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Módulos Licenciatura - Currículo 1

1º Período

Módulo: Biodiversidade
Carga Horária: 120 h/a
Ementa: Mediante trabalhos teóricos, práticos e de campo, este componente curricular capacita o aluno a desenvolver uma visão integrada dos seres vivos nas suas relações com o ambiente. Examina aspectos de sistemática, distribuição e identificação da flora e da fauna, introduzindo o aluno nas metodologias básicas de coleta e de pesquisa científica. Leva o aluno a reconhecer a biodiversidade como resultado da evolução da biosfera, examinando seus componentes em diversos níveis e manifestações espaciais e temporais e os diversos componentes de um ambiente, estudando a estrutura e as funções dos ecossistemas. Discute as relações entre diversidade cultural e biológica. Desenvolve a capacidade de observação, síntese e análise crítica.

Módulo: Construção do Conhecimento e Cidadania
Carga Horária: 120 h/a
Ementa: O módulo apresenta a filosofia, a epistemologia e a linguagem como práticas investigativas, exercício de reflexão e interpretação da informação e produção do conhecimento de modo crítico e criativo. Trata-se de aprender a lidar com o conhecimento em prol do bem comum e, assim, recolocá-lo na amplitude que lhe é peculiar: o mundo vivido, a promoção da autonomia e da emancipação. O conhecimento como instrumento de entendimento e interpretação da vida é maior que a formação para a atuação profissional, pois inclui a política, a educação, o poder, a ideologia, as relações de trabalho e outras tantas que compõem a complexidade da vida comunitária. Nesse sentido, desenvolver comunicação oral e escrita, facilitam sobremaneira a aplicação dos conhecimentos na atuação profissional e na leitura de mundo.

Módulo: Fundamentos da Ação Docente
Carga Horária: 160 h/a
Ementa: O módulo propõe uma reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como referência as questões sobre os saberes docentes e a identidade profissional. Considerando-se o processo de ensino e aprendizagem comprometido com a construção do sujeito individual e do sujeito coletivo, o módulo visa contemplar a abordagem histórica da didática e as teorias acerca dos processos educativos envolvendo as aprendizagens, assim como diferentes abordagens metodológicas adequadas ao ensino e tecnologia da informação e comunicação. Destaca a relação professor - aluno - conhecimento e os procedimentos pedagógicos de planejamento do trabalho docente. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador utilizando tecnologias como suporte transversal visando a iniciação na prática de ensino.

Módulo: Introdução à Astronomia e aos Fundamentos da Física
Carga Horária: 80 h/a
Ementa: Aborda conteúdos de Astronomia e fundamentos da Física, utilizando os modelos empregados na Ciência para fazer a análise de situações nestas áreas do conhecimento. Debate as abordagens metodológicas mais indicadas para o trabalho com os conteúdos de Física e Astronomia na Educação Básica, fornecendo subsídios para que o professor possa implementar tais conteúdos nas aulas de Ciências e Física.


2º Período

Módulo: Citologia e Genética
Carga Horária: 80 h/a
Ementa: Estudo das células, com ênfase nas principais organelas; a estrutura dos ácidos nucléicos e os aspectos relacionados com a sua organização, funcionalidade e transferência da informação genética, como uma compreensão geral das heranças mendelianas e da genética clássica.

Módulo: Eletivas de Formação Cidadã I
Carga Horária: 40 h/a
Ementa: As Eletivas de Cidadania privilegiam o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, por meio da integração de turmas que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais. Tais atividades ocorrem em função de três eixos de formação cidadã definidos e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

a) Eixo Estético-somático é relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno e se preocupa com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
b) Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio histórico, econômico-político.
c) Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

Módulo: Metodologia, Pesquisa e Educação
Carga Horária: 120 h/a
Ementa: O módulo analisa os diversos tipos de conhecimento enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Estuda os conceitos e os métodos estatísticos, discutindo os mecanismos de coleta, organização, apresentação e análise de dados e de informação. Aborda as diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos: as etapas do desenvolvimento, a construção lógica do trabalho e a redação do texto. Utiliza a escola como espaço de investigação e ação. As ações do módulo e prática de ensino deverão culminar em um projeto integrador.

Módulo: Olhares Sobre a Educação e Diversidade Cultural
Carga Horária: 80 h/a
Ementa: O módulo problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas e ligada aos processos históricos e sociológicos, condição essencial para compreender seu sentido e as abordagens diferenciadas a seu respeito. No caso brasileiro, tal reflexão deve ser acompanhada da compreensão e problematização da diversidade cultural e étnica, que são características da
nossa formação, em contraposição às abordagens eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, que são estudadas com o objetivo de ressaltar a importância desse componente étnico-racial, enfatizando sua participação na sociedade, nas lutas do povo brasileiro, sua posição e importância na formação nacional, no processo político e na vida social e econômica do país.

Módulo: Zoologia Geral
Carga Horária: 160 h/a
Ementa: Mediante atividades teóricas e práticas, este componente curricular estuda a classificação, relações filogenéticas e organização morfofuncional dos metazoários, discutindo as estratégias adaptativas sob os enfoques evolutivo e ecológico de modo a desenvolver no aluno uma visão integrada dos seres vivos nas suas relações com o ambiente.

Examina aspectos da relação entre o homem e os animais e, enfatizando a fauna brasileira, discute problemas de conservação e manejo da fauna. Aborda a importância econômica, ecológica e médica, discutindo o uso destes animais na análise das condições ambientais, na obtenção de compostos bioativos e de interesse econômico, e como modelos na pesquisa biológica.

3º Período

Módulo: Ciências da Terra: Geologia e Química
Carga Horária: 120 h/a
Ementa: O módulo de Ciências da Terra aborda a estrutura e composição atômica, assim como a interação e transformação das substâncias, ressaltando as principais propriedades das funções químicas inorgânicas e orgânicas. Aborda também as origens, composições e diversas formas de relevo, bem como os processos geológicos que ocorrem na crosta terrestre.

Módulo: Educação, Inclusão e Libras
Carga Horária: 120 h/a
Ementa: O módulo apresenta os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do AEE (atendimento educacional especializado) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador utilizando tecnologias como suporte transversal almejando a prática de ensino.

Módulo: Eletivas de Formação Cidadã II
Carga Horária: 40 h/a
Forma de Oferecimento: Semipresencial
Ementa: As Eletivas de Cidadania privilegiam o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, por meio de integração de turmas que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais. Tais atividades ocorrem em função de três eixos de formação cidadã definidos e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

a) Eixo Estético-somático é relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno e se preocupa com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
b) Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.
c) Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teóricopráticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

Módulo: Gestão, Democracia e Escola
Carga Horária: 80 h/a
Ementa: O módulo discute as múltiplas determinações históricas, econômicas e sociais e os fundamentos teóricos da administração escolar. Reflete sobre os pressupostos básicos de uma administração escolar voltada para a transformação social: a gestão democrática da escola e os processos de participação, as relações entre escola e gestão, os planos e políticas de educação no Brasil, com ênfase nas reformas dos anos 1990. Analisa as políticas educacionais em curso e a legislação de ensino, no que diz respeito à organização da Educação Básica e financiamento da educação. Visa enfatizar a preocupação em se definir e compreender a necessária articulação do contexto sócio-histórico dos alunos com os processos pedagógicos da escola, com vistas à formação e participação do sujeito coletivo que pressupõe a intervenção para a transformação social pela via da gestão democrática dos espaços educativos. A residência pedagógica articulará as questões discutidas no módulo visando à formação docente.

Módulo: Prática de Ensino de Ciências e de Biologia
Carga Horária: 120 h/a
Ementa: Aborda as metodologias do ensino de Ciências e Biologia relacionadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental e médio. Elabora sequências didáticas e aulas-piloto.


4º Período

Módulo: Ecologia
Carga Horária: 140 h/a
Ementa: Analisa a estrutura e os processos ecológicos gerais pertinentes às populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. Por meio de atividades teóricas e práticas, avalia os efeitos dos fatores físicos e limitantes nos diversos ecossistemas, a dinâmica de populações e as interações inter e intraespecíficas. Descreve as mudanças estruturais e funcionais que ocorrem nas comunidades em sucessão. Investiga os processos relativos à produtividade e energética dos ecossistemas e aos ciclos da matéria na geobiosfera. Caracteriza os principais biomas terrestres e aquáticos.

Reconhece a complexidade das interações e dos processos biológicos, avaliando as situações críticas criadas pela atividade humana. Instiga o aluno a analisar a consistência e os limites das soluções propostas para os problemas ambientais e a sugerir alternativas para o seu equacionamento.

Módulo: Estágio Supervisionado de Licenciatura
Carga Horária: 160 h/a
Ementa: Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza atividades de monitoria e de auxílio a professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas e projetos de ciências e biologia em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades propostas nos módulos que contém conteúdos relativos à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado obrigatório de licenciatura.

Módulo: Microrganismo e Saúde Pública
Carga Horária: 120 h/a
Ementa: Aborda os aspectos teórico-práticos das propriedades gerais (citologia, morfologia e ciclo de vida) dos microrganismos, tais como vírus, bactérias, fungos e parasitos. Analisa os mecanismos envolvidos no processo saúde e doença e as inter-relações com o meio ambiente. Estuda os mecanismos de prevenção aos agravos de saúde, bem como dos fatores associados à melhoria da qualidade de vida da população. Estuda as políticas públicas e privadas de atendimento a saúde individual e coletiva.

Módulo: Novas Tecnologias e Práticas Educativas
Carga Horária: 100 h/a
Ementa: O módulo reconhece o sentido histórico da tecnologia, desmistificando o conceito de tecnologia restrito aos meios tecnológicos, bem como percebendo o papel da ciência e da tecnologia na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio. Compreende que tecnologia são meios para o homem suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem. Utiliza tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano e aprender a aprender e aprender a ensinar, utilizando ferramentas de informática, de modo a preparar professores para lidar com as tecnologias atuais, tal como os alunos em sua vivência social já o fazem. Orienta crianças e jovens para ler e escrever dominando técnicas e tecnologia, auxiliando-os a serem produtores de mensagens, para além de consumidores críticos dos meios de comunicação. Estimula o uso de tecnologias da informação, incluindo o uso de games com fins educativos.


5º Período

Módulo: Botânica
Carga Horária: 160 h/a
Ementa: Estuda os aspectos fisiológicos da flora e o reconhecimento da organização morfológica e anatômica das plantas. Aborda a classificação taxonômica e a caracterização das principais famílias da flora local, discutindo as estratégias adaptativas sob os enfoques evolutivo e ecológico de modo a desenvolver no aluno uma visão integrada dos seres vivos nas suas relações com o ambiente. Examina aspectos da relação entre o homem e as plantas e discute
problemas de conservação da flora. Aborda a importância econômica, ecológica e médica, discutindo o uso das plantas na análise das condições ambientais, na obtenção de compostos bioativos e de interesse econômico, e como modelos na pesquisa biológica.

Módulo: Ensino de Ciências na Sustentabilidade: Temas Transversais em Ação
Carga Horária: 80 h/a
Ementa: Discute princípios de sustentabilidade aplicados ao ensino de ciências. Elabora e aplica projetos em ambientes formais e/ou não-formais de ensino, baseados nos princípios da Carta da Terra e nos Temas Transversais sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Módulo: Estágio Supervisionado de Licenciatura
Carga Horária: 160 h/a
Ementa: Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza atividades de monitoria e de auxílio a professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas e projetos de ciências e biologia em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades propostas nos módulos que contém conteúdos relativos à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado obrigatório de licenciatura.

Módulo: Fisiologia, Anatomia e Embriologia
Carga Horária: 160 h/a
Ementa: Aborda de forma integrada, comparada e evolutiva, os conteúdos de Embriologia, Fisiologia, Anatomia e Histologia desenvolvidos no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

6º Período

Módulo: Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Carga Horária: 240 h/a
Ementa: Compreende atividades de livre escolha, complementares à formação profissional, como estratégia para garantir a interação teoria-prática. Possibilita o enriquecimento do currículo do aluno, podendo ser realizada desde o início do curso. O Manual de Estágio de Licenciatura e Atividades Acadêmico-Científico-Culturais norteiam a validação das atividades e atribuição das horas.

Módulo: Estágio Supervisionado de Licenciatura/ TCC
Carga Horária: 160 h/a
Ementa: Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza atividades de monitoria e de auxílio a professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas e projetos de ciências e biologia em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades propostas nos módulos que contêm conteúdos relativos à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado obrigatório de licenciatura.

Módulo: Genética e Biotecnologia
Carga Horária: 160 h/a
Ementa: Estuda como se transmitem e como funcionam genes humanos normais e patológicos; as alterações estruturais dos cromossomos e sua identificação para diagnóstico. Compreende também a utilização e manipulação do DNA, baseadas em técnicas atuais de engenharia genética. Aborda as modificações a que são submetidos os organismos vivos e discute suas aplicações práticas e implicações éticas.

Módulo: Paleontologia e Evolução
Carga Horária: 120 h/a
Ementa: Introduz o aluno nos estudos da paleontologia e evolução discutindo as origens, modificações e prognósticos da Vida na Terra. Examina os processos macroevolutivos e microevolutivos, permitindo ao aluno reconhecer o caráter unificador da teoria evolutiva, utilizando-a na interpretação dos fatos biológicos. Examina os processos de fossilização, a natureza e a interpretação do registro fóssil e a história geológica da vida. Discute a alteração das frequências dos alelos dentro de uma população e aspectos da variação, seleção natural, deriva genética, mecanismos de isolamento e especiação. Permite, por meio do estudo das alterações ambientais pretéritas e extinções de espécies, discutir criticamente as possíveis consequências das mudanças globais induzidas pela atividade humana.

Módulo: Prática de Ensino de Ciências e Biologia: Atividades Lúdicas e Avaliação
Carga Horária: 80 h/a
Ementa: Apresenta diferentes tipos de atividades lúdicas e discute as possibilidades de uso destas atividades com finalidade pedagógica no ensino de Ciências e Biologia. Elabora um jogo didático com um tema de ciências ou biologia. Apresenta e discute concepções, finalidades e estrutura de diferentes formas de avaliação.

Módulo: Psicologia da Educação e Prática de Ensino de Ciências e Biologia
Carga Horária: 80 h/a
Ementa: Estuda as contribuições da Psicologia Escolar para a ação docente nos temas contemporâneos presentes no contexto educativo: O Fracasso Escolar e a Construção do Sucesso Escolar; Desenvolvimento Pessoal e Educação; Educação e relações interpessoais no contexto educativo; Disciplina e indisciplina na complexidade do cotidiano escolar; O problema da violência e das drogas no contexto escolar; As práticas educativas familiares. Discute o papel do professor frente a esses problemas. Desenvolve projetos contemplando os temas abordados.

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COORDENADORA

ROSEMEIRE PESSONI

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INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial
Grau: Licenciatura
Reconhecimento: Portaria Nº 1099 de 24/12/15
Duração: 4 anos
Campi: Rudge Ramos e Planalto 

Mensalidade 2018

Valor para pagamento antecipado:
R$ 475,00*

Valor para pagamento após o vencimento:
R$ 482,23

*Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

Horário de aula: Noite - 19h30 às 23h
Avaliação - MEC
CPC: 4 / Enade: 4
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