Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário de PIBIC e PIBIT exalta a importância da pesquisa

Seminário de PIBIC e PIBIT exalta a importância da pesquisa

Evento foi apresentado pelo professor Manuel Morgado Rezende

24/10/2018 19h40 - última modificação 25/10/2018 14h36

 

A importância da pesquisa e da iniciação científica em todas as áreas do conhecimento foi tema central de palestra ministrada pelo professor Manuel Morgado Rezende, da Escola de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, durante o "Seminário PIBIC/UMESP e PIBIT Iniciação Científica”, que ocorreu na última terça-feira (23), no Auditório Iota. 

 

O evento contou com participação de alunos do Ensino Médio do Colégio Metodista e de graduação da Metodista que realizam iniciação científica. Após a palestra, os discentes exibiram as pesquisas no hall da Biblioteca Central.

 

De acordo com professor Manuel Morgado, a pesquisa é fundamental para o profissional embasar o argumento, aprender a pensar, a conhecer fontes de informação e buscar fontes mais confiáveis. “O método científico nos permite ter uma estrutura de desenvolvimento de pensamento, e não apenas uma série de passos instrumentais e mecânicos. É um método mais organizado de caminhar na produção de um conhecimento, com possibilidade de inclusive você criticar suas conclusões e refutar suas hipóteses”, disse.

 

Orientada pelo professor Herom Vargas, da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, a aluna Edmara Galvão, do sexto semestre de Jornalismo, pesquisou por um ano sobre webjornalismo e analisou conteúdos jornalísticos para entender como reportagens sobre as Olimpíadas de 2016 abordaram o feminismo. “A importância da iniciação científica e da pesquisa em geral é entendermos como é processo do conhecimento, desde procurar fontes de credibilidade até a relevância da notícia. Basicamente pensei como poderia contribuir para minha área e gerar conhecimento para outras pessoas”, contou a autora da pesquisa “O Feminismo na Grande Mídia e a Campanha ‘QUEROTREINAREMPAZ”’.

 

Foram exibidos 32 trabalhos de iniciação científica de alunos de graduação e 14 de estudantes do Colégio Metodista. Veja os temas

 

SEMINÁRIO PIBIC/UMESP E PIBIT INICIAÇÃO CIENTIFICA – COLÉGIO METODISTA

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,