MESAS REDONDAS E PALESTRAS
26 e 27 de outubro (on-line)
As mesas-redondas serão virtuais e deverão ser voltadas ao debate de temas acadêmicos de interesse geral e de diferentes áreas de conhecimento tendo como foco central o tema geral do Congresso "Ensino, pesquisa e extensão: um novo tempo em defesa da vida".
Essa atividade é elaborada por um(a) docente, pesquisador(a) ou profissional da área, que propõe o tema e coordena o debate. Todas as mesas-redondas serão realizadas pela plataforma Teams.
Palestras
Todas as palestras serão realizadas pela plataforma Teams.
Cronograma Data: 26/10/2021
Para localizar seu trabalho utilize CTRL+F e insira algum dado do seu trabalho (título, número, nome dos autores)
Sessão: MR 1
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 09h20 às 11h00
Título: Religião e direitos humanos: polissemia de um encontro
Participantes: Clarissa de Franco; Jaci de Fátima Souza Candiotto, Patrícia Guernelli Palazzo Tsai, Tainah Biela Dias
Ementa: esta mesa se propõe a abordar as diversas possibilidades de contato e tensões entre os campos de direitos humanos e religião, trazendo temáticas que envolvem a participação das religiões nas lutas contra-hegemônicas por justiça social, políticas redistributivas e lugar de fala e equidade na arena pública, ao lado de grupos subalternizados como indígenas, mulheres, população preta, grupo LGBTQIA+, pessoas de regiões periféricas, com baixa renda, entre outros. A mesa articula teorias decoloniais e construções teológicas como a teologia Queer, a teologia budista e feminista com grandes debates que envolvem os direitos humanos, como as interseccionalidades. Cientes das ambiguidades e tensões que envolvem a universalização dos direitos humanos e a perspectiva da participação das religiões na esfera pública no contexto de sociedades laicas e plurais, o debate contará com quatro mulheres pesquisadoras das Ciências das Religiões.
Sessão: MR 2
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 09h20 às 11h00
Título: Índios Ticunas e a complexidade para uma educação no século xxi
Participantes: Samuel Rocha de Oliveira
Ementa: A temática deste estudo aborda os Índios Ticunas e a complexidade da educação no século XXI, onde refletiremos a respeito da educação oferecida aos índios ticunas. A hipótese que sustenta este estudo baseia-se no fato que os indígenas ticunas convivem com a cultura ocidental e precisam de uma visão educacional diferenciada que considere a cultura, sendo estabelecem relações sociais complexas como estratégia de sobrevivência, e são vistos de forma preconceituosa pela sociedade como etnia inferior, nos padrões da cultura do ocidente. Temos três objetivos: i) Descrever como ocorre a educação escolar indígena. ii) demonstrar a complexidade da tradição cultural e a relevância da manutenção das culturas indígenas. iii) analisar a complexa relação da Educação indígena e se a educação escolar indígena, instituída na aldeia cumpre a função de formar para vida e ao mesmo tempo para o contato com o mundo ocidental. O corpus selecionado para este estudo são os índios ticunas que habitam o território do Alto rio Solimões no Amazonas. O que justifica essa escolha é a observação que culturalmente para a criança ticuna, as primeiras experiências da educação são promovidas pela família, entretanto, diversos pais não percebem a importância de sua participação no repasse cultural para a manutenção cultural. É uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e descritivo amparadas nos trabalhos de Champlim (1991), Brandão (1995), Gruber (1997) e Morin (2001) dentre outros. Mediante os resultados podemos concluir que a oferta educacional para as aldeias, mesmo no formato da educação ocidental, pode contribuir significativamente para o avanço no procedimento para a manutenção cultural dos ticunas, mas é preciso um novo significado para a instituição escolar, que historicamente foram formatadas para negar a diversidade cultural, a escola precisa ser transformada em espaço de construção de relações interétnicas direcionadas a preservação da multiculturalidade.
Palavras Chave: Educação indígena, complexidade, educação escolar indígena.
Sessão: MR 3
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 14h às 15h40
Título: Literatura e Religião no Mundo Bìblico - MESA 1
Participantes: Marcelo da Silva Carneiro; José Ademar Kaefer; Paulo Roberto Garcia; Suely Xavier dos Santos; Agustinus Syukur; Antônio Teles Rodrigues; Cecília Toseli; Daniel Neves Stephen
Ementa: Análise de textos do mundo bíblico, em diferentes cânones, apócrifos, pseudepígrafos, Qumran e do seu entorno religioso-cultural, em perspectiva literária, sócio-histórica e da história da recepção.
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 14h às 15h40
Título: Questões de Gênero no Mundo do Trabalho e as Implicações nas Vivências de Mulheres Trabalhadoras
Participantes: Bruno Chapadeiro Ribeiro; Cristiano de Jesus Andrade, Dayse Cristina da Silva e Michelle Fonseca do Lago.
Ementa: A mesa se propõe a debater temas preliminares de pesquisa sobre as vivências de mulheres frente às condições de trabalho e os desdobramentos na saúde mental e bem-estar subjetivo destas, no que tange a rotina trabalhista e pessoal, oriundas da divisão sóciossexual do trabalho.
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 14h às 15h40
Título: Vozes amplificadas - A palavra do Padre Júlio Lancellotti iluminando os invisibilizados
Participantes: Adriana Cristina Alves do Amaral; Camila Escudero; Luis Farias; Padre Júlio Renato Lancellotti
Ementa: Durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, uma voz ecoa e multiplica-se na proteção das minorias. A voz é do padre católico, Júlio Renato Lancellotti, que no púlpito, nas ruas, mídias sociais e hegemônica se amplifica na proteção dos brasileiros vulnerabilizados. Um fenômeno que atesta a importância da Comunicação pela Mobilização, que atesta que prática dialógica e emancipadora nos faz esperançar.
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 14h às 15h4t
Título: Gênero e diversidade: Temas contemporâneos
Participantes: Rosa Maria Frugoli da Silva; Andreia da Fonseca Araujo; Hugo Tanizaka; José Pascoal Mantovani
Ementa: A Psicologia da Saúde, primando pela prevenção e a promoção da qualidade de vida e bem-estar da população, se preocupa e se dedica também aos estudos da relação saúde, gênero e violência. Vinculando esta perspectiva ao contexto atual mundial quanto a pandemia devido a COVID-19 que acarretou inúmeras perdas de vidas e isolamento social, inclusive com distanciamento social mais severo como medida para evitar um número maior de contaminações pelo novo vírus, a proposta deste trabalho é fazer uma discussão e reflexão sobre o aumento dos casos de vulnerabilidade contra grupos e populações de minoria de direitos que direta ou indiretamente sofreram ainda mais nestes tempos de crise. Além da ocorrência do próprio aumento de tensão e estresse advindos das mudanças atuais, as taxas de desemprego, a ausência de políticas públicas e precariedade de programas efetivos para determinados grupos, infere ainda mais nas desigualdades de relações em diversos âmbitos. A Psicologia compreende que em casos em que o fator do gênero dos envolvidos nestes atos seja o determinante do ato da negligência ou violência, é necessário ampliar o escopo de intervenção profissional em conjuntos com diversas outras áreas para se ter uma melhor compreensão e intervenção acerca das demandas advindas destas circunstâncias. Esta Mesa Redonda se dispõe a dialogar com os diversos contextos – Jurídicos, Saúde e Social visando de forma precípua a garantia de direitos básicos, assim como um alinhamento profissional mais eficaz.
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 15h50 às 17h30
Título: Literatura e Religião no Mundo Bíblico - MESA 2
Participantes: Marcelo da Silva Carneiro; José Ademar Kaefer; Paulo Roberto Garcia; Suely Xavier dos Santos; Douglas de Souza Pedrosa; Fernando Ferreira Rocha; Marcos Felix de Oliveira; Marisa Martins Furlan
Ementa: Análise de textos do mundo bíblico, em diferentes cânones, apócrifos, pseudepígrafos, Qumran e do seu entorno religioso-cultural, em perspectiva literária, sócio-histórica e da história da recepção.
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 15h50 às 17h30
Título: Dálogo sobre teoria e prática de gestão de pessoas na contemporaneidade e ações sustentáveis
Participantes: Valéria Calipo, Tassiane Boreli Pinato, Almir Martins Vieira Elton dias Pereira, Jessica Gomes, Marcelo dos Santos, Patricia Brecht Innarelli, Marco Aurélio Bernardes, Renata Homem de Mello, Shander Peres dos Santos, Juan Musso, Nilson Tadashi Oda, José Pascoal Mantovani, Claudia de Matos Pereira, Elaine Cristina Saraiva Bentivogli, Gustavo Cotomacci, Renata de Almeida Vianna Gava, Fernando Carmino Marques, Vanessa Martins, Alessandra Maria Sabatine Zambone.
Ementa: Refletir sobre a Sustentabilidade na Gestão de Pessoas e apresentar o livro: Teoria e Prática de Gestão de Pessoas da Contemporaneidade d Ações Sustentáveis, organizado pelos professores: Sergio Tavares, Tassiane Boreli Pinato e Valéria Calipo.
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Parcerias produtivas e aprimoramento na atividade de transporte
Participantes: Vitor Gustavo da Silva; Renata Eisinger; Manoel Escobedo Fernandez, Juliana Correa Mergel, Cristiany Bim Gurati Eloi
Ementa: Nos processos logísticos das empresas existem atividades que são realizadas pela própria empresa e atividades que podem ser executadas por empresas parceiras, entretanto a responsabilidade sobre os resultados do processo logístico é da própria empresa. Neste diálogo será abordado como a empresa vem estabelecendo as parcerias produtivas com as transportadoras visando o aprimoramento na atividade de transporte dos produtos aos clientes e as iniciativas colaborativas para redução dos custos totais. Área de interesse: Logística, Comércio Exterior, Administração, Engenharia, Economia e afins.
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: O papel da pós-graduação: programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
Participantes: Adriana Barroso de Azevedo; Cilene Victor da Silva; Maria do Carmo Fernandes Martins.
Ementa: Apresentar o que é a pós-graduação. Distinguir stricto do lato sensu. Caracterizar o papel, demanda do stricto sensu e suas principais características. Apresentar os quatro programas da UMESP: Educação, Comunicação, Psicologia, Ciências da Religião.
Sessão: Palestra 5
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: A dignidade humana como paradigma do sistema de justiça criminal
Participantes: Fernando Shimidt de Paula
Ementa: Viver em sociedade importa sujeitar-se ao interesse coletivo, possuir direitos e obrigações. Não raro, as pessoas se desentendem e buscam no Direito a solução dos seus litígios. Para proteção de bens jurídicos raros a sociedade se vale do Direito Penal, última ratio para a pacificação social; assegurados princípios basilares de direitos humanos, como da dignidade da pessoa humana, legalidade, intervenção mínima e proporcionalidade. A dignidade humana é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil (CF, art. 1o, inciso III) e princípio constitucional regente, que imanta todo o ordenamento jurídico. Não há permissivo que a afaste, especialmente na persecução penal, vedadas, portanto, a tortura, a presunção de culpa e as penas indeterminadas, degradantes e crueis. O sistema de justiça criminal materializa a persecução penal, poder-dever do Estado de perseguir e punir os infratores da lei penal, mas garantida a presunção de inocência, o contraditório e o devido processo legal. Neste ambiente garantista, pretendemos discutir a temática "A dignidade humana como paradigma do sistema de justiça criminal" com alunos, professores e convidados, na esperança que a inclusão social seja o melhor caminho para a prevenção e repressão da criminalidade em nosso país.
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Os desafios das organizações no enfrentamento da COVID19 e o colaborador como elo estratégico
Participantes: Oswaldo Martins dos Santos Filho e Jose Valentin Iglesias Pascual
Ementa: Abordar o tema de gestão de organizções e tecnologias no modelo de trabalho Home office
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Filosofia sádica: 120 minutos de Foucault
Participantes: José Pascoal Mantovani; Reinaldo Beurhuber; Marcos Antônio Dias Júnior; Pedro Morais Vasques; Fábio Gonzaga Gesueli; Barbara Marques Merlin
Ementa: O encontro propõe-se a abordar a obra "120 dias de Sodoma", de Marquês de Sade, a partir de lentes foucaultianas. Servindo-se da interdisciplinaridade própria de Michel Foucault, recorrerá à filosofia, literatura e psicologia para explorar a controversa herança do Marquês e sua relevância para o pensamento contemporâneo.
Sessão: Palestra 6
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Web TV universitária - a experiência do Canal Metô
Participantes: Marcelo Moreira
Ementa: Apresentação do projeto de TV universitária da Universidade Metodista de São Paulo. Concepção, objetivos e experiências.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Empregabilidade em Sistemas de Informação: integração do ensino, pesquisa e extensão
Participantes: Jose Valentin Iglesias Pascual; Francisco Jose Tosi; Débora Debora Bezerra Linhares Liborio; Mario Francisco G Boaratti; Oswaldo Martins dos Santos Filho
Ementa: Analisar os temas emergentes e a empregabilidade no curso de Sistemas de Informação. Apresentar uma interação do ensino, pesquisa e extensão associando a Empregabilidade dos alunos do curso.
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: 21h30 às 23h00
Título: Análise do perfil psicológico das pessoas envolvidas na situação de violência doméstica contra a mulher: da Psicologia ao Direito
Participantes: Aline Regina Alves Stangorlini; Renata Maria Silveira Toledo; Neusa Maria Esteves Bittar
Ementa: O trabalho tem por objetivo analisar o perfil psicológico da vítima, do agressor e das demais pessoas envolvidas no contexto familiar. O tema se justifica pela interdisciplinariedade da análise e a importância de se buscar outros meios além do Direito, tais como a aplicação de tratamento psicológico dos familiares para prevenção contra a violência.
Sessão: MR 19
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 09h20 às 11h00
Título: Mulheres na liderança religiosa: pesquisas de campo
Participantes: Sandra Duarte de Souza; Marina Aparecida Santos Correa; Nilza Menezes Lino Lagos; Nirvana de Oliveira Moraes Galvão de França
Ementa: Analisa a participação de mulheres na liderança de três segmentos religiosos distintos: candomblé, budismo e pentecostalismo. A mesa reúne pesquisadoras que têm se debruçado sobre esse tema em suas pesquisas de doutorado e pós doutorado, com forte inserção de campo.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 09h20 às 11h00
Título: A religião nas fronteiras das linguagens: imagens e palavras
Participantes: Vitor Chaves de Souza; Marcio Cappelli Aló Lopes; Helmut Renders
Ementa: Uma fronteira, segundo Martin Heidegger, não é o ponto onde algo termina, mas, como os filósofos gregos reconheceram, a fronteira é o ponto a partir do qual algo começa a se fazer presente. Na história do pensamento humano, a linguagem — tanto a imagética quanto a textual — estipularam, de certa forma, uma fronteira humana em relação ao mundo da natureza justamente por diferenciar a presença humana por suas narrativas e criações visuais. Partindo disso, a mesa-redonda tem o objetivo de abordar, seguindo a perspectiva das Linguagens da Religião, as imagens e as palavras que surgem na fronteira das mais variadas linguagens religiosas.
Sessão: MR 21
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 09h20 às 11h00
Título: Literatura e Religião no Mundo Bíblico - MESA 4
Participantes: Marcelo da Silva Carneiro; José Ademar Kaefer; Suely Xavier dos Santos; Renato Pereira de Freitas; Sergio Carlos Silva; Sue’Hellen Monteiro de Matos; Thiago Guimaraes Vicente
Ementa: Análise de textos do mundo bíblico, em diferentes cânones, apócrifos, pseudepígrafos, Qumran e do seu entorno religioso-cultural, em perspectiva literária, sócio-histórica e da história da recepção.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 09h20 às 11h00
Título: Literatura e Religião no Mundo Bíblico - MESA 3
Participantes: Marcelo da Silva Carneiro; José Ademar Kaefer; Paulo Roberto Garcia; Jheymes França Correia dos Santos; Lucimeire da Costa Vieira de Souza; Matheus Eduardo de Oliveira Rocha; Omar João da Silva
Ementa: Análise de textos do mundo bíblico, em diferentes cânones, apócrifos, pseudepígrafos, Qumran e do seu entorno religioso-cultural, em perspectiva literária, sócio-histórica e da história da recepção.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 09h20 às 11h00
Título: Trabalho e saúde pelas perspectivas de envelhecimento e enclusão em tempos de pandemia de covid-19
Participantes: Bruno Chapadeiro Ribeiro; Carla Terezinha Palhavã, Estela Douvletis e Marlene da Rocha Pereira
Ementa: A mesa se propõe a debater temas preliminares de pesquisa sobre a inclusão de pessoas com deficiência e da população idosa no mundo do trabalho e seus desdobramentos no que tange a saúde mental e qualidade de vida destes por ocasião de adaptações à rotina de trabalho promovidas pelo momento pandêmico que vivemos.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 14h às 15h40
Título: Comunidades de Memória Paulina
Participantes: Paulo Roberto Garcia; Antonio Carlos Soares; Danielle Lucy Bósio Frederico; Marcelo Carneiro
Ementa: Nesse ambiente, debateremos as diversas vertentes de escritos com memória paulina: as cartas paulinas, as cartas deutero-paulinas (que preferimos denominar cartas de memória paulina), Atos Apócrifos de Paulo e Tecla, Apocalipse de Paulo, além de escritos que refletem esse movimento paulino, a obra literária lucana (Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos) e as cartas de Pedro. Isso nos permitirá reconstruir algumas peças do mosaico que formou o cristianismo, permitindo uma compreensão maior do cristianismo em suas origens, seu caráter plural e, principalmente, a coexistência da diferença dentro do cristianismo, enquanto movimento, e a coexistência de diferenças na relação entre segmentos desse movimento com outras estruturas religiosas. Permitirá também perceber as diversas recepções do pensamento ligado à memória paulina.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 14h às 15h40
Título: Para entender o novo espírito do nosso tempo: por uma crítica teológica das divindades da vida cotidiana
Participantes: Lauri Emilio Wirth; Jung Mo Sung e Priscila Alves Gonçalves da Silva
Ementa: Ainda no século XVI, pensadores como Martinho Lutero, João Calvino e Partolemeo de Las Casas alertavam para um novo espírito de época que paulatinamente passava a dar sentido à vida cotidiana. Lutero afirma que dinheiro e bens se transformaram no “ídolo mais comum na terra”. Calvino aponta para a necessidade de “controlar nossos desejos de modo a não querermos mais do que é necessário para a manutenção de nossa vida”. Las Casas fala de cristãos que oferecem sacrifícios humanos à “deusa mais amada e adorada, chamada cobiça”. Já no século XX, Walter Benjamin levanta a tese de que o capitalismo teria se transformado na principal religião do mundo moderno. A mesa pretende problematizar esses conceitos de idolatria, identificando indícios e expressões desta teologia profana no mundo atual. Pergunta, também, para possíveis contribuições da crítica à religião para a elaboração de políticas públicas, em contextos marcados pela violência e desigualdade social.
Sessão: MR 26
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 15h50 às 17h30
Título: Relações de gênero e poder na Bíblia
Participantes: Sandra Duarte de Souza; Marcelo da Silva Carneiro; Fernando Ferreira Rocha; Lindolfo Alexandre De Souza; Nirvana de Oliveira Moraes Galvão de França; Perla Cabral Duarte Doneda; Priscila Alves Goncalves da Silva; Silvio Cezar; José Pereira Gomes
Ementa: Debate em torno da temática de relações de gênero e poder na Bíblia, entendendo que o texto bíblico também deve ser lido à luz de aportes teóricos críticos que identifiquem nos relatos essas relações conflituosas. Isso não significa um anacronismo, pois não se pressupõe que as personagens bíblicas sejam por si machistas ou feministas, mas que reproduzem os sistemas culturais de seu tempo, os quais conseguimos perceber como androcêntricos e patriarcais, a partir de metodologias críticas de análise. A mesa será formada por doutorandas e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, das área de Linguagens da Religião e Religião, Sociedade e Cultura.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Compliance, vamos lavar a roupa suja!
Participantes: Vitor Gustavo da Silva; Glauber de Almeida Freitas Santos; Klaus Haacke Suppion; João Gremmelmaier Candido; Henrique Jesus Malange Pinheiros
Ementa: Em um cenário caótico onde as relações estão cada vez mais frágeis as organizações são pressionadas a adotar sistemas de Compliance para garantir sua integridade e transparência. Neste palestra iremos destacar sua importância, desafios e contar alguns casos inusitados vivenciados por um auditor de uma rede de lavanderias. Áreas de interesse: Gestão Financeira, Ciências Contábeis, Controladoria, Administração, Economia e afins.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Pesquisas, tecnologias de análise e novas tendências de mercado
Participantes: Silvia Cristina da Silva Okabayashi; Sandro Renato Maskio; Gustavo Kaique Araújo Monea
Ementa: Discute a importância do conhecimento de pesquisas para a análise socioeconômica. Apresenta novas ferramentas tecnológicas de análise de dados. Expõe novas áreas de atuação do profissional formado em economia.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: As contribuições do projero de extensão das olímpiadas de matemática para o ensino e aprendizagem da matemática
Participantes: Débora Bezerra Linhares Libório; Vanessa Linhares da Silva Rodrigues; Valter Espindola Thomas; Douglas de Araujo Smigly; Marcelo Modolo; Flor De Lotus Fausto De Barros
Ementa: Alguns professores da área de exatas da Universidade Metodista de São Paulo desenvolvem o projeto de extensão “Olimpíadas de Matemática: promovendo a inclusão social pelo conhecimento” que agrega a Olimpíada de Matemática do Grande ABC (OMABC) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A proposta desta mesa é apresentar as contribuições que a OMABC e a OBMEP vem desenvolvendo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática no estado de SP e quanto a Metodista vem cada vez mais se aproximando da comunidade escolar da região do Grande ABC.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Adolescência: vicissitudes e transitoriedade na construção da identidade e nas relações parentais.
Participantes: Hilda Rosa Capelão Avoglia; Eduardo Marchese Damini; Jader Ramos Junior; Telma Maria Duarte Rodrigues.
Ementa: A mesa redonda tem como objetivo fomentar a discussão sobre Adolescência, enquanto etapa do ciclo vital marcado pela transitoriedade que se caracterizada pela passagem da infância para a vida adulta. Serão abordadas temáticas envolvendo as relações parentais de adolescentes autistas; a convivência com pais que se encontram em diferentes países e as implicações psicológicas na construção da identidade adolescente. Os trabalhos serão baseados em resultados de pesquisas bem como em experiências clínicas interventivas na perspectiva da teoria psicanalítica. A mesa terá como ponto em comum as vicissitudes e instabilidades apontando a necessidade de ampliar essa reflexão com vistas a favorecer processos de desenvolvimento e consequentemente de saúde mental nesse grupo.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Evasão no Ensino Superior
Participantes: Marcelo dos Santos; Klaus Haacke Suppion; Ari Ricardo Almeida; Patrícia Brecht Innarelli
Ementa: Análise da evasão de alunos no ensino superior, em uma instituição de ensino superior confessional, para cursos da área de ciências sociais aplicadas, motivos levam a desistência, ações de incentivo a permanência do aluno, identificação do perfil do aluno sujeito a evasão.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: A pesquisa científica como ponto de partida de novas práticas na Medicina.
Participantes: Rodrigo Galuzzi Garcia Piva; Rodrigo Prior Bechelli
Ementa: Essa mesa redonda tem como foco principal a discussão em como aplicar novas tecnologias, tão disponíveis em diversas áreas, na área médica. Uma das áreas mais importantes quando se fala em globalização, é o acesso de novas tecnologias de transporte de informação, de maneira rapida, eficaz e segura. As novas tendencias e tecnologias que estão sendo aplicadas, padecem de artigos científicos que comprovem a eficácia e assim possam ser utilizadas numa área complexa e que precisa de certificados e testes para poder ser aplicada, que é a área médica. Iremos debater sobre tendências e novos modelos de desenvolvimento de softwares e equipamentos e qual o futuro que deveremos possibilitar para que isso seja cada vez mais frequente.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 19h30 às 21h10
Título: Filosofia, Literatura e Educação: memórias docentes
Participantes: José Pascoal Mantovani
Ementa: A tríade Filosofia, Literatura e Educação caminham por via idiossincrática, ou seja, há elementos tangenciais entre estes temas que distancia qualquer tentativa de fragmentação. Assim, a hipótese desta palestra será apresentar experiências docentes a partir da articulação entre Filosofia, Literatura e Educação como viés que potencialize vivências de aprendizagens e, ao mesmo tempo, explore contingências que emergem na contemporaneidade. Portanto, a proposição será evidenciar, a partir de memórias docentes, o impacto do acontecimento “sala de aula” no processo constitutivo do sujeito.
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 21h30 às 23h00
Título: Economia Circular Desafios e Oportunidades
Participantes: Renata Eisinger; Vitor Gustavo da Silva; Marcelo dos Santos; Kleber Eloi
Ementa: A mudança de uma economia linear para uma economia circular já é vista como a única opção possível diante de um melhor uso dos recursos naturais através de novos modelos de negócios e a otimização de processos priorizando insumos recicláveis e renováveis. O tema é de grande importância para todas as áreas de formação e deve ser pauta na Universidade. A mesa-redonda tem como objetivo refletir sobre os desafios e oportunidades aqui no Brasil para aplicação da economia circular.