Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Café com Ciência discute inflamação e Síndrome Cardiorrenal

Café com Ciência discute inflamação e Síndrome Cardiorrenal

14/05/2015 20h35 - última modificação 14/05/2015 20h34

“Inflamação x Síndrome Cardiorrenal” é o tema da palestra do Café com Ciência promovido pelo curso de Ciências Biológicas da Metodista no dia 20 de maio.

Especialista em Neuroendocrinologia e doutora em Biossistemas, a professora Mariana V. Abrahão, é docente de Ciências e Química do Colégio Metodista, abordará o assunto de forma a caracterizar e ressaltar a importância de mediadores inflamatórios em patologias cardíacas, especialmente na Síndrome Cardiorrenal.

Sobre a palestra

Recentemente, dados na literatura demonstram a estreita interação patofisiológica existente entre os rins e o coração. Doenças cardíacas provocam inúmeros efeitos negativos ao funcionamento renal normal, mas, ao mesmo tempo, a insuficiência renal também é capaz de prejudicar significativamente a função cardíaca. Desta forma, efeitos diretos e indiretos de cada órgão disfuncional podem iniciar e perpetuar uma série de desordens nos dois órgãos por meio de mecanismos de feedback neurohormonais. Conhecida como Síndrome Cardiorrenal, essa patologia é capaz de promover hipertrofia e falência cardíaca a partir de um quadro de lesão renal. Sabe-se que a lesão renal isquêmica (LRI) promove a liberação de diferentes citocinas inflamatórias que têm o coração como tecido alvo e são capazes de promover a instalação do quadro hipertrófico, agindo, por exemplo, por meio de receptores semelhantes ao Toll (toll-like receptors - TLR). Além de mediadores inflamatórios, trabalhos presentes na literatura já comprovaram a direta relação entre alterações no sistema renina-angiotensina (SRA) e nos níveis de Angiotensina II (Ang II) com o aumento da massa cardíaca.

 

Café com Ciência: “Inflamação x Síndrome Cardiorrenal”

Quando: Dia 20 de maio, das 18h às 19h20.

Local: Sala 122, Edifício Delta – Campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo). Entrada gratuita e aberta à comunidade.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
COORDENADORA

ROSEMEIRE PESSONI

rosemeire-pessoni.jpg
Veja o minicurrículo

 ciencias-biologicas.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial
Grau: Licenciatura
Reconhecimento: Portaria Nº 1099 de 24/12/15
Duração: 4 anos
Campi: Rudge Ramos e Planalto 

Mensalidade 2018

Valor para pagamento antecipado:
R$ 475,00*

Valor para pagamento após o vencimento:
R$ 482,23

*Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

Horário de aula: Noite - 19h30 às 23h
Avaliação - MEC
CPC: 4 / Enade: 4
Entenda as notas