Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Módulos / Módulos - Segunda Licenciatura

Módulos - Segunda Licenciatura

Curso na modalidade totalmente a distância oferecido somente aos profissionais já licenciados

A Matriz curricular está organizada em módulos para o desenvolvimento de temas que guardam uma relação entre si. A duração e a carga horária do curso de Licenciatura estão de acordo com Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 CNE/MEC. Os cursos de segunda licenciatura terão carga horária mínima variável de 800 (oitocentas) a 1.200 (mil e duzentas) horas, dependendo da equivalência entre a formação original e a nova licenciatura.

1º Período

 

Módulo: Biologia Celular e Genética
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 3
Ementa: Estuda as células, com ênfase à estrutura das organelas e suas interações para o mapeamento do funcionamento de um organismo vivo. Aborda, sob o ponto de vista estrutural e funcional, os ácidos nucléicos e discute aspectos relacionados à transferência da informação genética e heranças mendelianas.

Módulo: Genética e Biotecnologia
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 3
Ementa: Estuda os genes, os cromossomos, a transmissão dos caracteres hereditários e os tipos de herança. Discute como os genes se expressam, como as distâncias relativas que separam os locos gênicos influem na taxa de recombinação e a interação dos genes com o ambiente. Estuda como se transmitem e como funcionam genes humanos normais e patológicos; as alterações estruturais dos cromossomos e sua identificação para diagnóstico. Trata, no Aconselhamento Genético, dos riscos de ocorrerem anomalias nas famílias. Aborda as modificações moleculares a que são submetidos os organismos vivos e discute suas aplicações práticas e a biossegurança.

Módulo: Evolução e Palentologia
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 3
Ementa: Discute as origens, modificações e prognósticos da Vida na Terra, examinando os processos macroevolutivos e microevolutivos. Permite ao aluno reconhecer o caráter unificador da teoria evolutiva, utilizando-a na interpretação dos fatos biológicos. Apresenta os processos de fossilização, a natureza e a interpretação do registro fóssil e a história geológica da vida. Aborda a história do pensamento evolutivo e os processos que conduzem à alteração das frequências dos alelos e diferenciação das populações, considerando aspectos da variação, seleção natural, deriva genética, mecanismos de isolamento, especiação e evolução do sexo. Ressalta o caráter dinâmico desta ciência, discutindo os avanços recentes da teoria evolutiva e a aplicação de seus conceitos e métodos em áreas diversas como agricultura, medicina e preservação da biodiversidade. Permite, através do estudo das alterações ambientais pretéritas e extinções de espécies, discutir criticamente as possíveis consequências das mudanças globais induzidas pela atividade humana.

Módulo: Formação Cidadã
Carga Horária: 20 h/a Créditos: 1
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um temafilosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

  • Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
  • Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teóricopráticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania


Módulo: Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos
Carga Horária: 100 h/a Créditos: 5
Ementa: Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.

Módulo: Estágio Supervisionado
Carga Horária: 100 h/a Créditos: 5
Ementa: Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza monitoria, auxiliando professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades ligadas à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura.

Módulo: Anatomia e Histologia
Carga Horária: 40 h/a Créditos: 2
Ementa: O módulo aborda e estuda a composição morfológica (macro e microscópica) do sistema nervoso e do aparelho locomotor e estuda a composição morfológica do sistema cardiovascular, respiratório, renal e digestório humanos, contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.

2º Período

 

Módulo: Atualidades no Ensino de Ciências e Biologia e Prática Ensino
Carga Horária: 80 h/a Créditos: 4
Ementa: Aborda as metodologias do ensino de Ciências e Biologia relacionadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Elabora experimentos de química, física e biologia e projetos baseados nos Temas Transversais.

Módulo: Estágio Supervisionado
Carga Horária: 100 h/a Créditos: 5
Ementa: Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza monitoria, auxiliando professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades ligadas à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura.

Módulo: Fisiologia e Embriologia Comparada
Carga Horária: 100 h/a Créditos: 5
Ementa: Estabelece relações sobre o funcionamento do organismo como um todo, seus sistemas e mecanismos de controle. Aborda as funções dos principais sistemas fisiológicos para manutenção da homeostase, realizando uma integração entre eles, diferenciando as situações fisiológicas e patofisiológicas. Estuda a fisiologia humana e aborda as diferenças funcionais entre os animais seguindo os princípios da evolução, comparando as diversidades fisiológicas de acordo com as variações ambientais e bases genéticas dos grupos. Aborda de forma integrada, comparada e evolutiva a embriologia de invertebrados e vertebrados. Desenvolve conhecimento sobre a gametogênese e a embriologia humana.

Módulo: Microrganismo e Saúde Pública
Carga Horária: 80 h/a Créditos: 4
Ementa: Aborda os aspectos teórico-práticos das propriedades gerais dos microrganismos tais como vírus, bactérias, fungos e parasitos. Aborda também aspectos clínicos das infecções e métodos diagnósticos à elas associados. Analisa os mecanismos envolvidos no processo saúde e doença, as inter-relações com o meio ambiente e as formas de prevenção aos agravos de saúde, bem como dos fatores associados à melhoria da qualidade de vida da população. Estuda as políticas públicas e privadas de atendimento a saúde individual e coletiva no Brasil.

3º Período

 

Módulo: Biodiversidade e Geologia
Carga Horária: 40 h/a Créditos: 2
Ementa: Mediante trabalhos teóricos, práticos e de campo, este componente curricular capacita o aluno a desenvolver uma visão integrada dos seres vivos nas suas relações com o ambiente. Examina aspectos de sistemática, distribuição e identificação da flora e da fauna, introduzindo o aluno nas metodologias básicas de coleta e de pesquisa científica. Leva o aluno a reconhecer a biodiversidade como resultado da evolução da biosfera, examinando seus componentes em diversos níveis e manifestações espaciais e temporais. Discute as relações entre diversidade cultural e biológica. Introduz o aluno nos estudos da geologia, discutindo a origem, evolução e destinos da Terra e da Vida mediante exame de aspectos do tempo geológico, da constituição, estrutura e dinâmica endógena e exógena da Terra e do ciclo das rochas. Desenvolve a capacidade de observação, síntese e análise crítica.

Módulo: Botânica
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 3
Ementa: Estuda os aspectos fisiológicos da flora e o reconhecimento da organização morfológica e anatômica das plantas. Aborda a classificação taxonômica e a caracterização das principais famílias da flora local, discutindo as estratégias adaptativas sob os enfoques evolutivo e ecológico de modo a desenvolver no aluno uma visão integrada dos seres vivos nas suas relações com o ambiente. Examina aspectos da relação entre o homem e as plantas e discute problemas de conservação da flora. Aborda a importância econômica, ecológica e médica, discutindo o uso das plantas na análise das condições ambientais, na obtenção de compostos bioativos e de interesse econômico, e como modelos na pesquisa biológica.

Módulo: Ecologia
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 3
Ementa: Analisa a estrutura e os processos ecológicos gerais pertinentes às populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. Através de atividades teóricas e práticas, avalia os efeitos dos fatores físicos e limitantes nos diversos ecossistemas, a dinâmica de populações e as interações inter e intra-específicas. Descreve as mudanças estruturais e funcionais que ocorrem nas comunidades em sucessão. Investiga os processos relativos à produtividade e energética dos ecossistemas e aos ciclos da matéria na geobiosfera. Caracteriza os principais biomas terrestres e aquáticos. Reconhece a complexidade das interações e dos processos biológicos, avaliando as situações críticas criadas pela atividade humana. Instiga o aluno a analisar a consistência e os limites das soluções propostas para os problemas ambientais e a sugerir alternativas para o seu equacionamento.

Módulo: Educação, Inclusão e Libras
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 3
Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

Módulo: Zoologia
Carga Horária: 80 h/a Créditos: 4
Ementa: Mediante atividades teóricas e práticas, este componente curricular estuda a classificação, relações filogenéticas e organização morfofuncional dos metazoários, discutindo as estratégias adaptativas sob os enfoques evolutivo e ecológico de modo a desenvolver no aluno uma visão integrada dos seres vivos nas suas relações com o ambiente. Examina aspectos da relação entre o homem e os animais e, enfatizando a fauna brasileira, discute problemas de conservação e manejo da fauna. Aborda a importância econômica, ecológica e médica, discutindo o uso destes animais na análise das condições ambientais, na obtenção de compostos bioativos e de interesse econômico, e como modelos na pesquisa biológica.

Módulo: Estágio Supervisionado
Carga Horária: 100 h/a Créditos: 5
Ementa: Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza monitoria, auxiliando professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades ligadas à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura.

Comunicar erros