Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Cursos da Metodista desenvolvem jogos para ensinar Biologia “brincando”

Cursos da Metodista desenvolvem jogos para ensinar Biologia “brincando”

Alunos de Jogos de Digitais e de Ciências Biológicas usaram tabuleiros e 3D para criar conteúdos

06/12/2016 13h25 - última modificação 15/12/2016 18h00

pixabay.com

É possível aprender brincando sobre o maior desastre ambiental do Brasil, o rompimento da barragem de Mariana (MG) contendo resíduos minerais, ou sobre o mal provocado pela epidemia de Zika vírus em tantos recém-nascidos?

Sim, é a resposta dos cursos de Ciências Biológicas e de Jogos Digitais da Universidade Metodista de São Paulo, que desenvolveram em parceria jogos diversos para entender acontecimentos e fenômenos da biologia. Jogos de tabuleiro e jogos digitais usando efeitos de som, inteligência artificial e 3D ensinam conteúdos sobre ciências e foram apresentados neste  10 de dezembro pelos próprios alunos das duas graduações responsáveis pelo desenvolvimento do material.

"A parceria está sendo experiência muito rica. É uma forma de os alunos de Jogos Digitais aplicarem suas competências em projetos significativos a partir de demandas reais de educação, já que os alunos de Ciências Biológicas atuam em escolas e conhecem necessidades e expectativas dos professores e estudantes", afirma professor Leandro Yanaze, coordenador do curso de Jogos Digitais.

Para as professoras do curso de Ciências Biológicas Melissa Vallin e Vera Cambréa, este é o primeiro passo para transformar os jogos físicos em jogos on-line ou aplicativos. "Usar um jogo para ensinar é algo inovador em sala de aula. Se os professores tiverem acesso aos jogos digitais, a tecnologia, que está cada vez mais presente nas vidas de crianças e adolescentes, poderá ser aproveitada para ensinar, tornando as aulas mais atrativas e favorecendo o aprendizado".

A parceria teve início quando a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Metodista, professora Rosemeire Pessoni, conheceu o colega Leandro Yanaze, coordenador da graduação de Jogos Digitais, em uma reunião. "Nossos cursos passaram a fazer parte da mesma escola (Escola de Comunicação, Educação e Humanidades) na Metodista. A parceira é ótima forma de integração e também oportunidade para disseminar o trabalho com os jogos, que nosso curso almejava há anos", destaca professora Rosemeire.

Acompanhe aqui as fotos do evento  

Apresentação de jogos digitais para Biologia
Data: 10/12/2016 (sábado)
Local: Universidade Metodista de São Paulo, Edifício Lambda - sala 343 - Campus Rudge Ramos. Rua Alfeu Tavares, 149, São Bernardo do Campo (SP)
Horário: 8h

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , ,
COORDENADORA

ROSEMEIRE PESSONI

rosemeire-pessoni.jpg
Veja o minicurrículo

 ciencias-biologicas.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: