22 de outubro - Quarta-feira
Educação com qualidade - Educação para a cidadania e ao desenvolvimento humano
Mesa-Redonda: Presencial
Título: PIBID/UMESP - 2º ano da experiência
Sessão: 123
Data: 22/10/2014
Horário: 14h às 15h40
Local: C-408
Nome do proponente: Norinês Panicacci Bahia e Roger Machesini de Quadros Souza
Partcipantes: Representante do PIBID da SME Mauá, Representante do PIBID da SME S.B. do Campo, Representante do PIBID da Diretoria Ensino S.B. Campo/SEESP
Ementa: Apresentação dos objetivos e dados do 2º ano da experiência com o PIBID/UMESP. O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, como uma política de incentivo e valorização do magistério, promove a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura, incentivando a inserção destes em escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação acadêmica, com concessão de bolsas. Atualmente o PIBID/UMESP desenvolve 8 Subprojetos de Licenciaturas em parceria com 22 escolas públicas: 7 escolas da Secretaria de Educação do Município de Mauá, 7 escolas da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo e 8 escolas da Secretaria de Educação de São Paulo/Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo, envolvendo 335 bolsistas.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Acesso ou qualidade? Um debate sobre a expansão do Ensino Superior Privado
Sessão: 15
Data: 22/10/2014
Horário: 15h50 às 17h30
Local: Aud. Delta
Nome do proponente: Nara Katsurayama Cazzolato
Participantes: João Gremmelmaier Candido e Thaisa Bechelli Yamanaka
Ementa: A mesa propõe debater sobre as transformações do sistema educacional brasileiro no que tange a educação superior devem-se, principalmente, a três fatores: as metas estipuladas pelo governo federal para trabalhar a formação dos brasileiros desde a creche até a educação superior; o surgimento de uma nova forma de atuação das instituições privadas de ensino superior no mercado; a expansão da modalidade EAD – Educação a Distância.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: A Importância da Formação Humanística na Educação das Novas Gerações
Sessão: 127
Data: 22/10/2014
Horário: 15h50 às 17h30
Local: C-113
Nome do proponente: Cristiane Gandolfi
Participantes: Aldo Santos, Amauri Cesar Moraes, Emerson Meira da Silva, José Salvador Faro
Ementa: O filósofo italiano Antonio Gramsci ofertou á Educação o conceito de Escola Unitária, Ciências Desinteressadas e formação do sujeito omnilateral na perspectiva de construção de um projeto humanista de sociedade para além da razão técnica da economia vigente. Teve por compromisso à Educação que fortalece os laços entre o Conhecimento e a Construção Humana dos indivíduos e indivíduas. Propositou a articulação entre Educação e Trabalho com vistas à elevação moral das massas bem como a apropriação de técnicas de seu tempo histórico constituindo a Escola Unitária. Nessa mesa debateremos a Educação Nacional tendo em vista o papel da Ciência e da Cultura na fomação humanística das novas gerações.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: O cotidiano da creche como espaço de formação de professores e professoras brincantes
Sessão: 26
Data: 22/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: E-407
Nome do proponente: Marta Regina Paulo da Silva
Participantes: Maria Inês Breccio, Rafaela de Ávila Cardoso, Rosemeire da Rocha, Elsa Santana dos Santos Lopes
Ementa: A partir do projeto “Brincadeiras de agora, brincadeiras de outrora: as crianças e a produção das culturas infantis” (PIBID-UMESP-PMSBC), a mesa propõe um debate acerca da formação de professores/as brincantes. Parte da constatação de que, apesar dos avanços no campo da educação da pequena infância, com o reconhecimento da criança como sujeito de direitos, dentre eles o do brincar, muitas instituições ainda privilegiam atividades em que predomina o modelo escolar bancário. Com isso, pouco espaço é destinado às brincadeiras, e quando ocorrem são constantemente controladas pelos/as adultos/as. Esse cenário coloca o desafio às instituições de formação em assumir o compromisso com as infâncias, na perspectiva de formar docentes que reconheçam e respeitem as múltiplas linguagens das crianças.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: A Consciência Feminista na Educação:uma outra escola é possível
Sessão: 28
Data: 22/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: L-328
Nome do proponente: Cristiane Gandolfi
Participantes: Maria Aparecida Santos, Nayara Alves Navarro
Ementa: Desde o século XIX a luta pela emancipação da mulher e difusão da consciência feminista tem feito história. Não se pode pensar educação sem a participação e presença de diversas mulheres propositoras da educação popular e ao mesmo tempo rebeldes diante da ideologia patriarcal predominante na sociedade de classe. Como aparelho reprodutor do Estado a escola foi se constituindo como veiculo difusor do androcentrismo e dominação de classe; contudo, a consciência feminista das professoras busca superar a mentalidade patriarcal burguesa presente na violência simbólica no espaço escolar. Superar a dominação machista no ambiente educativo é construir outra escola, propositar novos habitus, os quais apontam no horizonte valores matriarcais necessários às novas gerações.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Filosofia e educação
Sessão: 29
Data: 22/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: L-330
Nome do proponente: Fernando Lopes de Aquino
Participantes: Hermiton Freitas, Hugo Allan Matos, Daniel Souza
Ementa: O objetivo da mesa é o de analisar alguns elementos que constituem a educação contemporânea, como a sua prática, pressupostos e objetivos, a partir da filosofia e sua tradição. Na mesma medida, trata-se de investigar sob diferentes enfoques e temas as possibilidades de uma educação voltada para a emancipação humana, especificando os limites e as possibilidades da filosofia dentro desse processo.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Corpo e educação
Sessão: 30
Data: 22/10/2014
Horário: 21h30 às 23h
Local: L-328
Nome do proponente: Luis Jean Lauand
Participantes: Wesley Adriano Martins Dourado e Sergio Oliveira dos Santos
Ementa: Trata-se de uma reflexão que se volta para a relação entre corpo e educação de três pontos, necessariamente implicados: o primeiro apresenta o corpo como referencial da linguagem e da educação nos Orientes; o segundo trata das relações entre corpo, movimento e educação e, o terceiro, ensaia indicar a contribuição da antropologia de Adélia Prado para a educação.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Propostas sobre a perspectiva de projetos interdisciplinares (ensino-aprendizagem) no Ensino Superior
Sessão: 24
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: L-449
Nome do proponente: Elaine Cristina Franco de Godoi
Participantes: Erica Felicio de Carvalho Orefice, Keiti de Barros Munari, Vinícius Tadeu de Almeida, Denise de Almeida Ostle e Isadora Marinuzzi Neto
Ementa: Com bases teóricas do Processo Ensino-aprendizagem. Concepções, determinantes e constituintes dos processos de aprendizagem, ensino e formação a partir da perspectiva psicológica. A abordagem histórico-cultural e suas contribuições para a compreensão do aprender, ensinar e formar. Aprendizagem de Adultos.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Teste das Relações Objetais em casos de Violência Doméstica
Sessão: 7
Data: 22/10/2014
Horário: 14h às 15h40
Local: Auditório Capa
Nome do proponente: Maria Geralda Viana Heleno
Participantes: Katiane Fukamachi, Adriana das Chagas de Oliveira Pacheco, Camila Viana de Almeida Procópio
Ementa: Conceituação e apresentação do Teste das Relações Objetais de Phillipson (TRO); Discussão sobre avaliação e interpretação do TRO; Dois estudos de caso de violência doméstica utilizando o TRO como instrumento de avaliação.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: As contribuições do curso de Licenciatura em Matemátcia para o ensino e aprendizagem da Matemática no Grande ABC
Sessão: 144
Data: 22/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: L-454
Nome do proponente: Débora de Jesus Bezerra
Participantes: Silvana Pucetti, Marcelo Modolo, Tainã Nogueira Chaves
Ementa: A Faculdade de Exatas e Tecnologia da Universidade Metodista de São Paulo desenvolve o projeto de extensão “Olimpíadas de Matemática: promovendo a inclusão pelo conhecimento e ajudando a Mudar o Cenário da Educação no Estado de São Paulo” que agrega a Olimpiada de Matemática do Grande ABC (OMABC) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Esta faculdade participa por meio do curso de licenciatura em matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). A proposta desta mesa é apresentar as contribuições que a OMABC, a OBMEP e o PIBID vem desenvolvendo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática no grande ABC e quanto a Metodista vem cada vez mais se aproximando da comunidade escolar desta região.
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Inovação - A sociedade contemporânea e os processos inovadores de relacionamento
Mesa-Redonda: Presencial
Título: Cultura e Midiatização
Sessão: 2
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: José Salvador Faro
Participantes: Iberê Moreno Rosário e Barros, Érica Rizzi, Jênifer Rosa de Oliveira, Lícia Frezza Pisa, Márcia Rodrigues da Costa, Patrícia Fox Machado, Paula Cabral Gomes, Priscila Kalinke, Roberto Malacrida, Rodolfo Bonventti e Tancy Costa Mavignier
Ementa: O processo de midiatização da Cultura na sociedade contemporânea. Relações sociais e simbólicas dos produtos culturais na cultura de massas. Impacto da disseminação das tecnologias digitais e das redes na representação cultural. Cultura, mídia e consumo.
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Inovação - Tecnologia, Entretenimento e interação
Mesa-Redonda: Presencial
Título: Comunicação e esporte: a bola que rolou fora dos gramados na Copa das Copas
Sessão: 126
Data: 22/10/2014
Horário: 14h às 15h40
Local: C-111
Nome do proponente: Wilson da Costa Bueno
Participantes: Karla Eherenberg, Anelisa Maradei, Wesley Carlo
Ementa: Os interesses extra-futebolísticos na Copa do Mundo de 2014. Esporte e ativismo político. A cobertura esportiva além das quatro linhas do gramado. Esporte e patrocínio: quem ganhou o embate Nike e Adidas? A Copa do Mundo na agenda das eleições presidenciais.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: A pesquisa em Comunicação Comunitária
Sessão: 1
Data: 22/10/2014
Horário: 7h30 às 9h10
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: Cicilia Maria Krohling Peruzzo
Participantes: Ariadne Bianchi, Luis C. Paravati, Luzia Y. Deliberador, Maria Alice Campagnoli Otre
Ementa: A pesquisa em comunicação comunitária: principais temas e eixos de investigação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. A pesquisa como possibilidade de participação coletiva em comunidades emergentes de investigação (CEI Comuni). Exemplos de pesquisas realizadas, especialmente, sobre Hip-Hop em comunidade indígena, Comunicação e cultura alimentária em comunidade quilombola e Produção audiovisual em Cooperativa do Movimetno dos Trabalhos Sem Terra.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: As plataformas digitais e os caminhos do jornalismo
Sessão: 4
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: D-350
Nome do proponente: Sebastião Carlos Squirra
Participantes: Ioná Piva, Dirceu Lemos, Fernando Moreira, Marcio Kowalski, Valéria Vargas
Ementa: A comunicação contemporânea se trasnformou radicalmente com as ampliações das plataformas e aplicativos audiovisuais que dominam amplamente os desejos dos consumidores. Isto vem alterando as formas de criação e consumo de produtos comunicativos e redefinindo os modelos narrativos e de negócio no segmento da televisão (fim da grade, novas midias etc) mas, sobretudo no jornalismo eletrõnico que aderiu profundamente a novas formas de acesõ e produção. Todas estas migrações trouxeram cenário inédito tanto para o ser comum, quanto para os pesquisadores e profissionais que atuam no segmento.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Organizando um evento interdisciplinar: I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (EITCCC)
Sessão: 3
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório Iota
Nome do proponente: Walter Lima
Participantes: Amanda Luiza Pereira, Ana Graciela M. F. da Fonseca, Alexandra Fante, Roberta Viegas, Cláudia Assis
Ementa: Consiste em mostrar os desafios, resultados e perspectivas da realização de um evento científico interdisciplinar. O I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (EITCCC) foi realizado em maio/2014, pelo grupo de pesquisa TECCCOG, do programa de Pós-Graduação em Comunicação/UMESP com o objetivo de reunir pesquisadores que atuam interdisciplinarmente entre as áreas da Comunicação Social, Inteligência Artificial, Ciência da Computação, Filosofia da Mente, Neurociência Cognitiva e Psicologia Cognitiva. O objetivo é debater os resultados científicos, no recorte proposto, produzidos pela realização do evento.
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O bem comum – Cidadania e inclusão social
Mesa-Redonda: Presencial
Título: Qual a importância histórica, literária e metodológica do estudo dos textos apócrifos para o estudo do Cristianismo Primitivo? O caso dos Atos Apostólicos Apócrifos
Sessão: 124
Data: 22/10/2014
Horário: 14h às 18h
Local: Anfiteatro Sigma
Nome do proponente: Paulo Augusto de Souza Nogueira
Participantes: Paulo Roberto Garcia, Sebastiana Maria Nogueira, José Luiz Izidoro, Vanderson Eduardo Domingues, Luana Golin, Kenner Cazotto Terra
Ementa: Nas pesquisas acadêmicas sobre o cristianismo primitivo já foi incorporado o uso e o estudo dos textos apócrifos do Novo Testamento, em maior ou menor grau. Existe, no entanto, a necessidade de se definir melhor esse uso. Eles são usados no mesmo grau que os textos chamados "canônicos", ou como fontes auxiliares? Seu poder de criação ideológica e de testemunho histórico é equivalente aos dos textos canônicos, ou devem ser feitas diferenciações? Como avaliar o poder de criatividade e o ímpeto narrativo desses textos, em relação a certa sobriedade dos textos do NT? Em que medida há rupturas e continuidades nos gêneros representados nesses textos? Em que se constitui a apocrificidade em termos literários? Debateremos essas e outras questões em relação com os Atos Apócrifos, em especial.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Religião e Política
Sessão: 125
Data: 22/10/2014
Horário: 15h50 às 17h30
Local: C-406
Nome do proponente: Sandra Duarte de Souza e Jung Mo Sung
Participantes: Priscila Kikuchi Campanaro, Marcos Capelletti, Rogério Pamponeti, Marco Brito e Samuel Valério
Ementa: No Ocidente moderno, o debate sobre religião e política foi marcado pela teoria da secularização e da redução da religião ao campo simbólico e pessoal. A persistência, da relação entre a política e a religião, e da presença das instituições religiosas no âmbito público, levaram diversos autores a questionarem e repensarem o conceito de secularização e até mesmo a própria noção de religião como uma “invenção” do mundo moderno Ocidental. O objetivo dessa mesa redonda é o de analisar as relações de poder, dominação e contestação construídas nas interfaces entre as esferas política e religiosa, e debater sobre os diversos aspectos da relação entre “religião e política”, tendo como pano de fundo o debate teórico acima referido.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Religião e Ciberespaço
Sessão: 27
Data: 22/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: C-219
Nome do proponente: Jorge Miklos
Participantes: Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho , Karina Kosicki Bellotti, Ronivaldo Moreira de Souza
Ementa: O advento do ciberespaço propicia uma reconfiguração sociocultural com uma capilaridade cujos efeitos atravessam todas as esferas da existência social. Atualmente, várias pessoas, ligadas ou não a instituições religiosas, lançam mão dos meios de comunicação eletrônicos interativos como estratégia de mediação para experiências religiosas. Velas virtuais, terços virtuais, velórios virtuais, peregrinações virtuais são alguns exemplos dessa migração da experiência religiosa tradicional para o âmbito digital que opera com uma lógica do deslocamento de fronteiras de tempo e espaço ressignificando práticas religiosas. Esse é o tema da mesa redonda composta por pesquisadores associados ao MIRE - Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Acessibilidade da Gestão Publica
Sessão: 11
Data: 22/10/2014
Horário: 7h30 às 9h10
Local: O-322
Nome do proponente: José de Sá
Participantes: Luis Silvério Silva
Ementa: Apresentação dos suportes legais da transparência (legislação);comentarios e ánalises das primeiras iniciativas dos orgãos públicos iniciais;exposição e reflexão sobre os portais da transparencias nos orgãos publicos.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Acessibilidade da Gestão Publica
Sessão: 16
Data: 22/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: O-522
Nome do proponente: José de Sá
Participantes: Luis Silvério Silva
Ementa: Apresentação dos suportes legais da transparência (legislação);comentarios e ánalises das primeiras iniciativas dos orgãos públicos iniciais;exposição e reflexão sobre os portais da transparencias nos orgãos publicos.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Microcrédito: Crédito Solidário
Sessão: 13
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: O-312
Nome do proponente: Luiz Silvério Silva
Participantes: Anderson Luis Saber Campos, Almir da Costa Pereira
Ementa: A metodologia de grupos solidários em microcrédito, implementada e difundida pelo professor Muhammad Yunus, foi aplicada em várias regiões do mundo. Na região do grande ABC, esta metodologia vem sendo utilizada pelo Banco do Povo – Crédito Solidário. Nesta região os microempresários informais não são contemplados pelo sistema bancário tradicional. O Banco do Povo deu uma alternativa a estes empreendedores, pois através de grupos solidários, os integrantes se responsabilizavam solidariamente pelo pagamento do empréstimo, quando um dos mutuários não consegue quitá-lo por algum motivo.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Transhumanismo: perspectivas antropológicas, filosóficas e jurídicas
Sessão: 23
Data: 22/10/2014
Horário: 7h30 às 11h
Local: L-449
Nome do proponente: Hérmiton Oliveira Freitas
Participantes: Gustavo Rodrigues Rosa, Vítor Cabral
Ementa: O Transhumanismo é um movimento mundialmente emergente que defende o direito ao aprimoramento da configuração ou da condição natural humana - portanto, o "melhoramento humano" - mediante o manejamento tecnológico (especialmente pela aplicação das biotecnologias, das nanotecnologias, da inteligência artificial e da robótica). Para tanto, os transhumanistas defendem o princípio da autonomia do indíviduo no encaminhamento desta decisão, resultando num amplo debate em torno do assim chamado "Princípio de Liberdade Morfológica". A mesa debate a questão pelas perspectivas antropológica, filosófica e jurídica, buscando apreender a emergência das principais consequências históricas que marcam esse contexto epocal, também reconhecido a partir da terminologia do "pós-humanismo".
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Opinião pública midiatizada sobre projetos de economia solidária liderados por mulheres
Sessão: 14
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: O-321
Nome do proponente: Margarida Ribeiro
Participantes: Marco Aurélio Bernardes
Ementa: As representações da mídia a respeito de projetos de economia solidária desenvolvidos na região do ABC sob a lideranças de mulheres, bem como as relações.A formação entre movimento social e mídia como estratégia de fortalecimento político com ênfase na questão do empoderamento da mulher como protagonista de processos sociais e liderança política comunitária. A difusão da cultura de economia solidária na sociedade e seu reconhecimento pelas diferentes setores sociais. Educação para a solidariedade e o bem comum.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Lei de Responsabilidade Fiscal na Administração Pública: inspiração na atuação política de Graciliano Ramos.
Sessão: 18
Data: 22/10/2014
Horário: 21h30 às 23h
Local: O-411
Nome do proponente: Sônia Maria Ribeiro Jaconi
Participantes: Luis Silverio Silva
Ementa: Esta comunicação propõe apresentar a Lei de Responsabilidade Fiscal, essência da administração pública, a partir do exame da atuação do ex-prefeito de Palmeira dos Índios (AL), Graciliano Ramos. O comportamento desse ilustre prefeito está registrado nos Relatórios de Prestação de Contas, escritos nos anos de 1928 e 1929 e publicados no Diário Oficial daquela época. Como prefeito, Graciliano Ramos inovou o perfil da administração pública da cidade, apesar das constantes ameaças que recebeu dos coronéis do sertão e das muitas inimizades que conquistou, ao longo de sua gestão. Consultar o perfil desse prefeito-escritor possibilita a reflexão sobre a gestão do dinheiro público, no atual contexto social, político e econômico do nosso país, e sobre a inefetiva participação do cidadão.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: PNE: Escola como espaço de diversidade cultural e promoção humana
Sessão: 20
Data: 22/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: O-411
Nome do proponente: Eduardo Aruda Okahara
Participantes: Luiz Roberto Alves, Marcos Munhoz, Lana Cristina Nascimento
Ementa: A partir da Lei n 13.005, de 26 de junho de 2014, que configura o Plano Nacional de Educação, a escola, espaço social de promoção humana, seus conteúdos e formas, a partir das metas instituídas pelo PNE, entre outras questões, deverá se reconhecer como um lugar de produção de cultura e, nesse sentido, reinterpretar seu currículo, seu projeto pedagógico e, especialmente, constituir um espaço para a diversidade cultural, produção de saberes, fazeres e atitudes que garantam uma formação mais plena e condizente com as potencialidades humanas.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Parceria entre a Universidade Metodista de São Paulo e as comunidades quilombolas de Barra do Turvo – SP: projetos atuais e futuros
Sessão: 19
Data: 22/10/2014
Horário: 21h30 às 23h
Local: O-421
Nome do proponente: Cláudio Rodrigo Torres
Participantes: José Celso Martins, José de Sá, Marco Aurélio Bernardes, Marcos Munhoz da Costa, Nilce Pontes, Eduardo Okahara Arruda
Ementa: O objetivo principal desta mesa é apresentar o projeto “Cooperquilombo: solidariedade social e econômica” mostrando seus objetivos, metodologias e resultados. Esse projeto é desenvolvido em parceria com as comunidades quilombolas da cidade de Barra do Turvo – SP. Assim, também se apresentará as condições sociais e econômicas das comunidades quilombolas da região do Vale do Ribeira. Outra discussão a ser realizada é sobre o olhar dos quilombolas a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade Metodista de São Paulo em seus territórios. Por fim, serão apresentados os possíveis projetos futuros a serem realizados pela Universidade Metodista de São Paulo em parceria com as comunidades quilombolas do vale do Ribeira.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Religião, Cultura e estudos do Imaginário (midiático)
Sessão: 25
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: L-330
Nome do proponente: Heinrich Araujo Fonteles
Participantes: Renata Cardias Kauaguch, Maria Tereza M.de Souza, Andrea Escudero, Gilmar Caetano Tomaz
Ementa: Objetiva-se refletir sobre as imbricações e as mútuas contaminações do universo religioso com o midiático, identificando as aproximações, afetações, interferências e diferenciações desse processo por meio das Interações e intertextualidades da imagem e do imaginário com outras esferas midiáticas, contemplando as mídias televisivas, digitais e seus produtos e suportes no contexto contemporâneo. A lógica da espetacularização, do consumo e do mercado e a centralidade do audiovisual para entender os processos de midiatização da fé-religião.os estudos do imaginário e sua relação com os estudos da mídia; as relações entre mídia e imaginário religioso; a presença e a ação dos conteúdos imaginários nos meios de comunicação; os estudos sobre a imagem mediática.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: A Centralidade da Educação para o Desenvolvimento da Sociedade Brasileira
Sessão: 8
Data: 22/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: Auditório Capa
Nome do proponente: Luiz Roberto Alves
Participantes: Renata de Almeida Vianna Gava, Geiza Bogado Pereira, Alfredo Nucato, Almir Martins Vieira
Ementa: Esta proposta considera realidades candentes do país: a aprovação do Plano Nacional de Educação em junho de 2014; a impossibilidade evidente de manter os atuais padrões de qualidade da educação e os desafios de compreender a educação como construção sistemática da cultura e, portanto, lugar de expressão e comunicação do projeto de país necessário e desejado. A mesa proposta, desafiada por este tema, objetiva reverter a perspectiva da instrumentalização da cultura educacional e pensá-la como valor de mudança, que opera nos processos formativos das pessoas, das comunidades e das instituições e organizações. Assim, tratará da gestão educacional, do financiamento, do currículo e da formação dos profissionais da educação.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Economia Solidária, alimentos agroecológicos e Comércio Justo: atualidade e possibilidades
Sessão: 9
Data: 22/10/2014
Horário: 21h30 às 23h
Local: Auditório Capa
Nome do proponente: Hugo Allan Matos
Participantes: Coletivo de Consumo Rural Urbano (C.C.R.U), Daniel Mendes, Vinicius Carmo
Ementa: Economia Solidária e Capitalismo. Alimentos Agroecológicos. Comércio Justo e Bem-Viver.
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Regionalização e Internacionalização - Pesquisa, cultura e sociedade na América Latina
Mesa-Redonda: Presencial
Título: Desafios da Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Sessão: 17
Data: 22/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: O-421
Nome do proponente: Anderson Luis Saber Campos
Participantes: Elmo Tambosi Fillho, Alexandre Cappellozza, Kleber Markus
Ementa: Discutir os desafios da Gestão Financeira, em especial, a gestão de caixa e opções de financiamento externos (Private Equity e Angels) e suas relações com Inovação e Tecnologia.
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23 de outubro - Quinta-feira
Educação com qualidade - Educação para a cidadania e ao desenvolvimento humano
Mesa-Redonda: Presencial
Título: A música no ensino, a música nos ensina
Sessão: 10
Data: 23/10/2014
Horário: 14h às 17h30
Local: Sigma
Nome do proponente: Rubens Lopes Junior
Participantes: Caior Forster, Teo Garfunkel, Paulo Garfunkel (Magrão)
Ementa: A música é uma expressão artística que se destaca desde os primórdios da narrativa bíblica. No século VI a.C., Pitágoras afirmava: "a música e a dieta são os dois principais meios de limpar a alma e o corpo e manter a harmonia e a saúde de todo
organismo". Nada no planeta "escapa" aos efeitos da música. Ela interfere em tudo que se refere aos seres vivos: na digestão, nas batidas cardíacas, na respiração, etc. Estudos na área mostram que a música tem o poder de mudar o estado de humor e pode ajudar até na concentração e na memória, além da música ser uma das mais autenticas expressões sociais. Partindo desta perspectiva, a música pode ser uma excelente ferramenta de ensino e educação dos indivíduos, além de ser uma forma de compreender o mundo e o contexto social de nossos discentes.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Pós Graduação EAD: nova concepção de aprendizagem e interatividade
Sessão: 129
Data: 23/10/2014
Horário: 15h50 às 17h30
Local: C-111
Nome do proponente: Juliana Martinez Pieroni
Participantes: Luciane Duarte da Silva, Karin Müller, Valquíria Rossi
Ementa: Ambientes digitais de aprendizagem tem sido cada vez mais utilizados e a temática Educação a Distância tem se tornado realidade indiscutível nas Instituições Educacionais no Brasil e no Mundo. Diante disso faz-se necessário discutir modelos, caminhos e práticas desta nova concepção de aprendizagem e interatividade previstos pela Educação a Distância dando destaque em especial para as práticas e desafios do Modelo EAD nos Programas de Pós Graduação. Quais são os caminhos e necessidades? "replicar o modelo da graduação" ou adequá-lo? o que funciona na prática? novos caminhos e possibilidades.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Do menino conectivo à conectividade com as infâncias: as crianças em Paulo Freire
Sessão: 31
Data: 23/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: E-307
Nome do proponente: Marta Regina Paulo da Silva
Participantes: Edson Fasano, Marcelo Furlin, Jason Ferreira Mafra
Ementa: A mesa propõe um debate acerca das contribuições de Paulo Freire para pensar as infâncias a partir da pesquisa “As infâncias em suas múltiplas palavras e imagens: culturas infantis e educação à luz de Paulo Freire” (Pedagogia UMESP). Tal pesquisa objetiva identificar e compreender como as culturas infantis são produzidas no interior das instituições educacionais a partir da análise das categorias: palavras, imagens e infâncias, tendo como referência teórica Paulo Freire em diálogo com pesquisadores/as da área da infância. A epistemologia freireana fornece elementos fundamentais para a compreensão das infâncias, uma vez que defende a existência de múltiplas formas de ler, estar e dizer o mundo, o que nos convida a reconhecer as crianças como participantes ativas da sociedade.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: O que é conhecimento? O quê e como podemos conhecer?
Sessão: 33
Data: 23/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: L-327
Nome do proponente: Hugo Allan Matos
Participantes: Alacir Villa V. Cruzes, Bruno Cortinove, Daniel Santos Souza, Hermiton Freitas
Ementa: Reflexão multidisciplinar sobre questões fundamentais do conhecimento. Ontologia em Heidegger e Lévinas. O Inato e o Adquirido e a questão do conhecimento na Psicologia
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Primavera Política Brasileira: Jornadas de Junho, Anarquismo e Movimentos Sociais
Sessão: 34
Data: 23/10/2014
Horário: 21h30 às 23h
Local: E-508
Nome do proponente: Hugo Allan Matos
Participantes: Carlos Roberto M. B. Junior, Guilherme Falleiros
Ementa: Política Brasileira. Jornadas de Junho. Anarquismo, hoje. Movimentos Sociais.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Carreira, Liderança e Competências no século XXI
Sessão: 22
Data: 23/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: O-411
Nome do proponente: Luciano Venelli Costa
Participantes: Adriana Barroso de Azevedo, Marcio Shoiti Kuniyoshi, Maria do Carmo Fernandes Martins, Rafael Marcus Chiuzi
Ementa: O grupo se propõe a debater a formação de competências no mercado de trabalho contemporâneo, incluindo temas como a formação pela educação a distância, o valor do equilíbrio emocional e das competências comportamentais, o perfil do líder contemporâneo e a sua formação, as novas carreiras e oportunidades.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Afetividade e educação: ponderações desde a experiência do Pibid
Sessão: 36
Data: 23/10/2014
Horário: 21h30 às 23h
Local: L-557
Nome do proponente: Wesley Adriano Martins Dourado
Participantes:Hugo Allan Matos, Cleise Ribeiro, José Carlos Carneiro dos Santos, Maria Aparecida Gomes Aguilera, Max Douglas do Amorin, Sandra Andreia Monteiro
Ementa: A mesa pretende verificar a implicação das relações afetivas na experiência educativa e como elas colaboram para a problematização das práticas escolares.
Inovação - Tecnologia, Entretenimento e interação
Mesa-Redonda: Presencial
Título: Mídia, religião e política: tendências e oportunidades de pesquisa multidisciplinar
Sessão: 128
Data: 23/10/2014
Horário: 14h às 15h40
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: Magali do Nascimento Cunha
Participantes: Dario Paulo Barrera Rivera, Larissa Pothin Preuss, Leandro Ortunes, Marcelo da Silva Figueiredo
Ementa: A interface mídia, religião e política tem-se revelado elemento significativo para os estudos nos campos da comunicação e das ciências da religião com crescente relevância na medida que grupos religiosos brasileiros, especialmente evangélicos, têm estabelecido projetos de ocupação de mais espaços na esfera pública, por meio de intensa presença nas mídias e na política partidária. Esta mesa será um espaço de apresentação de reflexões teóricas sobre esta constatação, por meio de um quadro que privilegiará o contexto eleitoral de 2014. Será oportunidade também para socialização de pesquisas que caracterizarão as abordagens introdutórias: "O Jornal da Record nas Eleições 2010/2014", "O proselitismo político de Silas Malafaia na mídia" e "A cultura do medo no discurso político-religioso". Mesa-redonda promovida pelo Grupo de Pesquisa MIRE - Mídia, Religião e Cultura.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Mídia, Religião e Gênero
Sessão: 5
Data: 23/10/2014
Horário: 15h50 às 17h30
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: Alexandra Gonsalez
Participantes: Patricia Garcia Costa, Patricia Machado, Lidia Lima, Edu Meinberg
Ementa: O objetivo deste GT é reunir pesquisas interdisciplinares, em torno de diversas áreas do conhecimento e averiguar os caminhos que nos levam à discussão do fenômeno religioso numa perspectiva de gênero. Discussões acerca dos estudos de gênero na pesquisa em comunicação no Brasil, as identidades de gênero e sua recepção, estudos feministas de mídia, que perpassam o caráter estrutural da violência, o marco patriarcal de relações, as experiências de enfrentamento no mundo e no Brasil, modelos e dinâmicas familiares na contemporaneidade, a construção social de gênero no contexto familiar, estratégias femininas de empoderamento, autonomia e autoridade na família. Esse é o tema da mesa redonda composta por pesquisadores associados ao MIRE - Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Práticas religiosas e mídia
Sessão: 6
Data: 23/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: D-350
Nome do proponente: Luís Henrique Marques
Participantes: Daniel dos Santos Galindo, Juliana Cristina Harris Troti, Fábio Elói de Oliveira
Ementa: Apresentação de análises e reflexões sobre diferentes práticas religiosas presentes na mídia, comercial ou confessional, com ênfase para a construção de marcas, consumo e marketing religioso e suas implicações comunicacionais e culturais.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: O tema da inovação - horizontes e desafios em uma perspectiva interdisciplinar
Sessão: 37
Data: 23/10/2014
Horário: 14h às 17h30
Local: C-407
Nome do proponente: Helmut Renders
Participantes: Luciano Sathler Rosa Guimarães
Ementa: A inovação é um tem que ocupa espaço crescente e privilegiado nos planos de governo e na descrição e projeção do futuro das instituições e empresas na sociedade da modernidade tardia. As instituições educacionais passam a ser avaliadas não só pela resposta às novas necessidades de formação mas, também, por sua própria capacidade de inovar. Entretanto, a ideia da inovação não é sem ambiguidade. Afinal, como se relaciona a proposta de inovação com as duas clássicas formas de significar a vocação institucional – e geralmente, em tensão entre si – a transmissão de tradições e a valorização do pensamento utópico? Trata-se de um conceito de moda com data de validade com data de validade marcada, ou de uma nova forma para articular um avanço institucional e social de fato?
O bem comum - Cidadania e inclusão social
Mesa-Redonda: Presencial
Título: Financiamento de Campanha Eleitoral
Sessão: 12
Data: 23/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: O-311
Nome do proponente: João Gremmelmaier Candido
Participantes: Nara Katsurayama Cazzolato, Luiz Silvério Silva
Ementa: A mesa propõe uma análise reflexiva sobre os dados de campanha dos prefeitos eleitos em 2012 nas capitais brasileiras. Serão apresentadas as respectivas Receitas e Despesas, bem como os bens declarados de cada candidato eleito. A proposta é discutir, em especial, os valores do Diretório Nacional (Federal, Estadual e Municipal) que abastecessem tais campanhas, principalmente por meio do Fundo Partidário.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: A relação entre o consumo e tráfico de drogas e a violência praticada por crianças e adolescentes - o papel do Poder Judiciário sob a visão da psiquiatria forense
Sessão: 21
Data: 23/10/2014
Horário: 19h30 às 21h10
Local: O-211
Nome do proponente: Maria Cristina Teixeira
Participantes: Sérgio Paulo Rigonatti, Hilda Rosa Capelão Avoglia, Maria Cristina Teixeira
Ementa: A violência urbana é um fenômeno complexo que, entre seus principais fatores tem os atos infracionais praticados por crianças e adolescentes em situação de consumo, dependência e tráfico de dorgas. O objetivo é analisar esta situação sob o enfoque da psiquiatria, especialmente em relação ao papel desempenhado pelo Poder Judiciário no que diz respeito ao tratamento destes sujeitos.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Testamento vital
Sessão: 32
Data: 23/10/2014
Horário: 19h30 às 20h30
Local: C-117
Nome do proponente: Leandro Reinaldo da Cunha
Participantes: Daniela Pozza Batista, Irma Pereira Maceira
Ementa: O testamento vital apresenta-se como uma nova modalidade contratual que busca garantir às pessoas o direito de tomar certas decisões com relação aos momentos finais da sua vida, com o objetivo de que possa ter uma morte digna.
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Mesa-Redonda: Presencial
Título: Os direitos fundamentais à educação e à saúde da criança e do adolescente nos municípios do ABC e a proteção integral: análise da efetividade das políticas públicas de realização destes direitos.
Sessão: 35
Data: 22/10/2014
Horário: 21h20 às 23h
Local: E-510
Nome do proponente: Maria Cristina Teixeira
Participantes: Alessandra Maria Sabatine Zambone, Elaine Cristina Saraiva Bentivoglio, Diego Reis Carvalho, Viviane de Almeida Ceolin
Ementa: Os direitos à saúde e educação são essenciais à formação da pessoa e sua realização para crianças e adolescentes está submetido ao princípio da proteção integral. O objetivo da mesa é apresentar e analisar as conclusões de pesquisa sobre a realização destes direitos nos municípios do ABC, pelo Grupo de Pesquisa sobre Direitos Fundamentais do Curso de Direito da UMESP.