Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Notícias / Alunos de Ciências Contábeis terão atividades práticas vinculadas à Receita Federal

Alunos de Ciências Contábeis terão atividades práticas vinculadas à Receita Federal

Acordo de Cooperação com a Metodista prevê assistência técnica e tributária à população de baixa renda

16/11/2017 21h15 - última modificação 16/11/2017 21h25

Reitor, professores, representantes da RF e dos contabilistas participaram da assinatura

A Universidade Metodista de São Paulo acaba de ser credenciada como NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) da Receita Federal, por meio do qual estudantes de Ciências Contábeis auxiliarão contribuintes com orientações sobre legislação técnico-tributária e preenchimento de formulários e petições. Acordo de Cooperação Técnica foi assinado na tarde de 16 de novembro pelo reitor Paulo Borges Campos Jr e o delegado da RF em São Bernardo, Mário Benjamin Bartos, para entrar em vigor no ano letivo de 2018.

A assistência é destinada sobretudo à população de baixa renda, microempresas e entidades sem fins lucrativos de São Bernardo e terá caráter de atividade de extensão aos alunos de Contábeis. O serviço fiscal será realizado no campus Rudge Ramos. A Receita Federal é beneficiada com o escritório universitário porque agiliza atendimentos em especial de contribuintes hipossuficientes, estreitando vínculos com comunidade e instituições de ensino. Os alunos ganham com treinamento diferenciado sobre função dos tributos, direitos e deveres associados à tributação, além de qualificarem-se por meio de vivência prática.

Tanto o reitor Paulo Borges quanto a coordenadora do curso presencial de Ciências Contábeis, professora Elizabeth Maurenza de Oliveira, e o delegado Mário Bartos destacaram o caráter de cidadania da iniciativa e de responsabilidade social da Receita Federal e da Metodista. A universidade já presta serviços ao contribuinte no período de declaração do Imposto de Renda, montando plantão para esclarecer dúvidas e ajudar no preenchimento de formulários. Como NAF, vai agora ampliar o leque de serviços. A Receita tem 250 NAFs no País em acordos de  cooperação com instituições de ensino e já exporta o modelo para a América Latina. No Estado de São Paulo são agora 66.

Também prestigiaram o ato o delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP), Odilon Luiz de Oliveira Júnior, e a diretora secretária do Sindicato dos Contabilistas (Sindicont-SP), Teresinha Brito Koide, para os quais a vivência prática já coloca alunos habilitados no mercado de trabalho. Participaram ainda da assinatura o professor Francisco Brígido e o coordenador do curso de Ciências Contábeis EAD, Klaus Suppion, além dos representantes do CAC (Centro Virtual de Atendimento) e da Comunicação da Receita Federal em São Bernardo, respectivamente João Luiz Fossa e Edgar Yagi.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,

ELIZABETH DE OLIVEIRA - COORDENADORA
elizabeth.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

ci├кncias-cont├бbeis.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: