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Módulos - Segunda Licenciatura

1º período

 

Antropologia: Elementos para a Compreensão da Cultural – 80 h/a
Ementa: O objeto da antropologia; história da antropologia; etnografia; cultura; organização da antropologia. A antropologia em Franz Boas, Malinowski, Durkheim, Mauss, Claude Lévi-Strauss, Radcliffe-Brown, Clifford Geertz; Antropologia social, cultural, estrutural e sistêmica. Religião como sistema simbólico a partir de Geertz.

Elementos Históricos e Filosóficos das Ciências Sociais – 110 h/a
Ementa: Estudo das principais correntes filosóficas que fundamentaram a modernidade europeia: Racionalismo e Empirismo. Os antecessores das Ciências Sociais: Montesquieu, Rousseau e Comte. O Iluminismo e o advento da razão. Definição do fato social: distinção entre problema social e sociológico; Observação e explicação de fatos sociais; Exterioridade versus interioridade em ciência social; Distinção entre determinação sociológica e psicológica; Solidariedade Mecânica e Orgânica; A questão do ensino da sociologia a partir do positivismo e sua aplicação ao campo da educação e contribuições ao conhecimento sociológico, político, econômico e cultural.

Estágio Supervisionado I – 100 h/a
Ementa: Orienta e supervisiona o desenvolvimento do estágio profissional obrigatório junto a escolas da rede pública e privada de ensino básico.

Formação Cidadã – 20 h/a
Ementa: Analisa os diversos tipos de conhecimento, enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Aborda as diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos: as etapas do desenvolvimento, a construção lógica do trabalho e a redação do texto. Estuda os conceitos e os métodos estatísticos, discutindo os mecanismos de coleta, organização, apresentação e análise de dados e de informação. Por meio de um projeto integrador, desenvolve ações referentes à prática de ensino, utilizando a escola como espaço de investigação.


Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos – 100 h/a
Ementa: Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.


2º período

 

Estágio Supervisionado – 100 h/a
Ementa: Orienta e supervisiona o desenvolvimento do estágio profissional obrigatório junto a escolas da rede pública e privada de ensino básico.

História e Filosofia das Ideias Políticas: Liberalismo e Marxismo – 60 h/a
Ementa: História e filosofia das ideias políticas entre os séculos 19 e 20. Liberalismo, utilitarismo; Marx e o movimento socialista e a democracia; a crítica elitista à democracia.

História e Filosofia das Ideias Políticas no Mundo Moderno – 60 h/a
Ementa: Reflete a gênese e estrutura do Estado Moderno e a construção do pensamento político mediado por esse momento histórico, com ênfase na concepção de poder político desenvolvida por Maquiavel. Introduz o aluno ao universo das elaborações sobre o Estado moderno, o fenômeno do poder político e as relações entre governante e sociedade de Maquiavel. Discute a vigência ou não das elaborações de Maquiavel na atualidade.

Teoria Sociológica e o Ensino de Sociologia: Marx e Engels – 80 h/a
Ementa: A concepção materialista da história; o idealismo e o materialismo histórico; forças produtivas e as relações sociais de produção; modos de produção; sociedade capitalista: mercadoria, força de trabalho e mais valia; acumulação de capital e exército de reserva, fetichismo e alienação; ideologia; classes sociais. A questão do ensino de sociologia a partir do pensamento marxista e a sua aplicação ao campo da educação e contribuições ao conhecimento sociológico, político, econômico e cultural.

Teoria Sociológica e o Ensino de Sociologia: Max Weber – 80 h/a
Ementa: Questões teóricas e metodológicas em Max Weber. A sociologia compreensiva e seus elementos sociológicos básicos; a noção de “objetividade” nas Ciências Sociais e o tipo ideal. Ética religiosa e processo de racionalização. O processo de racionalização e o desencantamento do mundo. Ciência e Política duas vocações. Dominação e legitimidade. A sociologia da religião. O ensino da sociologia a partir do pensamento weberiano e sua aplicação ao campo da educação e contribuições ao conhecimento sociológico, político, econômico e cultural.


3º período

 

Educação, Inclusão e Libras – 60 h/a
Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

Estágio Supervisionado – 100 h/a
Ementa: Orienta e supervisiona o desenvolvimento do estágio profissional obrigatório junto a escolas da rede pública e privada de ensino básico.

História e Filosofia das Ideias Políticas: Mundo Contemporâneo – 80 h/a
Ementa: Apresenta as principais teorias da democracia: a corrente elitista (Schumpeter), a marxista (Marx) a pluralista (Dahl), bem como contribuições contemporâneas, como as de Habermas e Pateman. Teorias contemporâneas da democracia; a sociedade no século 20 diante dos totalitarismos; Enfatiza os processos de conformação histórica das modernas democracias liberais-representativas, seu significado, limites e possibilidades. Totalitarismo no século XX.

Sociologia do Trabalho – 80 h/a
Ementa: Debate os conceitos fundamentais sobre a organização das relações de trabalho na sociedade capitalista e sua necessidade de constante transformação. Aborda a transição entre o modo de organização fordista para o fundado nos elementos do toyotismo e as consequentes alterações no mundo do trabalho a partir da perspectiva de diferentes autores. Debate sobre as mudanças recentes na organização da produção capitalista colocam novos e diferentes desafios para a organização sindical da classe trabalhadora no mundo e brasileira. Debate as diversas configurações assumidas pelo trabalho: a ampliação dos serviços terceirizados, do trabalho parcial, autônomo, cooperado, a relação entre mercado formal e informal do trabalho. Discute o papel da força de trabalho feminina no mundo do trabalho e o desmonte dos direitos trabalhistas do período anterior.

Teorias Sociológicas Contemporâneas e Trabalho de Conclusão de Curso – 80 h/a
Ementa: Aborda as reflexões das principais correntes da teoria social contemporânea, com particular ênfase para os enfoques de Antonio Gramsci, Anthony Giddens e Pierre Bourdieu. Por meio desses autores serão discutidos os problemas da relação entre estrutura e superestrutura, estrutura e agência simbolização e práticas sociais. A questão do ensino da sociologia a partir das teorias sociológicas contemporâneas e sua aplicação ao campo da educação e contribuições ao conhecimento sociológico, político, econômico e cultural.
Contribui para a redação e orientação do trabalho de conclusão do curso.

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