Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Sobre / Sobre o curso - Bacharel

Sobre o curso - Bacharel

Bacharel em Ciências Biológicas na Metodista

A demanda por profissionais graduados em Ciências Biológicas tem sido crescente no Brasil, devido à maior conscientização da sociedade frente às questões ambientais, à maior rigidez da legislação nacional e internacional sobre a exploração e o comércio dos recursos naturais e sobre o impacto nos ecossistemas.

A área ambiental e do mercado ambiental é atualmente uma das mais promissoras, tanto do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico como do econômico. Águas, resíduos, energias renováveis, mercado do carbono, pré-sal,  ecogestão, auditorias e qualidade ambiental, gestão de recursos e conservação da natureza, movimentam vastos setores econômicos em expansão. Consequentemente, cada vez mais as grandes empresas necessitam de profissionais para operarem com eficácia nestes ramos de elevada complexidade.


Da mesma forma, a importância crescente da biotecnologia tem reflexos no campo de atuação desses profissionais, em áreas como engenharia genética, bioinformática e biossegurança. Assim, é possível visualizar os seguintes campos de atuação: trabalho técnico e/ou gerencial nas indústrias de alimentos, biotecnológicas e agroindustriais (como destilarias, produção de fermentos, enzimas e aminoácidos), podendo atuar no controle de qualidade de alimentos, animais e microrganismos transgênicos; trabalho técnico e/ou gerencial em propriedades rurais, biofábricas e outras organizações que envolvam técnicas ou atividades associadas à biotecnologia; como pesquisador e/ou docente em Universidades ou Institutos de Pesquisa públicos ou privados; na área ambiental, desenvolvendo projetos que visem a qualidade do ambiente e em biorremediação.

 

Perfil do egresso

O profissional deverá ser capaz de conciliar o conhecimento da Biologia sob os aspectos tanto das áreas básicas tradicionais, envolvendo: botânica, biologia celular e molecular, genética, zoologia, ecologia, bioquímica e evolução, como também em áreas específicas, as quais apresentam um crescente interesse pelo mercado de trabalho, tais como: biotecnologia, bioprospecção, cultura de células e tecidos e conservação dos ecossistemas.

Os conhecimentos das ciências básicas e da tecnologia aplicada à biociência permitirão ao profissional bacharel encontrar soluções e desenvolver produtos e processos que podem auxiliar a produção agrícola, a indústria farmacêutica, indústria alimentícia, a tecnologia da informação, na cura e prevenção de doenças e na preservação do meio ambiente. Suas ações estão focadas na melhoria da qualidade de vidas das populações.

 

Mercado de trabalho

O crescente desenvolvimento sócio-econômico das diversas regiões do País tem propiciado a ampliação do mercado de trabalho para profissionais de Ciências Biológicas, não se restringindo apenas ao Estado de São Paulo.

 

Comunicar erros

COORDENADORA

ROSEMEIRE PESSONI

rosemeire-pessoni.jpg
Veja o minicurrículo

 ciencias-biologicas.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: