Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Congresso Metodista 2017 ocorre em 26, 27 e 28 de outubro e já inscreve trabalhos. Participe!

Congresso Metodista 2017 ocorre em 26, 27 e 28 de outubro e já inscreve trabalhos. Participe!

Inscrições para apresentação de trabalhos vão de 20 de junho a 11 de setembro. Outras instituições do Grande ABC podem participar

21/06/2017 16h15 - última modificação 01/09/2017 15h12

A Universidade Metodista de São Paulo realizará em 26, 27 e 28 de outubro mais uma edição anual do Congresso Metodista. O evento integra os cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) das cinco Escolas Metodista e receberá inscrições de 20 de junho a 11 de setembro. Podem também participar alunos e professores de outras instituições, inclusive do Ensino Médio de escolas públicas e particulares.

Em 26 e 27 de outubro as atividades reunirão mesas multidisciplinares, seminários, conferências, painéis e apresentações orais de trabalhos de cursos presenciais. No sábado, 28 de outubro, será a vez dos cursos a distância (EAD).

As inscrições são feitas on-line para oito eventos simultâneos. Confira:

• XIX Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica
• XIX Seminário de Extensão
• XIV Seminário PIBIC/Umesp de Pesquisa
• IV Seminário PIBITI/Umesp de Pesquisa
• II Encontro PARFOR/Umesp
• II Encontro PIBID/Umesp
• I Seminário de Iniciação Científica - Ensino Médio
• I Seminário de Iniciação Científica – Docente Ensino Básico

Em prol da ciência

Não haverá eixos temáticos nesta 19ª edição do Congresso Metodista, mas a pauta central será “Em Prol da Ciência no Brasil”. Portanto, os temas estão em aberto para alunos de graduação e de pós-graduação tanto lato como stricto sensu da Metodista e demais instituições que lidam com pesquisas, inclusive de ensino. As apresentações serão realizadas nos três campi da Metodista e se concentrarão em salas de aula, auditórios e hall dos prédios.

O período de avaliação dos trabalhos inscritos vai de 20 de junho a 30 de setembro. Os trabalhos aprovados serão divulgados em 6 de outubro.

No Encontro PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores) serão apresentados TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) desenvolvidos no projeto PARFOR/Umesp por professores-alunos da Licenciatura em Pedagogia da Metodista. Já no Encontro PIBID/Umesp (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), alunos dos cursos de Licenciatura da Metodista apresentam, no formato painel, os resultados obtidos nos projetos desenvolvidos por eles em escolas da rede pública da região. Participam estudantes de Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia.

Os seminários PIBIC/Umesp e PIBITI/Umesp de Pesquisa (Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e de
Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) -- eventos realizados simultaneamente -- promovem palestras sobre a importância da iniciação científica. Após a palestra, os alunos do PIBIC e do PIBITI Metodista apresentam os resultados de suas pesquisas em formato de painel.

Extensão universitária

Já os projetos que comporão o XIX Seminário de Extensão Universitária utilizarão mesa-redonda como formato de apresentação, que será composta pelos professores responsáveis por cada um dos projetos. As apresentações ocorrerão em 26 de outubro, quinta-feira, no Auditório do Edifício Delta – 2º. Piso, em dois horários:

• Matutino – das 9h30 às 11h
• Noturno – das 19h30 às 21h

No período matutino, haverá mesa-redonda com os seguintes trabalhos:

• Projeto Pós-Balsa – Responsável: Profa. Dra. Alessandra Sabatine Zamboni
• Projeto Canudos – Responsável: Prof. Dr. Victor Hugo de Oliveira Bigoli
• Projeto Rondon – Responsável: Prof. Dr. Victor Hugo de Oliveira Bigoli
 Moderadora – Profa. Ma. Vera Lucia Gouvea Stivaletti – Coordenadora de Graduação e Extensão

No período noturno a mesa-redonda reunirá os seguintes trabalhos:

• Projeto Outplacement – Responsável: Profa. Ma. Andrea Duarte Correa Leite
• Projeto Farol Empreendedor – Responsável: Prof. Me. Antero Paulo dos Santos Matias
• Projeto Bumerangue: Lançando oportunidades para empregabilidade – Responsável: Profa. Ma. Andrea Duarte Correa Leite
• Projeto Pergunte ao RH: Esclarecendo dúvidas do trabalhador - Responsável: Profa. Dra. Valéria Calipo
• Projeto Oficina Empreendedora – Responsável: Prof. Me. Antero Paulo dos Santos Matias
 Moderadora – Profa. Ma. Vera Lucia Gouvea Stivaletti – Coordenadora de Graduação e Extensão

Os alunos não precisam se inscrever para participar das mesas como ouvintes. Basta comparecer ao local nos horários determinados acima. Para alunos ouvintes haverá emissão de certificados para as atividades complementares, exigidas pelos currículos de seus cursos.

Inovações

A Metodista acredita que a divulgação da ciência é uma das formas de promover qualidade de vida por meio de inovações e descobertas que influenciem diretamente o dia a dia, criando condições para o aperfeiçoamento de rotinas ou mesmo para buscar soluções aos problemas que afligem a comunidade.

O 1º Congresso Metodista ocorreu em 1996 com apresentação de 53 trabalhos. A iniciativa resultou em congressos e jornadas anuais até 2000. Em 2001 e 2003 foram realizadas a 1ª e 2ª Jornadas de Iniciação Científica separadamente do 5º Congresso. Em 2002, o Conselho Universitário concluiu que o Congresso Metodista poderia reunir dois dos três eventos científicos realizados pela instituição. Naquele ano, foram realizados o 6º Congresso Metodista e o 4º Seminário de Extensão.

Em 2006, o III Seminário PIBIC/Umesp de Pesquisa passou a integrar o Congresso Metodista, tornando o evento um marco para a efetiva troca de conhecimentos entre os jovens e experientes pesquisadores. Em 2014 foi integrado o I Seminário PIBITI/Umesp de Pesquisa e em 2015 incorporados os Encontros de Pesquisa PIBID e PARFOR. Em 2016 o Congresso Metodista realizou experiência nova, ao ser realizado pelas cinco Escolas individualmente. Neste 2017 retoma a programação voltada a todos os públicos. Veja como foi o Congresso Metodista de 2016.

Congresso Metodista 2017
Quando: 26, 27 e 28 de outubro
Inscrições: de 20 de junho a 11 de setembro por meio do site http://portal.metodista.br/congresso-metodista/
Divulgação dos trabalhos aprovados: 6 de outubro
Local: Campi Rudge Ramos, Vergueiro e Planalto (São Bernardo do Campo-SP)
Informações: (11) 4366-5577 / e-mail: congresso@metodista.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,