Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Notícias / Em vez de resistir, contabilidade deve aderir à tecnologia, orienta palestrante no 20º EPAC

Em vez de resistir, contabilidade deve aderir à tecnologia, orienta palestrante no 20º EPAC

Pequenas empresas serão absorvidas pelas grandes redes, advertiu Vicente Sevilha Jr

30/10/2017 17h40 - última modificação 30/10/2017 18h20

Sevilha: contabilidade será atividade cada vez mais grupal e menos individual (Fotos Malu Marcoccia)

A tecnologia no cotidiano pessoal e profissional é fato consumado e seu avanço tornou-se irrefreável. Não adianta, portanto, resistir à vida digital. Pelo menos 54% dos contatos hoje nas empresas de contabilidade são gerados por estratégias inbound (atração voluntária do cliente por meio de conteúdos grátis, não por publicidade) e 61% dos clientes pesquisam serviços on-line.

“Já avançamos mesmo na plataforma digital: mais de 50% das pesquisas de serviços contábeis são feitas por dispositivo móvel, não pelo computador. Significa que precisamos de estratégias para serem lidas em um celular”, afirma o contador, empresário e palestrante Vicente Sevilha Júnior, que apresentou a pesquisa em palestra sobre “Novas Tecnologias na Profissão Contábil” durante o 20º EPAC (Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade), realizado na noite de 26 de outubro em parceria entre Universidade Metodista de São Paulo e Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

Convidado pelo curso de Ciências Contábeis, Vicente Sevilha traçou cenário desconcertante para profissionais que se opõem aos desafios tecnológicos: pequenos escritórios terão dificuldade de se manter vivos pois o mercado será dominado por grandes redes como ocorreu com as drogarias, que acabaram com a maior parte das pequenas farmácias. Essa expansão se dará por meio de franquias e pela absorção dos pequenos negócios pelo grande capital.

“Contabilidade será uma atividade menos individual e mais grupal. Claro que a profissão não vai acabar, mas tudo depende da maneira como lidamos com novas tecnologias”, assinalou.
O palestrante exemplificou com a Blockbuster, cujo aluguel de DVDs ruiu diante da plataforma de filmes on demand da Netflix. Curiosamente, criadores da Netflix procuram a ex-gigante locadora de vídeos para apresentar a novidade, mas não houve interesse. “Não foi a tecnologia que acabou com a Blockbuster, mas a postura dos proprietários, que achavam inconcebível transmitir filmes pela internet”, citou Vicente Sevilha, dizendo que é tendência comportamental acomodar-se em ideias pré-concebidas e não buscar desafios.

Visão emergente

Ele chamou de “visão emergente” o olhar do profissional para a frente em busca de fazer a diferença e confessou que nunca viu tantas mudanças como nos últimos cinco anos, em três décadas de carreira. Até mesmo empresas desruptivas, que interrompem o curso normal de um processo como o Uber fez com táxis, já provocam debates desnecessários.

“Nova York acaba de regulamentar os carros sem motoristas”, exemplificou, sobre a grande aposta de montadoras como Ford, GM, Mercedes e Volvo de, em 10 anos, colocarem no mercado o veículo autônomo, guiado por inteligência artificial.

O 20º EPAC integrou o Congresso Metodista, realizado entre 26 e 28 de outubro e que na área de Ciências Contábeis ainda abordou em palestras temas como História da Contabilidade e Perspectivas da Profissão; Contabilidade e 3º Setor; Aplicação das IFRS para Pequenas e Médias Empresas; Aspectos Tributários Contemporâneos.

A abertura do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade-2017 contou com o reitor da Metodista, professor Paulo Borges Campos Jr, economista de formação e que também falou sobre as mudanças substantivas nas profissões de lidam com contabilidade e economia. Ele citou que cenário ganhou nova dinâmica sobretudo pelo incentivo à formalização de negócios e à abertura de empresas próprias, o que exige profissionais qualificados. Também estiveram à frente do evento Claudinei Tonon, do SindiCont, e os coordenadores dos cursos presenciais e EAD da Metodista, professores Elizabeth de Oliveira e Klaus Suppion, respectivamente.

Veja como foi o Congresso Metodista 2017.

Acompanhe imagens do EPAC: 

 

20º EPAC

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,

ELIZABETH DE OLIVEIRA - COORDENADORA
elizabeth.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

ci├кncias-cont├бbeis.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: