encontros: On-line

 

Inscrições:
 

Inscrição para o público geral
- Inscrição com desconto para funcionários das APAES do estado de São Paulo

 

 

Importante: os dados para acesso ao curso serão enviados para os inscritos em até 15 dias úteis após a inscrição, qualquer dúvida, entre em contato através do e-mail curtaduracao@metodista.br . Quando estiver realizando a inscrição, escolha a opção “Quero fazer minha Inscrição (TOEFL / Extraclasse / Cursos / Formaturas)”. O curso não oferece material impresso.

 A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES), em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, apresenta o curso de atualização e capacitação profissional a distância "Currículo Funcional Natural para Pessoas com Deficiência Intelectual Acentuada".

O curso busca contribuir para o aperfeiçoamento das práticas educativas realizadas por profissionais e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência intelectual acentuada, ou seja, possuem limitações significativas em seu desenvolvimento multidimensional.


Diferencial do curso

O curso apresenta módulos de aprendizagem que abordará didática específica de ensino, tendo como proposta o currículo funcional natural a ser desenvolvido nos contextos da escola, família e comunidade, com apresentação de práticas educacionais contextualizadas que poderão ser visualizadas por meio de vídeos.


Objetivo geral

O curso tem como objetivo propiciar atualização e capacitação do profissional que já atua na educação especial, suporte à formação, ressignificação, bem como construção de novas competências de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e demais interessados em atuar no processo educacional de pessoas com deficiência intelectual acentuada, que necessitam de apoio pervasivo ao longo de suas vidas.


Objetivos específicos

Propiciar conhecimentos sobre currículo funcional natural a ser aplicado em pessoas com deficiência intelectual que necessitam de apoio pervasivo com diagnóstico de deficiência intelectual, múltipla (deficiência intelectual associada a outra deficiência) e com transtorno global do desenvolvimento, associados à deficiência intelectual que necessitam de apoio permanente/pervasivo para a sua educação, cujas condições individuais impossibilitem a inclusão escolar imediata e/ou permanência na rede comum.

Disponibilizar conteúdos para melhor avaliar e elaborar plano de atendimento individual embasado nas dimensões do desenvolvimento: funcionamento intelectual, adaptativo, interativo, saúde e contexto face ao currículo funcional natural.

Apresentar conteúdos para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades de vida prática no contexto escola, família, comunidade e indicar conhecimentos básicos que serão importantes para tornar a pessoa com alto grau de comprometimento, mais independente e produtiva, com comportamentos e atitudes adequados para um bom convívio social.

 

Conteúdo Programático

Marcos Históricos e Legais da Educação Especial
Trajetória Histórica da Pessoa com Deficiência Intelectual
Marcos Legais da Educação Especial
Deficiência Intelectual 
Nova conceituação e Modelo Teórico Multidimensional
Didática de Ensino
Estratégias e Procedimentos Metodológicos de Ensino
Avaliação da Aprendizagem-Currículo Funcional
Importância da Avaliação e elaboração do Plano de Ensino


Público-alvo

Profissionais com formação em Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social. Este curso também é extensivo aos demais profissionais interessados na temática e na educação de pessoas com deficiência intelectual acentuada, incluindo os que atuam ou pretendem atuar em escolas especiais, universidades, instituições não governamentais, clínicas e demais espaços dedicados a elas.


Professor responsável

Eliana Aparecida Luiz Tresoldi
Graduada em Licenciatura Plena - Pedagogia com Especialização em Deficiência Intelectual e pós-graduação em Educação especial na área de Políticas Pública. Assistente de Direção e Coordenadora Pedagógica- Apae de Batatais. Atualmente, é professora de alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento e Deficiência Múltipla na Apae de Batatais. Tempo de trabalho na Instituição - 24 anos. Atualização e capacitação profissional na área de Currículo Funcional Natural, suporte à formação, ressignificação e construção de novas competências de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e interessados no processo educacional de pessoas com deficiência intelectual acentuada.

 

Pré-requisitos

Ser maior de 18 anos, curso superior completo ou cursando.


Metodologia

Por se tratar de curso autoinstrucional, o aluno terá acesso a videoaulas e materiais adequados para que possam estudar sem participação direta de professores ou tutores, de acordo com o seu ritmo de aprendizagem e sua disponibilidade de tempo.  

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