Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Econômicas / Notícias / Professor Maskio diz ao Correio Braziliense que ABC sofreu com falta de política industrial eficaz

Professor Maskio diz ao Correio Braziliense que ABC sofreu com falta de política industrial eficaz

Entrevista repercute o fim da operação de caminhões da Ford

13/03/2019 18h55 - última modificação 13/03/2019 20h32

A dinâmica competitiva das empresas é muito diferente da existente em meados do século passado, quando o Brasil e em especial o Grande ABC se industrializaram. Além de problemas próprios com alto custo da mão-de-obra e da infraestrutura, o ABC enfrentou o peso da conjuntura nacional.

“Não só o peso da conjuntura, mas da própria opção de ações estruturantes da economia nacional, em especial a falta de uma política industrial eficaz desde meados de 1970... Temos perdido capacidade competitiva frente ao cenário global, o que estabelece condições desfavoráveis ao nosso setor produtivo em geral”, analisa professor Sandro Maskio, do curso de Ciências Econômicas, em entrevista ao Correio Braziliense e ao jornal O Estado de Minas, do grupo Diários Associados, publicada na edição de 13 de março último.

A reportagem repercute o fechamento da operação de caminhões Ford na América Latina, sediada na fábrica de São Bernardo, e a ameaça da GM de também deixar São Caetano. Conclui que tradicionais polos industriais do País estão em xeque. O docente da Universidade Metodista de São Paulo afirma, porém, que concorrentes da Ford como Scania e Mercedes-Benz investem em ampliação e novas tecnologias no ABC e reivindica que o governo do Estado volte a incentivar a região e sua reconversão econômica, a exemplo do estímulo que promoveu décadas atrás para a interiorização da indústria.

Leia a íntegra das matérias no Correio Braziliense e no O Estado de Minas.

Veja também entrevista sobre o tema dada ao DCI - Diário do Comércio e Indústria.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,

SILVIA OKABAYASHI - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: