Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Sociais / Notícias / Professora da Metodista lança livro sobre precarização no trabalho

Professora da Metodista lança livro sobre precarização no trabalho

Docente do curso de Ciências Sociais EAD reúne na obra pesquisa de dois anos sobre uma montadora de veículos

28/04/2016 18h40 - última modificação 02/05/2016 16h03

As exigências por mais produtividade e a aceleração da intensidade no ritmo de trabalho têm relação direta com igual aumento nos acidentes e doenças laborais, conclui pesquisa realizada pela professora Luci Praun, que reuniu suas reflexões no livro “Reestruturação Produtiva, Saúde e Degradação do Trabalho”, a ser lançado dia 5 de maio próximo no auditório Capa da Universidade Metodista de São Paulo. A obra toma como base as transformações trabalhistas ocorridas em uma planta de indústria automobilística instalada em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo.

“O livro trata das mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas e seus impactos na saúde dos trabalhadores. Considera as alterações vivenciadas nos locais de trabalho, em escala global, como parte de um processo mais amplo, de reorganização do padrão de acumulação capitalista”, descreve professora Luci, do curso de Ciências Sociais EAD da Metodista, além de docente nas graduações presenciais de Jornalismo, Relações Públicas e Psicologia, bem como na Pós-graduação em Psicologia da Saúde.

Foram analisadas 1.517 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs), 579 das quais emitidas pela empresa e as restantes (938) pelo Sindicato dos Metalúrgicos local, entre 2011 e 2012. A análise destes documentos, a pesquisa bibliográfica, o acesso a outras fontes documentais, assim como a realização de entrevistas com os trabalhadores da montadora de veículos possibilitaram conhecer as condições de trabalho na empresa. “O resultado da pesquisa evidencia, a partir de um espaço produtivo específico, como os processos de precarização, expressos entre outras manifestações na aceleração do ritmo e intensidade do trabalho, têm se desdobrado no aumento expressivo, no mundo inteiro, da incidência de acidentes e doenças com nexo laboral”, completa a docente.

Editado pela Papel Social, o livro será lançado às 19h30 com transmissão ao vivo da apresentação aos polos EaD.

Reestruturação Produtiva, Saúde e Degradação do Trabalho
Lançamento: 5 de maio de 2016
Horário: 19h30
Local: Edifício Capa campus Rudge Ramos Universidade Metodista de São Paulo, rua Planalto, 16, São Bernardo do Campo – SP
Transmissão ao vivo para polos EAD. Confira o polo mais próximo.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,

CLAUDETE PAGOTTO - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: