Eixos Estruturantes
1. O bem comum
Insere-se no debate sobre o bem comum a condição humana na qual e por meio da qual cada pessoa compõe uma comunidade com os demais seres humanos.
Os bens da natureza – um primeiro bem, que deve ser universal e universalizado, como garantia de um mínimo vital. Os bens conquistados ou produzidos pela própria humanidade – produção material ou imaterial, que devem estar acessíveis a toda a comunidade humana.
Bem comum, dessa forma, é associado à ideia da democracia, que deve ter vigência não apenas no sentido político estritamente, mas também no econômico, social e cultural.
Temas vinculados ao eixo Bem comum:
- Cidadania e inclusão social.
- Sustentabilidade e compromisso social.
- Atuação social solidária.
- Promoção da qualidade de vida.
2. Regionalização e Internacionalização
O princípio da inserção regional deve ser alicerce do tripé ensino-pesquisa-extensão, considerando todas as formas pelas quais a Universidade pode fazer parte das dinâmicas sociais regionais, fortalecendo a identidade e culturas locais e construindo possibilidades para a promoção da vida humana de maneira integral.
A internacionalização funda-se na consistente inserção regional. O respeito externo advém, em larga medida, da relevância da Universidade, em termos pedagógicos e científicos, em seu contexto local.
A internacionalização deverá impactar a produção e a disseminação de conhecimento, e estimular o aprimoramento das práticas pedagógicas e de pesquisa da Universidade, além de ser um instrumento para a mobilização de recursos financeiros de agências privadas e públicas de fomento.
Temas vinculados ao eixo Regionalização e Internacionalização:
- Inserção regional.
- Pesquisa, cultura e sociedade na América Latina.
- Processos de internacionalização.
- Relações internacionais na pesquisa e nos negócios.
3. Educação com qualidade
Entende-se que a educação com qualidade atua também na perspectiva da religação dos saberes e de uma abordagem pedagógica multi(inter)disciplinar, fomentando práticas pedagógicas flexíveis, inovadoras e criativas a partir de matrizes curriculares modulares.
Inovar nas práticas pedagógicas e de pesquisa, no entanto, não significa simplesmente aderir a modismos tecnológicos ou adotar um discurso que vai ao encontro do senso comum das práticas econômicas atuais.
Temas do eixo Educação com Qualidade:
- Tecnologias e o processo educacional.
- Processos de Multi e Interdisciplinaridade.
- Educação para a cidadania e ao desenvolvimento humano.
- Processos educativos e produção de conhecimento colaborativo.
4. Inovação
O novo, por si só, não possui valor social intrínseco. Na essência de tal moldura, nutre-se a seguinte reflexão: Para quem, por que e como se inova?
O conceito de inovação é relativo ao ambiente social em que se insere, podendo ser de caráter incremental, aperfeiçoando produtos ou processos existentes, criando novas referências em seu contexto.
Temas do eixo Inovação:
- Criatividade e empreendedorismo.
- Inovação tecnológica na produção de conhecimento.
- A sociedade contemporânea e os processos inovadores de relacionamento.
- Tecnologia, Entretenimento e interação.
5. Direitos Humanos
Busca-se, com este eixo temático, o incentivo à produção de trabalhos que considerem os direitos humanos como parte das conquistas históricas da humanidade, mas cuja efetivação envolve permanente disputa entre classes e setores sociais.
Dessa forma, entende-se que os direitos humanos são, sobretudo, uma construção histórico-social com repercussão nas diferentes esferas da vida humana.
Temas do eixo Direitos Humanos:
- Reflexões teóricas
- Cultura e formas de efetivação.
- Produções em distintas áreas de conhecimento.
- Direito á igualdade e à diferença.