Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Coordenadora de Ciências Biológicas explica fotossíntese e açúcar no Diarinho

Coordenadora de Ciências Biológicas explica fotossíntese e açúcar no Diarinho

Edição infantil do DGABC traz todo domingo respostas a perguntas feitas pelas próprias crianças

22/08/2016 17h40 - última modificação 22/08/2016 17h52

Fotossíntese é a captação da luz do sol que as plantas realizam para conseguir se alimentar. A luz fornece a energia necessária para série de reações químicas que produzem os açúcares – elementos essenciais para as plantas se manterem vivas, descreve professora Rosemeire Bom Pessoni, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Metodista de São Paulo, sobre pergunta que Gabriel Silva Nucci, de 10 anos, enviou ao Diarinho e veiculada na edição de 21 de agosto último. A publicação infantil do Diário do Grande ABC sai todos os domingos com material pautado pelas próprias crianças.

No caso de Gabriel Nucci, ele revelou que a questão apareceu durante uma aula. “Na escola estamos aprendendo que as plantas se alimentam da luz do sol e eu fiquei pensando: é como se elas comessem luz?”, comenta o menino, curioso sobre os detalhes da fotossíntese. Leia aqui.

No início do mês, na edição de 7 de agosto, professora Rose Pessoni havia explicado a origem do açúcar em resposta a Lucas de Campos Silva, de 9 anos, que disse adorar beber chá e, quanto mais doce, melhor. “Gosto de colocar muito açúcar. Acho que ele muda para melhor o gosto dos alimentos, mas não tenho ideia de como é feito.” Conforme pesquisa citada pela professora da Metodista, a cana veio da Oceania, mais especificamente de Papua-Nova Guiné, uma ilha do lado da Austrália. Começou a ser cultivada na Índia e espalhou-se pelo mundo por meio de mercadores que levavam mercadorias do Oriente ao Ocidente. Acompanhe a reportagem.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
COORDENADORA

ROSEMEIRE PESSONI

rosemeire-pessoni.jpg
Veja o minicurrículo

 ciencias-biologicas.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: