Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Sociais Presencial / Sobre

Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais faz parte de uma nova iniciativa da Universidade Metodista de São Paulo. Com duração de 4 (quatro) anos, objetiva a formação de docentes que preencham uma nova demanda do mercado de trabalho, ampliada pela exigência da disciplina de Sociologia na grade curricular do Ensino Médio. A formação de profissionais licenciados nesta área possibilita que o formando assuma postos de trabalho em nível nacional.

As habilidades de analisar, criticar e intervir na sociedade são construídas a partir da matriz curricular do curso, que é composta pelas áreas de História, Geografia, Pedagogia, Economia e Filosofia.

É necessário salientar ainda que as Ciências Sociais constituem-se em área de conhecimento básico na formação de diversas profissões. Nesse sentido, o curso de Licenciatura em Ciências Sociais cumpre com o importante papel de atender também a um público já graduado em outras áreas, interessado na ampliação de seu conhecimento como forma de aperfeiçoamento profissional.

A concepção do curso fundamenta-se na articulação entre a produção teórica clássica no campo das Ciências Sociais com as elaborações científicas recentes que buscam desvendar a complexidade e dinâmica do mundo atual e especialmente da América Latina.

Saiba mais:

 

O profissional

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais forma profissionais habilitados ao exercício do magistério no Ensino Médio nas disciplinas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

O profissional formado na área de Ciências Sociais tem cada vez mais sido solicitado para atuação em agências de pesquisa, órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais (ONG’s), desenvolvendo atividades de pesquisa e planejamento, análise de dados, assessoria e consultoria em diferentes áreas como Saúde, Educação, Planejamento Urbano e Habitação, Meio Ambiente e Recursos Humanos, dentre outras.

É necessário salientar ainda que as Ciências Sociais constituem-se em área de conhecimento básico na formação de diversas profissões. Nesse sentido, o curso de Licenciatura em Ciências Sociais cumpre com o importante papel de atender a um público que, apesar de já graduado em outras áreas, busca na formação em Ciências Sociais a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica.

 

Mercado de trabalho

O profissional da área das Ciências Sociais, fruto da exigência legal da disciplina de Sociologia na grade curricular do Ensino Médio, encontra-se diante de um mercado de trabalho em expansão nacionalmente.

Confira abaixo uma matéria da Agência Estado que aborda o tema:

21/07/2008 - 09h46

Brasil precisa de 40 vezes mais professores de sociologia para atender nova lei

O Brasil precisa de 15 vezes mais professores de filosofia e 40 vezes mais de sociologia para que todas as escolas de ensino médio passem a ter aulas das duas disciplinas.

A obrigatoriedade foi instituída por lei no mês passado, depois de um debate que durou décadas. Estudo feito pelo MEC (Ministério da Educação) mostra a dificuldade que as escolas terão para se adaptar à nova legislação. Além da falta de docentes dessas áreas, há ainda material didático insuficiente e poucos estudos sobre um currículo atual de sociologia e de filosofia.

Hoje, o país tem 20.339 professores de sociologia atuando nas escolas; no entanto, só 12,3% deles (2.499) são licenciados na área. O restante se graduou em áreas como história, geografia e português. Em filosofia, o número atual é de 31.118, sendo 23% (7.162) com a licenciatura específica. Isso porque há estimativas de que 17 Estados já tenham aulas dessas disciplinas em pelo menos um ano do ensino médio. Segundo o estudo do MEC, a demanda em cada uma das disciplinas é de 107 680 professores.

O levantamento mostra também que a quantidade de graduados nas duas áreas nos últimos cinco anos, independentemente da opção por dar aulas ou não, está longe de cobrir o déficit. Foram cerca de 14 mil em filosofia e 16 mil em sociologia. "Não haveria professor suficiente nem para ter apenas um por escola", diz Dilvo Ristoff, autor do estudo e diretor de Educação Básica Presencial da Capes/MEC, órgão que agora cuida também da formação de professores no País. São 24 mil escolas de ensino médio no Brasil.

A lei de junho retificou essa decisão e exigiu que sociologia e filosofia integrassem o currículo dos três anos do ensino médio, o que complicou mais ainda a situação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte

 

Perfil do Egresso

O curso objetiva a formação de um profissional crítico, comprometido com a ética e socialmente com as questões contemporâneas. O curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Metodista propicia ao educando a capacidade de pesquisar e de refletir criticamente sobre a realidade social, e sobre os compromissos sociais dos indivíduos. Busca a formação de um educador capaz de operar com as teorias das ciências humanas, conceitos e métodos próprios das Ciências Sociais tanto nos diferentes campos abertos para a atuação do Cientista Social como no exercício do magistério.

A principal área de atuação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências Sociais é a do magistério. O curso contempla em sua grade curricular e carga horária, os pressupostos teórico-práticos exigidos pela legislação vigente que capacitam seus formandos ao exercício do magistério no ensino médio em Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

O curso também fornece ao egresso as bases para que possa futuramente atuar em agências de pesquisa, órgãos públicos, empresas e organizações não-governamentais (ONG’s), desenvolvendo atividades de pesquisa e planejamento, análise de dados, assessoria e consultoria em diferentes áreas como Saúde, Educação, Planejamento Urbano e Habitação, Meio Ambiente e Recursos Humanos, dentre outras. 

Comunicar erros

CLAUDETE PAGOTTO - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: