Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Econômicas / Notícias / 14º EconomiABC motiva reportagem do DCI

14º EconomiABC motiva reportagem do DCI

Estudo mostrou recuperação da balança comercial regional, mas cenário é de espera

10/05/2017 20h05 - última modificação 10/05/2017 20h03

O Diário do Comércio e Indústria pautou ampla matéria sobre o 14º Boletim EconomiABC na edição de 4 de maio último, tanto na versão impressa quanto on-line. O boletim é elaborado pelo Observatório Econômico do curso de Ciências Econômicas e aponta como destaque o superávit de US$ 336,1 milhões na balança comercial do Grande ABC no primeiro trimestre de 2017, com aumento de 14,9% sobre igual período de 2016. Mas professor Sandro Maskio alerta o repórter Felipe Blesa que o cenário ainda é de espera pela retomada econômica.

"Como a economia brasileira é mais fechada e a movimentação de mercado externo representa pouco, não dá para afirmar ou acreditar que a melhora da atividade exterior seja a pauta para recuperação", disse professor Sandro ao DCI, que estampou como título da matéria “Estabilidade na indústria do ABC cria expectativa de retomada econômica”.

O 14º Boletim EconomiABC registra que, apesar da reação de 10,9% das importações e 12% das exportações, a região teve aumento no desemprego para 17,5% da População Economicamente Ativa (PEA), resultando no menor nível de salário real dos trabalhadores  desde 2010. O salário real de janeiro deste ano, deflacionado pelo Índice de Custo de Vida calculado pela Fundação Seade, é cerca de 15% menor que o vigente em janeiro de 2015, diz o boletim, replicado pelo DCI.

Leia aqui a reportagem completa.

Leia mais sobre o Boletim EconomiABC.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,

SILVIA OKABAYASHI - COORDENADORA

silvia.jpg

Veja o minicurrículo


 

ci├кncias-econ├┤micas.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: