Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Econômicas / Sobre

Sobre o Curso

O curso de Ciências Econômicas da Metodista recebeu conceito 4 (escala de 1 a 5) na última avaliação do MEC e busca formar profissionais comprometidos com o estudo da realidade brasileira e conscientes da importância das inter-relações que ligam os fenômenos econômicos ao todo social e, em especial, do seu papel como agente destas relações. Dessa forma, os alunos recebem uma sólida formação teórica, histórica e instrumental.

De acordo com a filosofia da instituição, a formação procura unir a técnica à ética e preparar os alunos para trabalhar nas diversas áreas do setor público ou privado. O curso, com aulas à noite, pode ser concluído em quatro anos.

 

Recursos


O curso dispõe de salas de aula com recursos multimídia, cadeiras ergonômicas e softwares de simulação e pesquisas, além de laboratórios informatizados com acesso à Internet e à base de dados de instituições congêneres. Os alunos também contam com o amplo e atualizado acervo da Biblioteca.

Além disso, o Observatório Econômico é parte integrante das atividades do curso, sendo utilizado por professores e alunos na realização de projetos de pesquisa e na aplicação de pesquisas em campo.

 

O Profissional


Você estará apto a realizar estudos, pesquisas, análises, relatórios, pareceres, perícias, arbitragens, laudos, esquemas e certificados sobre os assuntos do seu campo profissional, além de planejamento, implantação, orientação, supervisão e assistência de trabalhos relativos às atividades econômicas ou financeiras em empreendimentos públicos, privados ou mistos, de forma a obter o aumento ou a conservação do rendimento econômico.

Ser Economista

Você sabe o que é ser economista? Os alunos Anderson dos Santos e Thiago Farias explicam de uma maneira bem objetiva: 

“Ninguém compreende tão bem o mundo e suas relações como o economista. Esse profissional é único, raro, e com enorme potencial para mudar as coisas para melhor. Em média, o curso tem duração de quatro anos e, indubitavelmente, são quatro anos de muito aprendizado e evolução, pois o estudo da economia proporciona experiências únicas no âmbito profissional ou pessoal.

O curso tem vasta grade curricular, com formação que engloba temáticas como sociologia, política e história. Forte base quantitativa abrangendo a matemática, a estatística e a econometria. Sem contar, obviamente, o campo central de estudo que inclui a macroeconomia e a microeconomia, que estuda o ambiente empresarial e o comportamento do consumidor. Estuda também a economia internacional e o funcionamento do mercado financeiro".

Confira aqui o texto na íntegra na notícia publicada pelo Diário do Grande ABC.

 

Mercado de Trabalho


O economista do setor público lida com questões macroeconômicas como inflação, política industrial, déficit público, câmbio e política fiscal. Na iniciativa privada, seu desempenho se concentra em aspectos microeconômicos como custos de produção, formação de preços e operações financeiras. No setor público, sua atuação está nas áreas orçamentárias, financeiras, de análise de conjuntura e assessoria para contratar recursos humanos e compra de materiais. No setor privado, há oportunidades no mercado financeiro, institutos de pesquisas, empresas de assessoria e consultoria, indústria, agroindústria, comércio, serviços, universidades e entidades classistas e comércio exterior, por exemplo.

 

Conheça a infraestrutura da Metodista:

Vídeo Institucional | Universidade Metodista de São Paulo from Metodista on Vimeo.

Comunicar erros

SILVIA OKABAYASHI - COORDENADORA

silvia.jpg

Veja o minicurrículo


 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X