Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Econômicas / Notícias / Dívida, previdência e investimentos desafiam o Brasil, expõe professor de Economia

Dívida, previdência e investimentos desafiam o Brasil, expõe professor de Economia

Ajuste fiscal é urgente para o País crescer, fala professor Sandro Maskio em palestra

18/03/2019 19h19

Ajuste fiscal é urgente para o País crescer, segundo professor Sandro Maskio

A reforma da Previdência não é a panaceia que vai solucionar todos os problemas do País, pois os resultados virão no longo prazo. Outros ajustes fiscais são necessários para colocar o Brasil na rota do crescimento, sob pena de a economia não sair do lugar. “Precisamos retomar a capacidade de o poder público investir, começando por reduzir o endividamento do governo e a pressão dos juros. Só de juros sobre dívida pública foram pagos 9% do PIB brasileiro em 2018”, ressaltou o economista Sandro Maskio em palestra a alunos de Administração, Ciências Econômicas e Direito na noite de 13 de março.

Fazendo um histórico sobre como o quadro fiscal de déficits permanentes inviabiliza o Brasil há anos, o professor da Universidade Metodista de São Paulo disse que o cenário da atual década está pior. Para enfrentar a crise bancária de 2008 dos títulos imobiliários americanos, que derrubou grandes bancos e investidores pelo mundo, o governo brasileiro liberou o crédito e reduziu juros para aumentar o consumo, congelou tarifas públicas, desonerou tributos de alguns setores, aumentou gastos assistenciais e parou de investir na economia.

“Isso criou enorme impacto sobre as finanças públicas porque significou mais gastos do governo, demanda pressionando preços, famílias endividadas, baixo investimento do governo e do setor produtivo, alto desemprego”, enumerou o docente como resultados, que prejudicam até hoje o cenário econômico.

Ciclo vicioso

Professor Sandro mostrou que o Brasil patina num ciclo vicioso de baixo crescimento desde os anos 1980 (média de 3% ao ano), 1990 (1,6% a.a), 2000 (3,3% a.a) e 2010 (1% a.a). “Crescer 3% ao ano é muito pouco para comemorar. A China cresceu 15% ao ano a partir da década de 1970”, apontou, mostrando que os investimentos chineses chegam a 40% do PIB, enquanto no Brasil não têm passado de 15% ao ano – com a insignificante parcela de 1,92% do governo de 2000 a 2017.

Segundo professor Sandro Maskio, uma saída para esse quadro, além da reforma da Previdência que pretende unificar regimes privados e públicos, está em gastar com mais eficiência os recursos públicos, por exemplo, unificando despesas de Municípios, Estados e União em uma mesma obra ou serviço de saúde para evitar duplicidade de ações. Também apontou a necessidade de aliviar a carga de vinculação do orçamento: 87% das receitas da União têm destino "carimbado", segundo dados do Ministério do Planejamento, ou seja, dinheiro público já vinculado a despesa com saúde, educação e Previdência, entre outros.

O palestrante também citou que, ao se financiar no mercado, o governo aumenta o estrangulamento exercido pela dívida pública, seja pelos elevados juros que paga, seja pelo pequeno prazo de vencimento dos títulos, de 36 meses em média, contra até 15 anos em outros países.

A palestra O atual quadro fiscal e seu impacto sobre a conjuntura econômica brasileira inaugurou série de encontros que a Metodista planeja promover com temas da atualidade e que interessem a alunos de vários cursos. “Essa pré-aula foi muito bem acolhida no ano passado porque muitos assuntos não temos tempo de introduzir no currículo tradicional”, comentou a coordenadora do curso de Direito, professora Maria Cristina Teixeira, que conduziu o encontro ao lado das coordenadoras das graduações de Ciências Econômicas e de Administração, professoras Silvia Okabayashi e Patricia Innarelli, respectivamente.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , ,

SILVIA OKABAYASHI - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X