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Eixos Estruturantes

1. O bem comum

Insere-se no debate sobre o bem comum a condição humana na qual e por meio da qual cada pessoa compõe uma comunidade com os demais seres humanos.

Os bens da natureza – um primeiro bem, que deve ser universal e universalizado, como garantia de um mínimo vital. Os bens conquistados ou produzidos pela própria humanidade – produção material ou imaterial, que devem estar acessíveis a toda a comunidade humana.

Bem comum, dessa forma, é associado à ideia da democracia, que deve ter vigência não apenas no sentido político estritamente, mas também no econômico, social e cultural.

Temas vinculados ao eixo Bem comum:

- Cidadania e inclusão social.

- Sustentabilidade e compromisso social.

- Atuação social solidária.

- Promoção da qualidade de vida.


2. Regionalização e Internacionalização

O princípio da inserção regional deve ser alicerce do tripé ensino-pesquisa-extensão, considerando todas as formas pelas quais a Universidade pode fazer parte das dinâmicas sociais regionais, fortalecendo a identidade e culturas locais e construindo possibilidades para a promoção da vida humana de maneira integral.

A internacionalização funda-se na consistente inserção regional. O respeito externo advém, em larga medida, da relevância da Universidade, em termos pedagógicos e científicos, em seu contexto local.

A internacionalização deverá impactar a produção e a disseminação de conhecimento, e estimular o aprimoramento das práticas pedagógicas e de pesquisa da Universidade, além de ser um instrumento para a mobilização de recursos financeiros de agências privadas e públicas de fomento.

Temas vinculados ao eixo Regionalização e Internacionalização:

- Inserção regional.

- Pesquisa, cultura e sociedade na América Latina.

- Processos de internacionalização.

- Relações internacionais na pesquisa e nos negócios.


3. Educação com qualidade

Entende-se que a educação com qualidade atua também na perspectiva da religação dos saberes e de uma abordagem pedagógica multi(inter)disciplinar, fomentando práticas pedagógicas flexíveis, inovadoras e criativas a partir de matrizes curriculares modulares.

Inovar nas práticas pedagógicas e de pesquisa, no entanto, não significa simplesmente aderir a modismos tecnológicos ou adotar um discurso que vai ao encontro do senso comum das práticas econômicas atuais.

Temas do eixo Educação com Qualidade:

- Tecnologias e o processo educacional.

- Processos de Multi e Interdisciplinaridade.

- Educação para a cidadania e ao desenvolvimento humano.

- Processos educativos e produção de conhecimento colaborativo.


4. Inovação

O novo, por si só, não possui valor social intrínseco. Na essência de tal moldura, nutre-se a seguinte reflexão: Para quem, por que e como se inova?

O conceito de inovação é relativo ao ambiente social em que se insere, podendo ser de caráter incremental, aperfeiçoando produtos ou processos existentes, criando novas referências em seu contexto.

Temas do eixo Inovação:

- Criatividade e empreendedorismo.

- Inovação tecnológica na produção de conhecimento.

- A sociedade contemporânea e os processos inovadores de relacionamento.

- Tecnologia, Entretenimento e interação.


5. Direitos Humanos

Busca-se, com este eixo temático, o incentivo à produção de trabalhos que considerem os direitos humanos como parte das conquistas históricas da humanidade, mas cuja efetivação envolve permanente disputa entre classes e setores sociais.

Dessa forma, entende-se que os direitos humanos são, sobretudo, uma construção histórico-social com repercussão nas diferentes esferas da vida humana.

Temas do eixo Direitos Humanos:

- Reflexões teóricas

- Cultura e formas de efetivação.

- Produções em distintas áreas de conhecimento.

- Direito á igualdade e à diferença.

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