Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Sociais / Docentes

Corpo Docente

Claudete Pagotto

Claudete Pagotto concluiu o doutorado em Sociologia pelo IFCH/UNICAMP em 2010 e o mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP em 2003. Possui especializações em Ciências Humanas pela FESP, UNICAMP e USP. Bacharelado e Licenciatura plena em Ciências Sociais pela Fundação André de 1988 a 1991. Atualmente é membro do Conselho Editoral de 3 revistas acadêmicas. Atua como docente em cursos de graduação e de pós-graduação. Coordenadora da Formação Continuada de Professores do PROJOVEM de 2008 a 2009. Atua como coordenadora e docente do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: mundo do trabalho, reestruturação produtiva, terceirização, cooperativas de trabalho, produção associada e economia solidária.
Currículo Lattes


Cristiane Gandolfi

Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1992), Pedagogia pela UNIABC (1997) e mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professora da UMESP desde 2005, atua como docente nos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Filosofia e é membro do Comitê Executivo da Cátedra Cidades Celso Daniel, onde participa de projetos voltados a culturas de cidadania, educabilidade e políticas públicas integradas.
Currículo Lattes


Dario Paulo Barrera Rivera

Graduado pela Universidade Nacional de Heredia - Costa Rica, Faculdade Filosofia e Ciências Humanas (1987), especialista em Ciências Sociales pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1999), mestre em "Estudos Latinoamericanos" pela Universidade Nacional de Heredia - Costa Rica, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas: Instituto de Estudos Latino-americanos (1990), doutor em Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e pós-doutor pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular e Pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião na área de concentração em Ciências Sociais e Religião e também professor da graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Tem experiência na docência e pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia dos Protestantismos, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade, cultura, américa latina, periferia urbana, pentecostalismos e protestantismos. É Pesquisador da FAPESP e Coordena o Grupo de Pesquisa Religião e Periferia na América Latina (REPAL). Participa regularmente de Congressos Nacionais e Internacionais e é socio da Société Internacional de Sociologie des Religions, da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Cone Sul e da Associação Brasileira de História das religiões.
Currículo Lattes 

 

Edson Fasano

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), graduação em Complementação Pedagógica pela Universidade do Grande Abc (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Atualmente participa do grupo de estudo/pesquisa Paulo Freire da Universidade Metodista de São Paulo, com ênfase no tema: Infância Oprimida. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ceu, cidadania, escola cidadã, fenomenologia e pesquisa.
Currículo Lattes


Elizabete Cristina Costa Renders (em licença)

Doutora em Educação pela UNICAMP, com Especialização em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2003), atua como Assessora Pedagógica para Inclusão e Coordenadora de Extensão e Inclusão, exercendo a docência na Educação Superior (nas modalidades presencial e EAD). Possui mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006) na linha de pesquisa Educação e Religião. É graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1998) e em Teologia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1995). Atua, ainda, como pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas sobre as Licenciaturas: Gestão e Docência (CEPeL, UMESP), no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade (LEPED,UNICAMP) e no Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH,UMESP). Em seu trabalho, destacam-se os temas: gestão educacional, epistemologias emergentes, educação em direitos humanos e educação inclusiva. Linhas de pesquisa: Formação de Educadores e Educação Inclusiva.
Currículo Lattes

 

Guilherme Flynn Paciornik

Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, em outubro de 2013, sob orientação do Professor Doutor Laymert Garcia dos Santos, com a dissertação : Movimentos sociais e as novas Tecnologias da Informação e Comunicação: um estudo de caso na zona sul da cidade de São Paulo, a Casa dos Meninos . Sua área de interesse acadêmico atual é o uso das novas tecnologias da informação e comunicação pelos movimentos sociais. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005). Já trabalhou na área de saúde, cultura e de novas tecnologias. Entre 2006 e 2008 trabalhou na área de Saúde, na Coordenação de Desenvolvimento Científico do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, um programa de referência, onde desenhou, entre outras coisas, um projeto de Prevenção a Distância, cuja meta é aprofundar o uso das novas tecnologias pelos serviços de saúde pública, especialmente no que concerne á difusão de informações corretas e prevenção em diversos ambientes virtuais, e se justifica dado o crescente e tendencial papel da internet no acesso da população a informações e serviços. Na área de Cultura trabalhou no Ministério da Cultura, na Representação Regional de São Paulo, onde atuou no inovador programa Cultura Viva, que engloba os Pontos de Cultura; no programa de Cultura Digital, e no programa interministerial Territórios da Cidadania. Em novas tecnologias prestou consultoria ao governo do Acre na implantação do Projeto Governo Único, que se propõe a simplificar a relação entre estado e cidadão através do melhor uso de novas tecnologias pelo governo como um todo.
Currículo Lattes

 

Lucieneida Dováo Praun

Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996) com titulação de Bacharel e Licenciatura; especialista em História, Sociedade e Cultura pelo Depto. de História da PUC-SP, e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Doutora pelo programa de pós-graduação do IFCH / UNICAMP, curso de Sociologia. Atualmente é professora associada I do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Jornalismo e Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Na Universidade Metodista de São Paulo atua como docente nas disciplinas de Sociologia; Antropologia; Pensamento Social Brasileiro, Realidade Urbana; História da Sociedade Contemporânea e História do Brasil Contemporâneo. Integra também o Grupo de Pesquisa “Transformações no mundo do trabalho: um estudo sobre o impacto das políticas de geração de trabalho e renda em São Bernardo do Campo”; e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos da UMESP. Principais áreas de atuação em pesquisa: sociologia do trabalho; mudanças recentes no mundo do trabalho; história do movimento operário e sindicalismo no Brasil. Co-autora do livro Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil (Ed. Boitempo), organizado por Ricardo Antunes, e do livro Sindicatos Metalúrgicos no Brasil Contemporâneo (Ed. Fino Traço), organizado por Davisson C. Souza e Patrícia Tropia.
Currículo Lattes


Oswaldo de Oliveira Santos Junior

Doutorando em Ciências da Religião na área de práxis e sociedade, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Graduado em Geografia/ES (1992) e Bacharel em Teologia (2003) pela UMESP. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Experiência na área de Geografia e Teologia, com ênfase em Geografia Urbana. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. E como pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH).
Currículo Lattes


Renato Antonio Alves

Possui graduação em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1999), graduação em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1999) e mestrado (2005) e doutorado (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e professor da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Sociologia, Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos.
Currículo Lattes

 

Ricardo Rossetti

Doutor em Filosofia pela PUC-SP (2011). Mestre em Filosofia pela PUC-SP (2001). Especialista em Direito Ambiental pela USP (2003). Graduado em Direito pela Universidade do Grande ABC (1997). Professor de Fenomenologia, Existencialismo e Hermenêutica na Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia Contemporânea da UMESP. Professor de Filosofia da Linguagem, Lógica e Hermenêutica na Graduação de Filosofia da UMESP. Professor de Teoria Geral do Direito e de Filosofia do Direito na Graduação de Direito da UMESP. Professor de História do Direito e de Direitos Fundamentais da Graduação de Direito da UNIP. Editor da Revista Páginas de Filosofia. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia Contemporânea e História. Conselheiro da ABLIRC - Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania. Tem experiência e pesquisa na área de Filosofia Política Contemporânea (Teorias da Justiça, Metaética e Ética Aplicada) e de Filosofia Contemporânea (Filosofia do Sujeito, Hermenêutica e Fenomenologia). Pesquisador do projeto “Valores e princípios éticos paradigmáticos da liberdade de imprensa no novo Estado Constitucional: os novos parâmetros da liberdade de imprensa e a falácia do fundamento no interesse público”, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Censura e liberdade de imprensa após o advento da Constituição Federal de 1988”, sob a liderança do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Abreu Boucault (UNESP - Franca). Projeto de Pesquisa financiado pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo (Projeto 54/12: “Dimensões da ideia de Justiça e estados de paz social em Paul Ricoeur”). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Hermenêuticas e dimensões da ideia de justiça”. Integrante do GT - Fenomenologia e do GT - Teorias da Justiça (ANPOF).
Currículo Lattes

 

Sandra Duarte de Souza

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1989), graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1992), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1995), doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999) e pós-doutorado em História Cultural pela UNICAMP (2010). Atualmente é professora titular da Universidade Metodista de São Paulo, coordenadora da área de Religião, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, editora da Mandrágora-Revista de Estudos de Gênero e Religião e editora da Revista Estudos de Religião. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, gênero, poder, modernidade e secularização. É membro da Associação de Cientistas Sociais da Religião no Mercosul (ACSRM); da Latin American Studies Association (LASA); da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER); e da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).
Currículo Lattes


Silvana Pucetti

Mestre em Educação; Psicopedagoga; Especialista em Geometria, Funções e Cálculo, Licenciada em Matemática. Ministrou aulas nos cursos de Psicopedagogia da Universidade Brás Cubas. Participou do PIC - Programa de Iniciação Cientifica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas como professora orientadora. Elaborou e ministrou diversos cursos e oficinas para professores da rede pública e particular. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, Professora de Ensino Superior,Professora na Pós Graduação, Coordenadora Regional do PIC, Professora de Matemática da Educação Básica e trabalha com a formação continuada do professor.
Currículo Lattes

 

Verónica Patrícia Aravena Cortes

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero (1989), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Programa de Pós-Grad. Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade Metodista de São Paulo Metodista de São Paulo na Faculdade de Comunicação e na Faculdade de Humanidades e Direito. Tem experiência nas áreas de Sociologia urbana, jornalismo. Estuda principalmente os seguintes temas: cultura, jornalismo, comunicação política, cotidiano e identidade. Atua também na área de pesquisa em comunicação e no Curso de Ciências Sociais, sendo especialista na formulação de projetos. Atualmente coordena os Trabalhos de Conclusão de Curso de Jornalismo. Blog para mentes curiosas: http://saberplural.wordpress.com/.
Currículo Lattes 


Wesley Fajardo Pereira

Possui as graduações em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP - 1990) e a Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC (FEC - 1986). É mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e especialista em Psicologia Junguiana pela Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS - 2004). Atualmente é professor na Universidade Metodista de São Paulo na área de humanidades, com ênfase em Filosofia, Ética e Cidadania e Filosofia da Religião.
Currículo Lattes

A lista dos professores indicados aqui não significa que necessariamente voltam a atuar nos próximos semestres letivos no mesmo curso.

Comunicar erros

CLAUDETE PAGOTTO - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: