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VII Feira de Negócios de Comércio Exterior será realizada em 6 de junho

Durante o evento, alunos apresentarão planos de internacionalização de empresas

06/02/2019 14h45 - última modificação 21/05/2019 13h17

O curso de Administração - Comércio Exterior promove em 6 de junho próximo a VII edição da Feira de Negócios de Comércio Exterior. O evento reúne apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de estudantes da graduação.

Durante o último semestre, os alunos desenvolvem planos de internacionalização para empresas brasileiras e os resultados são expostos aos públicos interno e externo na Feira.

VII Feira de Negócios de Comércio Exterior
Data: 6 de junho de 2019 
Horário: das 18h às 22h
Local: Praça Central do Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP)

 

Confira os projetos que serão apresentados

Produto: Sílica Gel
Empresa: Saguaragi Indústria e Comércio Ltda.

No Brasil, existem centenas, senão milhares, de empresas de pequeno e médio porte, que fabricam algum tipo de bem e que estão consolidadas nos respectivos mercados nos quais atuam, porém, se encontram estagnadas por não saber no que investir para aumentar seus lucros e conquistar novos clientes. 

O que a maioria dessas empresas não conseguem constatar, é que esses novos clientes estão localizados no mercado externo, o Comércio Exterior é a melhor maneira de inserir uma empresa nacional no mercador internacional. 

O presente projeto trata-se de uma consultoria de exportação realizada para a Saguaragi Indústria e Comércio Ltda, umas das maiores fabricante e distribuidoras de saches de sílica gel do Brasil, empresa que mostra excelência em qualidade de seus produtos e serviços, oferecendo soluções em dessecantes para inúmeros clientes no mercado interno, de vários segmentos diferentes, como por exemplo a Electrolux, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos que estão presentes no Brasil. 

Ao analisar a situação da Saguaragi como um todo, este grupo detectou que a empresa poderia crescer ainda mais, se inserindo no mercado externo e realizando operações de exportação de seus produtos. 

Esta consultoria apresenta estudos e análises de mercado interno e externo do setor de interesse da Saguaragi, roteiro de exportação e até mesmo uma análise de viabilidade financeira da operação de exportação.

Integrantes: Bruna Froldi de Campos; Caroline Eugênio Martins; Fernanda Sarro; Larissa Villela e Rodrigo Lopes Bernardi da Silva.

Produto: Conversor Analógico 4 A 20mA / 0 A 10V para Fibra
Empresa: Flexmedia

O projeto desenvolvido tem o principal objetivo de viabilizar a exportação do Conversor Analógico 4 A 20mA / 0 A 10V para Fibra da empresa Flexmedia. No decorrer do trabalho iremos demonstrar os trâmites e procedimentos necessários para exportar o produto. 

As etapas foram feitas passo a passo sendo possível visualizar que a internacionalização não é algo complexo para as organizações que estão em busca de novas oportunidades no mercado. Será apresentado os regulamentos do comércio exterior brasileiro, como internacionalizar a empresa, sugestão do país para exportação do produto, documentos exigidos e todos os procedimentos requeridos para exportar. 

A consultoria que o grupo está realizando para a empresa busca apresentar na prática todos os conhecimentos adquiridos pelos alunos da Universidade Metodista de São Paulo do curso de Comércio Exterior.

Integrantes: Gabriel Tejo dos Santos; Isabella da Silva Valadares; Jaqueline Pereira Matusiaki; Sara Freire Alves e Yuna Takebayashi Cruz.

Produto: Motobomba de alta pressão
Empresa: Pumpen Vertrieb Bombas Industriais Eireli

Proporcionar a internacionalização de empresas e, consequentemente, o aumento do número de exportações do país tem como finalidade e principal benefício a entrada de ativos estrangeiros, e no caso deste projeto, os Pesos, moeda corrente da Argentina, foco de exportação da empresa proposta.

O foco do plano de internacionalização é a empresa Pumpen Vertrieb Bombas Industriais Eireli, que atualmente produz, a partir de importação e compra no território nacional, motobombas de alta pressão para centros de usinagem.

O propósito deste projeto é analisar a viabilidade de exportação dos produtos da companhia supracitada. O produto exerce a função de condicionar e lubrificar brocas de grande performance em centros de usinagem, usadas para perfurar grandes blocos de metal. 

Correspondentemente, o país foco para exportação é a Argentina, que possui a maior demanda do produto no bloco comercial, com pesquisa feita no site do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Em contraponto da crise econômica do país, a Argentina possui grande potencial para crescimento industrial, visto o volume abundante de importação do produto considerado para o projeto.

Integrantes: Giovanni Leone Varin; Guilherme Daniel dos Santos; Larissa Rodrigues da Ros; Natally Augusto Lopes e Pedro Henrique Cezario Becker de Melo.

Produto: Estação de Tratamento de Água para Reuso (ETAR)
Empresa: Gmar Ambiental

O Comércio Exterior exerce grande influência na economia mundial e nacional, contribuindo para que o país atinja as metas macroeconômicas. Neste cenário, as empresas que participam do mercado internacional ganham competitividade e destaque dentre aquelas que não o fazem. 

O presente plano de internalização objetiva a inserção da Gmar Ambiental no mercado externo, empresa que oferece soluções em tratamento de água, esgoto e efluentes, buscando oferecer aos seus clientes retorno social, sustentável e financeiro. Dentre os diversos produtos disponíveis, há o sistema de tratamento de água da chuva, separador de água, areia e óleo e a estação de tratamento de esgotos compacta, por exemplo.

Este estudo foca a exportação da Estação de Tratamento de Água para Reuso (ETAR) para a Argentina. O produto tem por finalidade tratar águas provenientes de chuveiros, pias, máquinas de lavar, lavagem de veículos, peças etc., eficiente para o correto descarte d'água ou sua reutilização para fins não nobres, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a redução do consumo de água.

Conforme pesquisa de mercado realizada com base em dados da APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Comex Stat do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e SECEM (Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Mercosul), a Argentina é o mercado-alvo selecionado dentre os demais países, pois encontra-se em primeiro lugar como o país de destino das exportações brasileiras do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto em questão e é o local onde a empresa é menos vulnerável à competição internacional, devido ao aumento da participação brasileira no setor comparado à concorrência. 

O projeto aborda pesquisas de mercado, estudo do macro e microambiente, estratégias de marketing, indicação de opções para promoção da empresa e produto no mercado externo, roteiro de exportação e análise de sua viabilidade financeira, a fim de que a empresa obtenha sucesso na internacionalização.

Integrantes: Luis Gustavo De Carvalho Silva; Mayara Santos Cavalcante; Monique Araújo Lopes; Rafael Cominato Ferraz Ferlin Lopes e Sabrina Mayumi Alves Amadatsu. 

Produto: Sofá-Carro
Empresa: Tec Art Pinturas Especiais Ltda Me

Trata-se de um trabalho realizado para internacionalização da empresa Tec Art Pinturas Especiais Ltda Me, que produz moveis de decoração com estilo vintage, mais especificamente o Sofá em formato de carros antigos.

Elaborando um Plano de Negócios para Internacionalização, procurando identificar as oportunidades e forças de realização de processo de exportação de seu produto, que proporcionará a ampliação de negócios da empresa. 

Tec Art Pinturas Especiais Ltda Me atua no mercado desde 1998, inicialmente dedicada à manutenção e estilização de carros de alta performance e criação de Hot Rods, e com o passar do tempo, os empreendedores passaram a investir no mercado de móveis de decoração para amantes do automobilismo. 

O Plano que estamos propondo para a empresa consiste em abrir os caminhos para que os gestores possam projetar a marca no cenário internacional, mediante uma realização e orientações de como tramitar os procedimentos de exportação, seus custos, participantes e intermediários do processo e os roteiros de marketing e pesquisa no mercado externo.

Neste sentido, estamos apresentando e definindo as etapas de planejamento para a exportação e venda do produto em questão no mercado internacional, com preço final mais atrativo quando comparado a concorrência externa.

Integrantes: Emily Gomes; Michael Douglas Santos Inácio; Pedro Ribeiro Jaconi; Thuany Gonçalves e Vitor Coradi.

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