Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Módulos / Módulos - Licenciatura

Módulos - Licenciatura

A Matriz curricular está organizada em módulos para o desenvolvimento de temas que guardam uma relação entre si. A duração e a carga horária do curso de Licenciatura estão de acordo com Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 CNE/MEC, que estabelece 3200 horas (3840 horas-aula), com integralização em 4 (quatro) anos.

1º Período


Módulo: Biodiversidade
Carga Horária: 120 Créditos: 6
Categoria: Formação Básica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Mediante trabalhos teóricos, práticos e de campo, este componente curricular capacita o aluno a desenvolver uma visão integrada dos seres vivos nas suas relações com o ambiente. Examina aspectos de sistemática, distribuição e identificação da flora e da fauna, introduzindo o aluno nas metodologias básicas de coleta e de pesquisa científica. Leva o aluno a reconhecer a biodiversidade como resultado da evolução da biosfera, examinando seus componentes em diversos níveis e manifestações espaciais e temporais. Discute as relações entre diversidade cultural e biológica. Desenvolve a capacidade de observação, síntese e análise crítica.

Módulo: Biofísica Instrumental
Carga Horária: 40 Créditos: 2
Categoria: Formação Geral Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Aborda técnicas para o estudo da Biologia, discutindo seus princípios físicos, uso adequado de vidrarias, de instrumentos e aparelhos de laboratório. Capacita o aluno à aplicação de regras de biossegurança, visando uma conduta adequada no manuseio de materiais e equipamentos no laboratório.

Módulo: Biologia celular e Genética
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Geral Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Estuda as células, com ênfase à estrutura das organelas e suas interações para o mapeamento do funcionamento de um organismo vivo. Aborda, sob o ponto de vista estrutural e funcional, os ácidos nucléicos e discute aspectos relacionados à transferência da informação genética e heranças mendelianas.

Módulo: Linguagens, Filosofia, Educação em relações étnico-raciais e direitos humanos
Carga Horária: 120 Créditos: 6
Categoria: Formação Geral Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.

Módulo: Química
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Geral Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
O módulo aborda a estrutura e composição atômica, assim como a interação e transformação das substâncias, ressaltando as principais propriedades químicas e funções inorgânicas e orgânicas. Apresenta os conceitos de preparo e diluição de soluções. Aborda também a biossegurança no uso de laboratórios didáticos e as principais técnicas de análise laboratorial inter-relacionadas com os conceitos teóricos.

2º Período

 

Módulo: Aprender e ensinar Ciências: Física
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Debate temas de física e as orientações didáticas mais indicadas para o ensino básico. Discute e analisa conteúdos e experimentos de física relacionados ao cotidiano dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Fundamenta a utilização e o propósito dos experimentos no ensino de ciências, destacando a importância do método científico. Aborda a história do ensino de ciências no Brasil, discutindo o papel do professor e do aluno nos processos de ensino e aprendizagem.

Módulo: Formação Cidadã
Carga Horária: 120 Créditos: 6
Categoria: Formação Cidadã Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania , por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos deformação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

  • Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
  • Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teóricopráticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária

 

Módulo: Metodologia, Pesquisa e Educação
Carga Horária: 160 Créditos: 8
Categoria: Formação Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Analisa os diversos tipos de conhecimento, enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Aborda as diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos: as etapas do desenvolvimento, a construção lógica do trabalho e a redação do texto. Estuda os conceitos e os métodos estatísticos, discutindo os mecanismos de coleta, organização, apresentação e análise de dados e de informação. Por meio de um projeto integrador, desenvolve ações referentes à prática de ensino, utilizando a escola como espaço de investigação.

Módulo: Organização estrutural de plantas e vertebrados
Carga Horária: 140 Créditos: 7
Categoria: Formação Específica Extra curricular: N
Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Examina aspectos estruturais e funcionais de equinodermes, protocordados e vertebrados, com ênfase na fauna brasileira. Usando o mesmo enfoque, aborda aspectos citológicos, histológicos, morfológicos e anatômicos daorganização de plantas para a compreensão de seus principais processos fisiológicos e da biodiversidade vegetal. Discute as estratégias adaptativas das plantas e dos vertebrados no tempo (enfoque evolutivo) e no espaço (enfoque ecológico). Mediante trabalhos teóricos, práticos e de campo, este componente curricular capacita o aluno a desenvolver uma visão integrada dos seres vivos nas suas relações com o ambiente. Desenvolve o espírito científico através da compreensão e da análise crítica dos tópicos abordados.

3º Período

 

Módulo: Anatomia e Histologia
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Básica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
O módulo aborda e estuda a composição morfológica (macro e microscópica) do sistema nervoso e do aparelho locomotor e estuda a composição morfológica do sistema cardiovascular, respiratório, renal e digestório humanos, contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.

Módulo: Fundamentos da Ação Docente
Carga Horária: 160 Créditos: 8
Categoria: Formação Básica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Propõe uma reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como referência as questões sobre os saberes docentes e a identidade profissional. Considerando-se os aspectos da tecnologia da educação e dos fundamentos psicológicos, comprometidos com a construção do sujeito individual e do sujeito coletivo, o módulo visa contemplar a abordagem histórica da didática e as teorias acerca dos processos educacionais envolvendo as aprendizagens, assim como diferentes abordagens metodológicas. Destaca a relação professor-aluno-conhecimento e os procedimentos pedagógicos de planejamento do trabalho docente. As ações do módulo são articuladas por um projeto integrador que utiliza tecnologias como suporte transversal, objetivando a iniciação na prática de ensino. 

Módulo: Metodologias para o ensino de Ciências e Biologia
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Aborda as metodologias do ensino de Ciências e Biologia relacionadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Elabora projetos e experimentos de Biologia. Apresenta e discute aspectos da História da Educação no Brasil.

Módulo: Morfologia, Fisiologia e Adaptação de Fauna e Flora
Carga Horária: 100 Créditos: 5
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Através de trabalhos teóricos e práticos, examina as adaptações da fauna, com ênfase nos invertebrados basais, e da flora. Estuda espongiários, cnidários, ctenóforos, rotíferos e vermes não segmentados, ressaltando as relações entre evolução, adaptação, estrutura e função. Discute os problemas e incertezas que dificultam o entendimento das relações filogenéticas destes grupos zoológicos. Analisa as estratégias adaptativas de caráter metabólico e funcional dos vegetais superiores, levando em conta as estruturas morfológicas e os processos fisiológicos envolvidos, a partir da germinação até a reprodução e formação de novas sementes.

4º Período

 

Módulo: Bioquímica
Carga Horária: 40 Créditos: 2
Categoria: Formação Básica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Estuda a composição química dos seres vivos, ressaltando o estudo da água e tampões biológicos, destaca as propriedades e funções das principais biomoléculas (carboidratos, lipídios, proteínas e enzimas). Discute as reações bioquímicas que compõe o metabolismo, possibilitando a compreensão dos processos de obtenção de energia e manutenção da homeostase nos seres vivos.

Módulo: Genética clássica e humana
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Estuda os genes, os cromossomos, a transmissão dos caracteres hereditários e os tipos de herança. Discute como os genes se expressam, como as distâncias relativas que separam os locos gênicos influem na taxa de recombinação e a interação dos genes com o ambiente. Estuda como se transmitem e como funcionam genes humanos normais e patológicos; as alterações estruturais dos cromossomos e sua identificação para diagnóstico. Trata, no Aconselhamento Genético, dos riscos de ocorrerem anomalias nas famílias.

Módulo: Gestão, Democracia e Escola
Carga Horária: 120 Créditos: 6
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Discute as múltiplas determinações históricas, sociológicas, econômicas e os fundamentos teóricos da administração escolar. Reflete sobre os pressupostos básicos de uma administração escolar voltada para a transformação social por meio: da gestão democrática, dos processos de participação dos alunos e comunidade, da aproximação do contexto sócio-histórico dos alunos com os processos pedagógicos da escola, do estudo dos planos e políticas de educação no Brasil, com ênfase nas reformas dos anos 1990. Estuda as políticas educacionais em curso e a legislação de ensino, no que diz respeito à organização da Educação Básica e financiamento da educação. A Residência pedagógica articulará as questões discutidas no módulo visando à formação docente.

Módulo: Microrganismo e Saúde-pública
Carga Horária: 140 Créditos: 7
Categoria: Formação Básica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Aborda os aspectos teórico-práticos das propriedades gerais dos microrganismos tais como vírus, bactérias, fungos e parasitos. Aborda também aspectos clínicos das infecções e métodos diagnósticos à elas associados. Analisa os mecanismos envolvidos no processo saúde e doença, as inter-relações com o meio ambiente e as formas de prevenção aos agravos de saúde, bem como dos fatores associados à melhoria da qualidade de vida da população. Estuda as políticas públicas e privadas de atendimento a saúde individual e coletiva no Brasil.

Módulo: Organização, Sistemática e Evolução de Fanerógramas e Artrópodes
Carga Horária: 120 Créditos: 6
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Examina as relações ecológicas e filogenéticas entre os principais grupos de fanerógamas, salientando o papel das características evolutivas que possibilitaram radiação adaptativa e diversificação. Estuda a classificação, estrutura, função e adaptação de parartrópodes e artrópodes, discutindo as relações evolutivas e filogenias propostas. Aborda o uso destes organismos na análise das condições ambientais e como modelos na pesquisa biológica. Discute as síndromes de polinização, enfatizando a interação e co-evolução das espécies.

5º Período

 

Módulo: Educação, Inclusão e Libras
Carga Horária: 120 Créditos: 6
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

Módulo: Fisiologia Humana e Comparada
Carga Horária: 120 Créditos: 6
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Estabelece relações sobre o funcionamento do organismo como um todo, seus sistemas e mecanismos de controle. Aborda as funções dos principais sistemas fisiológicos para manutenção da homeostase, realizando uma integração entre eles, diferenciando as situações fisiológicas e patofisiológicas. Estuda a fisiologia humana e aborda as diferenças funcionais entre os animais seguindo os princípios da evolução, comparando as diversidades fisiológicas de acordo com as variações ambientais e bases genéticas dos grupos.

Módulo: Organização, Sistemática e Evolução de Criptogramas e Invertebrados
Carga Horária: 100 Créditos: 5
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Examina as relações ecológicas e filogenéticas entre os principais grupos de protistas e criptógamas salientando o papel das características evolutivas que possibilitaram radiação adaptativa e diversificação. Analisa as estratégias adaptativas de caráter metabólico, funcional e ecológico dos vegetais. Estuda a classificação, estrutura, função e adaptação de anelídeos, moluscos e filos menores, discutindo as relações evolutivas e filogenias propostas. Aborda, ainda, o uso destes organismos na análise das condições ambientais e como modelos na pesquisa biológica.

Módulo: Prática de Ensino e Projetos de Ciências e Biologia
Carga Horária: 100 Créditos: 5
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Fundamenta a elaboração de sequências didáticas e jogos. Aplica aulas e projetos em ambientes formais e não formais de ensino, com supervisão e acompanhamento dos docentes. Aborda as concepções, finalidades e estrutura de diferentes formas de avaliação.

6º Período

 

Módulo: Aprender e Empreender: prática de ensino e gestão de projetos
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Discute princípios de sustentabilidade aplicados à educação e projetos sociais. Aborda conceitos de empreendedorismo, destacando a importância de atitudes e valores essenciais à sua prática, tais como planejamento, criatividade e inovação. Apresenta e discute conceitos, ferramentas e estratégias para a elaboração e gerenciamento de projetos.

Módulo: Biomas terrestres
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Mediante trabalhos teóricos e práticos, este componente curricular examina aspectos estruturais e funcionais de biomas terrestres. Aborda conteúdos ligados à distribuição, fisionomia, características físicas, composição biótica, produtividade e conservação destes biomas. Introduz a teoria ecossistêmica, os fatores físicos e limitantes, a estrutura e dinâmica de populações e as interações inter e intra-específicas. Leva o aluno a reconhecer as interdependências entre os diversos componentes dos ecossistemas e a refletir sobre as consequências das intervenções humanas, discutindo criticamente os fundamentos da conservação, do manejo e da recuperação dos biomas terrestres. 

Módulo: Embriologia Humana e Comparada
Carga Horária: 40 Créditos: 2
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Aborda de forma integrada, comparada e evolutiva a embriologia de invertebrados e vertebrados. Desenvolve conhecimento sobre a gametogênese e a embriologia humana.

Módulo: Estágio Supervisionado de Licenciatura/TCC
Carga Horária: 40 Créditos: 2
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza monitoria, auxiliando professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades propostas nos módulos que contém conteúdos relativos à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura. Inicia a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Módulo: Geologia e Paleontologia 
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Introduz o aluno nos estudos da geologia e paleontologia, discutindo a origem, evolução e destinos da Terra e da Vida. Examina aspectos do tempo geológico, da constituição, estrutura e dinâmica endógena e exógena da Terra, do ciclo das rochas, dos processos de fossilização, natureza e interpretação do registro fóssil, da paleoecologia e paleogeologia, contribuindo para a compreensão da história do sistema Terra-Vida. Permite ao aluno avaliar criticamente, através do estudo das alterações ambientais pretéritas e presentes e das extinções de espécies, as possíveis influências e consequências das mudanças globais induzidas pela atividade humana.

Módulo: Novas tecnologias e práticas educativas
Carga Horária: 100 Créditos: 5
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Discute o papel da ciência e da tecnologia na vida humana como elemento de transformação do meio para resolução de problemas, refletindo sobre os conceitos em diferentes épocas e na atualidade. Reflete criticamente sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano, de modo a preparar professores para lidar com as demandas da educação presencial e da educação a distância, na vivência social contemporânea e no ambiente escolar, estimulando o uso de TICs, incluindo o uso de games com fins educativos. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

7º Período

 

Módulo: Biologia molecular e biotecnologia
Carga Horária: 120 Créditos: 6
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Semi-presencial
Ementa:
Compreende a utilização e manipulação do DNA, baseadas em técnicas de engenharia genética, com ênfase em pesquisa e diagnóstico. Aborda as modificações moleculares a que são submetidos os organismos vivos e discute suas aplicações práticas e a biossegurança.

Módulo: Biomas aquáticos
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Aborda aspectos estruturais e funcionais de biomas marinhos, litorâneos e de águas continentais. Leva o aluno a reconhecer os diversos componentes destes ecossistemas, refletindo sobre adaptações e interações bióticas e abióticas. Analisa a estrutura e os processos ecológicos gerais pertinentes às comunidades e ecossistemas. Mediante trabalhos teóricos, práticos e de campo, introduz técnicas de análise e monitoramento ambiental baseadas no estudo de comunidades bióticas. Descreve as mudanças estruturais e funcionais que ocorrem na sucessão ecológica e os processos relativos à produtividade e energética dos ecossistemas e aos ciclos da matéria na geobiosfera. Reconhecendo a complexidade das interações e dos processos biológicos, discute as situações críticas criadas pela atividade humana e as questões relativas ao uso múltiplo de recursos aquáticos, qualidade da água e abastecimento. Instiga o aluno a analisar a consistência e os limites das soluções propostas para os problemas ambientais e a sugerir alternativas para o seu equacionamento.

Módulo: Estágio Supervisionado de Licenciatura
Carga Horária: 160 Créditos: 8
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza monitoria, auxiliando professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades propostas nos módulos que contém conteúdos relativos à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura.

Módulo: Estágio Supervisionado de Licenciatura/TCC
Carga Horária: 40 Créditos: 2
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza monitoria, auxiliando professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades propostas nos módulos que contém conteúdos relativos à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura. Realiza o Trabalho de Conclusão de Curso.

Módulo: Evolução
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Examina os processos macroevolutivos e microevolutivos, permitindo ao aluno reconhecer o caráter unificador da teoria evolutiva, utilizando-a na interpretação dos fatos biológicos. Aborda a história do pensamento evolutivo e os processos que conduzem à alteração das frequências dos alelos e diferenciação das populações, considerando aspectos da variação, seleção natural, deriva genética, mecanismos de isolamento e especiação, evolução do sexo. Examina a evolução da espécie humana. Ressalta o caráter dinâmico desta ciência, discutindo os avanços recentes da teoria evolutiva e a aplicação de seus conceitos e métodos em áreas diversas como agricultura, medicina e preservação da biodiversidade.

8º Período

 

Módulo: Atividades teórico-práticas de aprofundamento
Carga Horária: 240 Créditos: 12
Categoria: Formação Geral Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Compreende atividades de livre escolha, complementares à formação profissional, como estratégia para garantir a interação teoria-prática. Possibilita o enriquecimento do currículo do aluno, podendo ser realizada desde o início do curso. O Manual de Estágio de Licenciatura, Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento e Trabalho de Conclusão de Curso norteia a validação das atividades e atribuição das horas.

Módulo: Estágio Supervisionado de Licenciatura
Carga Horária: 200 Créditos: 10
Categoria: Formação Específica Extra curricular: N
Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza monitoria, auxiliando professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades propostas nos módulos que contém conteúdos relativos à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura.

Módulo: Estágio Supervisionado de Licenciatura/TCC
Carga Horária: 40 Créditos: 2
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Realiza monitoria, auxiliando professores destas disciplinas. Planeja e aplica aulas em escolas e na comunidade. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades propostas nos módulos que contém conteúdos relativos à Prática de Ensino de Ciências e Biologia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura. Realiza o Trabalho de Conclusão de Curso e o apresenta sob a forma de monografia e defesa para banca examinadora.

Módulo: Psicologia da Educação, Atualidades no Ensino de Ciências e Prática de Ensino
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Estuda as contribuições da Psicologia da Educação para a ação docente nos temas contemporâneos presentes no contexto educativo: a construção do conhecimento; desenvolvimento humano e educação; relações interpessoais no contexto educativo, aprendizagem e desenvolvimento; disciplina e indisciplina na complexidade do cotidiano escolar; sexualidade, violência e drogas no contexto escolar; práticas educativas familiares. Discute o papel do professor frente a esses problemas e no enfrentamento ao fracasso escolar. Desenvolve projetos contemplando os temas abordados.

Módulo: Tópicos especiais em sistemática e utilização de recursos naturais
Carga Horária: 80 Créditos: 4
Categoria: Formação Específica Forma de Oferecimento: Presencial
Ementa:
Tomando como modelos diferentes linhagens evolutivas, analisa a multiplicidade de padrões de organização, ontogênese, estratégias adaptativas e diversificação, ressaltando os problemas e incertezas que dificultam o estabelecimento de filogenias amplamente aceitas. Discute a importância ambiental, econômica e médica dos grupos e instiga a refletir criticamente sobre os problemas da prevenção e controle de pragas e doenças. Desenvolve habilidades de manuseio, observação e identificação de organismos. Aborda, ainda, o uso destes organismos na análise das condições ambientais e como modelos na pesquisa biológica. Fornece um panorama amplo e introdutório das possibilidades de utilização econômica dos recursos naturais, com ênfase nos aspectos biológicos que podem contribuir para o aumento da produtividade e a conservação do patrimônio genético. Introduz o aluno em aspectos tecnológicos para o desenvolvimento de produtos economicamente importantes de origem biológica. Aborda aspectos da biotecnologia e biofármacos e outros assuntos de relevância para a formação profissional. Subsidia debates sobre as implicações dos avanços científicos na melhoria da qualidade de vida. Leva o aluno a compreender que os problemas econômicos e ambientais estão interrelacionados e que o estudo e manejo das questões ambientais, devem ser vistos como tarefas multidisciplinares.

Comunicar erros

COORDENADORA

ROSEMEIRE PESSONI

rosemeire-pessoni.jpg
Veja o minicurrículo

 ciencias-biologicas.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: