Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Professora do Curso de Ciências Biológicas vence prêmio da Fundação Carlos Chagas

Professora do Curso de Ciências Biológicas vence prêmio da Fundação Carlos Chagas

05/10/2012

05/10/2012 17h37

A professora Vera Carolina Cambréa Longo, do curso de Ciências Biológicas da Metodista, foi uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Rubens Murillo Marques, promovido pela Fundação Carlos Chagas.

O Prêmio tem por objetivo valorizar e divulgar experiências educativas inovadoras, propostas e efetivadas por docentes de licenciatura formadores de professores para o ensino básico.

O trabalho enviado pela professora Vera – “Vamos jogar? – Jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia” - foi feito no ano de 2011 e apresenta a proposta de ensinar conteúdos específicos de Ciências e Biologia por meio de jogos que envolvem as áreas da saúde e o do meio ambiente. Os jogos foram criados pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Metodista, e são trabalhados em um dos módulos do curso.

Neste ano, serviu de base para o subprojeto do curso para o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), apoiado pela CAPES. O programa dá a oportunidade para que estudantes de licenciatura possam vivenciar a prática de atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, num processo de enriquecimento mútuo entre a Universidade Metodista de São Paulo e as Escolas de Ensino Fundamental e Médio, das redes estadual e municipal.

“Alunos de Ensino Fundamental e Médio associam as aulas de Ciências e Biologia à memorização de nomes e informações. Isso acontece não só porque estas disciplinas envolvem conteúdos abstratos e de difícil compreensão, mas porque as aulas são predominantemente tradicionais, valorizam a memorização e não tem relação com o cotidiano. O objetivo da proposta de criação e uso dos jogos é justamente tornar o ensino e a aprendizagem destas disciplinas mais atrativos e divertidos. Aprender brincando permite que os alunos façam mais relações entre os conteúdos escolares e a vida cotidiana e sejam capazes de pensar em estratégias mais criativas para solucionar problemas”, declara a professora Vera, que foi aluna do curso de Ciências Biológicas da Metodista e fez parte da primeira turma do curso que elaborou jogos, no ano de 2003.

A solenidade de premiação acontecerá no dia 23 de novembro, na Fundação Carlos Chagas.

Sobre o Prêmio:http://bit.ly/OHRmDY

Vencedores da edição 2012: http://bit.ly/Q1wVyN

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
COORDENADORA

ROSEMEIRE PESSONI

rosemeire-pessoni.jpg
Veja o minicurrículo

 ciencias-biologicas.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: