Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Agência de Divulgação Científica / Notícias / Revistas científicas FAMECOS e Contemporânea publicam artigos da pesquisadora Cicilia Peruzzo

Revistas científicas FAMECOS e Contemporânea publicam artigos da pesquisadora Cicilia Peruzzo

25/09/2013 16h05 - última modificação 25/09/2013 16h34

 

A revista FAMECOS, pertencente ao Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC/RS, publicou o artigo da pesquisadora do POSCOM, Cicilia Peruzzo, intitulado "Fundamentos teóricos das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no terceiro setor: perspectiva alternativa". O trabalho acadêmico faz parte da edição janeiro/abril de 2013 e o seu resumo aponta que o "texto discute a comunicação no terceiro setor, uma vez apropriada por movimentos sociais e organizações civis sem fins lucrativos, no seu processo de mobilização e relacionamento público. O objetivo é identificar tendências e compreender suas especificidades, quando realizadas na perspectiva da transformação social e no exercício da cidadania. O estudo é de base teórico-conceitual, a partir de pesquisa bibliográfica e de análise de práticas alternativas de comunicação. A comunicação como comunitária se liga a organizações e movimentos sociais, cuja razão de existir é diferente daquela que rege o mercado, porque se vincula a práticas coletivas que visam democratizar os direitos de cidadania".

Já o artigo "Comunicação nos movimentos sociais: o exercício de uma nova perspectiva de direitos humanos" publicado na revista Contemporânea (N.1/2013), produzida pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), "discute a comunicação nos movimentos sociais populares e tem por objetivo situar a questão do direito à comunicação enquanto dimensão dos direitos humanos. Reflete-se sobre a comunicação construída neste universo em seu processo educativo/comunicativo. O estudo é baseado em pesquisa bibliográfica. A Comunicação faz parte do processo de mobilização dos movimentos sociais populares através da história. Ela representa direitos humanos de primeira, segunda, terceira e quarta gerações. A terceira representa um avanço na concepção da cidadania, pois, incorpora a noção de direitos e coletivos. Mas, talvez tenha chegado a hora de se dar um passo à frente. Isto é conceber os direitos humanos à comunicação como dimensão específica de direitos, de quinta geração, ou dimensão comunicacional da cidadania. Conclui-se que a comunicação popular e comunitária expressa rica diversidade de práticas e contribui para a ampliação do status da cidadania".

 

Comunicar erros


SOBRE A AGÊNCIA

FAPESP